O avanço constante da tecnologia traz inúmeras inovações e melhorias para o dia a dia de todos, principalmente empresas que precisam otimizar processos e garantir um maior controle. O software de gestão é uma das ferramentas de negócio indispensáveis para uma administração estratégica e eficiente, pois auxilia no controle de diversas áreas de uma empresa.
Os seus benefícios são muitos, entre eles, o aumento da produtividade, a otimização do tempo dos colaboradores, mais facilidade e agilidade na execução das tarefas, maior acesso e controle das informações, redução de erros, vantagem competitiva e maiores rendimentos.
Existem diversos tipos de software de gestão, por isso selecionamos alguns dos principais para te ajudar a escolher a melhor opção para a sua empresa. Confira!
1. Software de gestão de estoque
Monitorar e gerenciar o estoque de uma empresa não é tarefa fácil, principalmente para o comércio varejista. A falta ou o excesso de produtos pode gerar grandes prejuízos para a organização, como perda de venda.
Por isso, investir em um bom software de gestão de estoque é uma ótima estratégia de negócio. Existem muitas opções no mercado que possibilitam a automatização de funções operacionais, como emissão de boletos, notas fiscais, orçamentos, lançamento de estoque, cadastro de produtos e controle financeiro de compras.
Além disso, é possível que um mesmo software gerencie diversas lojas simultaneamente, ideal para grandes empresas que possuem franquias e filiais. Os produtos são cadastrados em um único banco de dados, ou seja, todas as lojas da rede podem ter acesso às informações de forma rápida e segura. Isso permite aos gestores controlar de forma eficiente a entrada e saída dos produtos, quantidade de estoque em cada unidade e remanejar as mercadorias de acordo com as necessidades de cada loja.
2. Software de gestão financeira
Esse tipo de software de gestão é de grande importância para qualquer negócio, pois gerencia as finanças, ou seja, controla o que entra e sai de recursos da empresa. Ele é capaz de realizar o controle de fluxo de caixa, elaborar relatórios financeiros e gerenciais, emitir boletos e notas fiscais eletrônicas, e automatizar várias outras funções operacionais.
As instituições que optam por esse tipo de software conseguem otimizar e melhorar todos os processos do setor, ter mais controle sobre os gastos e os lucros, prever problemas e encontrar soluções com mais agilidade, identificar gastos desnecessários que podem ser cortados sem comprometer a funcionalidade da organização, monitorar os prazos de recebimento e pagamento das contas.
3. Software de gestão de RH
O setor de Recursos Humanos desempenha papel fundamental em uma empresa e, por isso, investir em um software de gestão para esse departamento é uma ótima estratégia de negócios. A eficiência das atividades por ele desenvolvidas influencia o desempenho de todo o negócio, pois trata-se do gerenciamento de pessoas — as maiores responsáveis pelo sucesso ou fracasso de uma instituição.
O software de gestão de RH é uma solução eficiente para automatizar atividades operacionais e repetitivas do setor, como controle de férias, gerenciamento de folha de pagamento, admissão e demissão de colaboradores. Além disso, ele traz outras vantagens para a empresa, como aumento da produtividade e do tempo para atividades estratégicas, melhora a comunicação interna e permite a integração com outros sistemas.
4. Software de automação de processos
Esse tipo de software engloba diversas possibilidades, pois pode ser direcionado para diferentes processos, como de produção, vendas, prestação de serviços, fluxo de trabalho, negócio e vários outros. No entanto, o objetivo é o mesmo: melhorar a produtividade e a eficiência das atividades operacionais da sua organização.
Automatizar qualquer processo traz inúmeras vantagens para a empresa, como agilidade na execução das tarefas, segurança na base de dados, controle e rastreabilidade em tempo real, redução de erros, retrabalhos e desperdícios e otimização do tempo dos colaboradores, que podem trabalhar mais em atividades estratégicas para melhorar o negócio.
Além disso, é uma forma de conseguir aperfeiçoar constantemente os métodos de operação, já que os softwares de gestão e automação de processos estão em constante atualização, pois precisam acompanhar os avanços tecnológicos para manter a sua eficiência.
5. Software de gestão de despesas reembolsáveis
O reembolso de despesas é uma prática muito comum no ambiente corporativo, principalmente entre empresas e seus colaboradores. No caso, o trabalhador arca com as despesas necessárias para a execução de um trabalho fora do local onde está inserido, como deslocamento, hospedagem, alimentação e, posteriormente, é ressarcido pela contratante.
Por exemplo, quando um colaborador precisa utilizar seu próprio veículo ou um táxi para executar alguma atividade, ele arca com os gastos e o valor é restituído pela empresa. Viagem corporativa também é outro exemplo muito comum nas organizações, principalmente as de grande porte e as que pertencem ao mesmo grupo. Isso porque elas centralizam alguns setores em uma mesma entidade para reduzir os custos administrativos.
As despesas reembolsáveis são pagas mediante constatação dos gastos, como comprovantes fiscais e recibos. Muitas empresas têm uma grande demanda e, por isso, arquivar os comprovantes físicos pode gerar muitos problemas na hora de prestar contas, eles podem se perder ou se deteriorar com o tempo. E, com a realidade tecnológica em que vivemos, guardar papel tornou-se uma prática obsoleta.
Nesse contexto, o software de gestão de despesas reembolsáveis é uma poderosa ferramenta para contabilização e controle desses custos. Com ele, é possível acompanhar os reembolsos em tempo real, armazenar registros de recibos e notas, ter acesso a esses documentos no momento em que são gerados, além de automatizar e otimizar os processos e evitar fraudes.
Como visto, software de gestão é o futuro das empresas que buscam se destacar e se manter no mercado competitivo. A tecnologia tem avanços constantes e facilita cada dia mais a execução dos serviços operacionais. Diante disso, é fundamental acompanhar as evoluções de mercado e implantar melhorias no seu negócio a fim de aumentar a produtividade, os lucros, obter vantagem competitiva e excelência nos resultados.
Gostou do nosso conteúdo sobre software de gestão? Então, assine agora a nossa newsletter e fique por dentro de mais assuntos úteis como esse!