Você está entre as pessoas que acham que gerar renda enquanto se conhece o mundo é para poucos, mas adorariam trabalhar viajando? Se a resposta for sim, este post é para você, que gostará de saber que trabalhar remotamente de qualquer lugar é uma tendência que veio para ficar. Além disso, adorará saber que essas viagens corporativas são perfeitas para fazer networking — o que aumenta suas possibilidades de trabalho.
Mas, por mais incrível que possa parecer, nem tudo são flores, há alguns espinhos nessa caminhada — os quais podem ser contornados. Por isso, vamos mostrar os prós e os contras de trabalhar enquanto viaja e dar dicas para você ter sucesso nesse estilo de vida. Confira!
Vantagens de trabalhar viajando
Os principais motivos para as pessoas desejarem trabalhar viajando são:
- não enfrentar congestionamento diariamente;
- ter horários e prazos flexíveis;
- fugir da rotina de escritório;
- trabalhar de qualquer lugar.
Desvantagens de trabalhar enquanto viaja
Algumas das inconveniências desse tipo de trabalho são:
- ter pouco tempo livre no trabalho em viagens;
- adoecer enquanto está longe de casa;
- perder eventos sociais;
- ficar longe da família.
Blog post relacionado:
Dicas para ter sucesso ao viajar e trabalhar simultaneamente
Algumas dicas ajudarão a transformar a idealização do sonho de trabalhar viajando em realidade.
Conte com os recursos necessários
Se você trabalha 100% do tempo com o computador e, por isso, decidiu sair por aí viajando, drible a ansiedade e se planeje com relação aos recursos requeridos. Conheça-os!
Economia
Planeje a viagem com antecedência — isso pode variar segundo o seu salário, o quanto de dinheiro você já guardou e o quanto pretende gastar durante a viagem (qualidade das hospedagens, tipo de alimentação, se fará turismo e assim por diante.).
Saúde
Se a viagem for pelo Brasil, é interessante fazer um plano de saúde nacional. O mesmo vale se ela for internacional — quem está doente não produz adequadamente.
Trabalhos
Se trabalha por oferta e demanda, ou seja, há semanas que tem vários trabalhos e outras que nem tanto, só saia para viajar se já tiver tarefas engatilhadas e, inclusive, com a possibilidade de surgirem novas.
Equipamentos
Pense nos equipamentos fundamentais para trabalhar viajando com eficiência. Você poderá precisar, entre outras coisas, de:
- laptop (e carregador);
- câmera fotográfica;
- smartphone;
- HD externo;
- pen drives;
- tripé.
Estabeleça metas
As viagens laborais têm objetivos principais (podendo ser o trabalho ou o passeio) e secundários. Então, durante o planejamento, defina metas e recheie sua agenda com elas, organizadamente. Assim, faça uma lista de compromissos para cada dia, apontando as prioridades.
Escolha uma cor de caneta para as tarefas de trabalho e outra para as de diversão. Além disso, anote o tempo previsto para cada compromisso, incluindo o deslocamento.
Tente manter sua produtividade
Não há como negar, mudanças de ambiente e contratempos de viagens podem pôr em risco a produtividade. Veja duas dicas para continuar produzindo normalmente.
- Contrate um serviço de transporte corporativo: economize tempo no trajeto e consiga agendar mais atividades diárias, aproveitando melhor a viagem.
- Contrate um seguro para extravio de bagagem: não gaste horas resolvendo esse contratempo, deixe o seguro fazer isso por você.
Determine uma rotina
Ao estabelecer uma rotina tanto para trabalhar quanto para se divertir, as chances de você conseguir realizar tudo o que planejou aumentam. Além disso, determine, segundo as suas prioridades, um tempo necessário para cada evento, inclusive para aqueles que trarão prazer. Lembre-se de que o tempo gasto com alegria melhorará o seu rendimento.
Reserve momentos para relaxar
Nem só de trabalho será sua viagem, sobretudo se estiver num lugar paradisíaco, como foi o caso da farmacêutica Renata Fraia, por exemplo, que foi em um Congresso em Natal (RN). Por saber que seria difícil se concentrar nas palestras enquanto imaginava as praias locais, ela dividiu seu tempo entre o que era fundamental no Congresso e os passeios. O resultado foi um ótimo aproveitamento dos cursos, pois ela estava feliz e relaxada.
Importância de descobrir se você tem o perfil para trabalhar viajando
Ainda que pareça ser o emprego ideal, nem todas as pessoas têm paciência para fazer vários check-ins e check-outs em hotéis e aeroportos, arrumar e desarrumar malas, ficar longe de quem ama e tudo mais. Além disso, o trabalho nômade não deve servir de pretexto para fugir dos problemas.
Enfim, analise tudo e veja se você se identifica ou não com a vida de trabalhar viajando!
Agora, que tal ver um artigo complementar a este? Já ouviu falar nos nômades digitais? Veja como trabalham viajando!