Neste mundo empresarial cada vez mais moderno, global e competitivo, é imperativo que as empresas tenham sucesso financeiro. Esse sucesso, por sua vez, pode ser alcançado por meio de disciplina financeira, definição de metas e revisões periódicas. Isso é possível por meio do que chamamos de finanças inteligentes.
Para incorporar essa estratégia ao seu negócio é preciso, antes de tudo, entender como ela funciona e quais são os recursos necessários para colocá-la em prática. É sobre isso que vamos falar neste artigo. Acompanhe!
A inteligência financeira aplicada aos negócios
Como uma melhor prática comercial emergente, a inteligência financeira é geralmente definida como a capacidade de adquirir e aplicar conhecimentos e habilidades conquistados com a compreensão dos princípios financeiros e contábeis no mundo dos negócios.
Cada decisão que uma empresa toma afeta as finanças, portanto, compreender os princípios contábeis e a inteligência por trás deles leva a melhores resultados. Embora a inteligência financeira seja uma habilidade adquirida, ter a experiência, a compreensão e a aplicação no mundo real são ativos inestimáveis.
A coleção de habilidades necessárias para se tornar financeiramente inteligente é extensa, mas inclui, fundamentalmente, saber ler as demonstrações financeiras, que são usadas para demonstrar o desempenho geral durante um período definido.
A maioria das empresas apresenta relatórios financeiros trimestrais com, pelo menos, três declarações diferentes: declarações de renda, balanços e demonstrações de fluxo de caixa. Cada uma dessas declarações combinadas ajuda a determinar onde a empresa ganhou (ou perdeu) dinheiro, onde ela se encontra financeiramente e para onde o dinheiro foi.
Muitos processos financeiros são críticos em termos de tempo. Isso significa que as finanças precisam de um conjunto completamente diferente de recursos de relatório e análise para outras partes do negócio. Por exemplo:
- o departamento de finanças precisa ser capaz de detalhar os dados em um nível granular quando se trata de reconciliar contas ou resolver variações para examinar saldos, lançamentos contábeis manuais e transações do livro auxiliar;
- quando um ajuste é lançado, o departamento financeiro deve ser capaz de vê-lo refletido imediatamente em seus relatórios;
- o departamento de finanças deve ser capaz de executar relatórios comparativos em diferentes períodos de tempo, orçamentos e reais, e ser capaz de analisar e investigar variações;
- o departamento de finanças precisa ter a capacidade de conduzir pesquisas complexas em várias entidades, como onde faz sentido concentrar os esforços de cobrança para contas a receber.
Muitas equipes financeiras são impedidas por suas ferramentas atuais, que muitas vezes as deixam dependentes de TI ou trabalhando com dados desatualizados, o que cria atrasos e gera frustração. Portanto, quando falamos em finanças inteligentes também estamos nos referindo às ferramentas criadas com o propósito de atender a essas necessidades que citamos.
As vantagens das finanças inteligentes para uma empresa
Os benefícios de uma estratégia de finanças inteligentes, aliada a processos automatizados são numerosos: maior produtividade, economia de custos, melhor conformidade e até satisfação dos funcionários. Os relatórios aprimorados ajudam no planejamento e na análise financeiros, à medida que as empresas avaliam os gastos atuais e encontram maneiras de aumentar a eficiência e reduzir custos. Vamos detalhar isso!
Adesão à transformação digital
Uma das grandes vantagens de propor uma estratégia de finanças inteligentes na empresa e adotar as ferramentas necessárias para executá-la é que você tem a chance de inserir o seu negócio na transformação digital. Quando você migra documentos para o ambiente virtual e automatiza processos financeiros importantes, você dá um passo largo rumo à digitalização.
Redução de custos
No gerenciamento inteligente de finanças, tangíveis, como o papel, são eliminados. Porém, as empresas também eliminam os custos associados a funcionários e gerentes que disputam cópias impressas, procuram recibos ou combinam valores manualmente.
Muitas empresas nem mesmo controlam quanto custa processar esses relatórios, portanto, a introdução de uma solução desse tipo pode ajudar as empresas a economizar dinheiro que nem sabiam que estavam desperdiçando.
Otimização de processos
As ferramentas de gerenciamento financeiro ajudam a entender como todos os seus departamentos trabalham juntos para impactar sua saúde financeira geral. Elimina suposições e estimativas e fornece dados claros à liderança financeira para aumentar a clareza sobre as operações de negócios e reduzir a complexidade financeira em geral.
Como um software de gerenciamento financeiro ajuda a dar maior transparência e relatórios mais precisos sobre despesas, há menos probabilidade de fraude. Esse tipo de solução pode ser uma forma de evitar perdas financeiras, roubo e gerenciamento incorreto de fundos.
Segurança e compliance
Soluções de gestão e inteligência financeira podem ser atualizadas automaticamente e permitir que as empresas sigam todas as regras estabelecidas pelos padrões contábeis nacionais e internacionais, sem perder nenhuma atualização crítica.
Além de manter a conformidade legal com as leis financeiras, as empresas também poderão ver imediatamente como as mudanças afetarão sua organização. Um dos benefícios do software de gerenciamento financeiro é que ele ajuda as pequenas empresas a serem flexíveis e eficientes em suas transações financeiras, sem inibir o crescimento.
Fortalecimento da política de reembolso
Com o reembolso de despesas automatizado, os funcionários podem enviar relatórios de despesas e a documentação correspondente sem demora, e os gerentes podem analisar e aprovar reclamações à medida que as notificações chegam. Assim, essas ferramentas colocam o dinheiro de volta nas contas bancárias dos funcionários mais rapidamente e eliminam a frustração de erros e atrasos — aumentando assim a satisfação do funcionário.
Realização de pagamentos sem precisar de bancos
Ao contar com um sistema digital é possível simplificar as operações financeiras, e isso significa também deixar de ser dependente de instituições bancárias para realizar pagamentos e outras transações. Isso, por sua vez, significa economia de tempo e custos com tarifas.
A automação de processos financeiros como parte das finanças inteligentes
Para alcançar os benefícios citados acima, a automação dos processos é uma solução estratégica. Ela dá à sua empresa uma vantagem competitiva em relação às empresas que não a utilizam. Você controlará os gastos gerais, garantirá a conformidade com as políticas, reduzirá os custos de processamento e aumentará a produtividade dos funcionários.
Ao decidir adotar uma solução desse tipo, você aprenderá rapidamente que nem todos os sistemas são iguais. Procure uma solução que elimine o papel, permita um melhor controle e conformidade, maximize a precisão e a pontualidade dos relatórios de despesas e aprimore a experiência geral do usuário para todos.
Você também vai querer ter certeza de que a solução oferece o nível certo de funcionalidade, pode acomodar as necessidades específicas da sua empresa e vem com o suporte pós-venda necessário. Mais importante ainda, encontre uma solução que se integre diretamente com seu ERP ou outros sistemas financeiros para apoiar sua estratégia de finanças inteligentes. Isso ajudará a eliminar a entrada manual de dados, reentrada e erros associados.
Preparado para aprimorar o gerenciamento das finanças da sua empresa? Entre em contato com a gente e conheça nossas soluções!