Viajar a negócios e, ao mesmo tempo, tirar um tempo para conhecer o local para onde você foi a trabalho é denominado turismo de negócios. Nesse tipo de viagem, as atividades turísticas ou de descanso se alternam com os encontros profissionais, associativos, institucionais, comerciais, técnicos e sociais.
Continue lendo e veja a evolução desse tipo de viagem corporativa ao longo do tempo e as dicas para tornar a viagem muito mais proveitosa! Confira!
Como o turismo de negócios evoluiu com o passar do tempo?
O turismo de negócios está em franco crescimento devido aos bons resultados para ambas as partes: funcionários e empresas. Com isso, também evolui a maneira como os funcionários se deslocam em nome da empresa. Assim, o termo “bleisure trips”, união entre “business” (negócios) e “leisure” (lazer), permitiu que os colaboradores que viajam a negócios formem uma relação profunda com o local de destino visando a aproveitar melhor os momentos de descanso.
Quais as dicas para instruir os colaboradores no bom aproveitamento das viagens corporativas?
Antes de tudo, se a viagem for a trabalho, este não deve ser negligenciado. As dicas a seguir mostram as maneiras de se aproveitar a viagem corporativa para fazer turismo, bem como otimizar o trabalho a fim de que sobre mais tempo para conhecer o local ou simplesmente descansar. Confira!
1. Acordar mais cedo
Se acordar cedo não é um problema para o seu desempenho no trabalho (como no caso de passar o dia com sono) e ainda gosta de se exercitar, pode caminhar pela cidade em vez de utilizar a academia do hotel.
Se possível, visite os parques ao redor de onde estiver hospedado antes de retornar ao hotel ou pousada e se preparar para os compromissos de trabalho. Nesse passeio você se exercita, conhece a cidade e ainda pode fazer compras (como coisas para comer no hotel ou para levar para casa).
2. Conhecer a cidade à noite
Geralmente, os horários livres em viagens a negócios acontecem à noite. Portanto, aproveite esses momentos para desfrutar da vida noturna da cidade. Vá a eventos, visite o restaurante famoso, enfim, divirta-se, mas lembre-se de que é uma viagem a trabalho e o exagero pode custar seu rendimento no dia seguinte.
Assim, evite beber muito ou comer alimentos pesados que prejudiquem sua noite de sono. Entretanto, se esse passeio acontecer na última noite na cidade e não houver compromissos para o dia seguinte, aproveite o quanto quiser!
3. Planejar um momento para um hobby
Quando a saúde mental vai bem, o rendimento no trabalho segue pelo mesmo caminho, por isso, planeje um momento para um hobby em sua agenda do turismo de negócios. Se seu hobby for praticar exercícios, hospede-se em um hotel com academia ou mesmo piscina aquecida. Esses momentos de diversão podem ser comparados a uma noite de sono reparadora. Isso porque eles arejam a mente e melhoram o rendimento no trabalho.
4. Montar um roteiro
Se sua viagem for para algum lugar deslumbrante, monte um roteiro, separando na sua agenda os momentos para conhecer um ponto turístico por dia, por exemplo. Mas é fundamental atentar para os horários de funcionamento das atrações a fim de conseguir conciliá-las com os compromissos de trabalho.
Como a empresa define o limite para esse tipo de turismo?
É, nem tudo são flores, até em uma viagem proveitosa. Isso porque a empresa pode limitar o valor gasto durante a viagem (com o qual a organização arcará) e ainda deixar determinado o que será pago pelo colaborador e o que entrará na conta da empresa. Um exemplo seria: o almoço no hotel fica por conta da companhia, já o consumo do que estiver no frigobar deverá ser responsabilidade do funcionário. Ou seja, o rateio de despesas é uma realidade e é vantajoso se bem usado.
Neste artigo, você viu a importância e o crescimento do turismo de negócios ao longo dos anos, bem como as melhores dicas nesse sentido.
Agora nos siga em nossas redes sociais e veja em seu feed tudo o que publicarmos. Estamos no Instagram, LinkedIn, YouTube e TikTok!