O gestor que sabe como motivar funcionários conseguirá influenciar diretamente na produtividade e no alcance de resultados, fazendo a sua empresa se destacar no mercado. A motivação de colaboradores é um conjunto de atividades que melhoram o clima organizacional, engaja o pessoal e faz com que eles estejam constantemente estimulados a atingir as suas metas.
Se você percebeu uma baixa energia no dia a dia da empresa, ou que seus colaboradores não dão o máximo de si na jornada de trabalho, então esta leitura é fundamental. A seguir, estão as 8 melhores estratégias para motivar os funcionários. Acompanhe!
1. Proponha novos desafios e metas
De forma geral, um dos fatores que mais geram motivação é a criação de bons desafios, que consistem em propor problemas e instigar os colaboradores a solucioná-los. Tal adversidade pode variar desde uma antiga dificuldade da empresa até o alcance de metas.
O colaborador tem uma sensação de satisfação pessoal quando supera uma meta ou um obstáculo, o que faz com que ele fique estimulado a vencer mais desafios. Porém, é importante aplicar a estratégia SMART para garantir que as metas sejam motivadoras. Basicamente, garante-se que elas tenham as seguintes características:
- Specific (específica) — funcionários envolvidos devem ter um entendimento claro do que deve ser alcançado;
- Measurable (mensurável) — deve ser possível conhecer o progresso da meta;
- Achievable (alcançável) — a meta não deve ser impossível de ser atingida;
- Relevant (relevante) — o resultado deve ser pertinente para o negócio;
- Timed (temporal) — deve-se ter um prazo-limite para o seu alcance.
Um exemplo de meta SMART seria “aumentar as vendas em 20% dentro 6 meses”.
2. Repense os incentivos
Geralmente, as empresas oferecem bônus financeiros para quem atingir metas ou melhorar a performance. Entretanto, dinheiro não é o incentivo ideal para todos os colaboradores, sendo necessário fazer uma pesquisa institucional para saber quais são as recompensas mais desejadas por cada funcionário.
Você pode elaborar um questionário com algumas opções de prêmios, que podem ser marcadas pelo pessoal. Exemplos de alternativas são:
- dias de folga;
- sorteio de prêmios;
- cursos profissionalizantes;
- produtos ou serviços da própria empresa;
- viagens de incentivo que podem ser usufruídas durante folgas ou férias;
- espaço em branco para que o funcionário escreva sugestões.
3. Invista na autoestima dos funcionários
É possível que um colaborador não consiga entregar os resultados esperados pelo fato de a sua autoestima estar baixa. Apesar de, muitas vezes, esse fenômeno decorrer de acontecimentos da vida pessoal, o gestor pode tomar medidas dentro do ambiente de trabalho para melhorar a sua saúde emocional e mental.
Uma prática eficiente é reconhecer o esforço de cada funcionário, mesmo quando ele não consegue atingir sua meta ou o resultado desejado. Essa dica evita que um indivíduo tenha medo de desafios e fracassos. Outra medida é promover encontros e dinâmicas entre os colaboradores, prevenindo o isolamento social do funcionário com baixa autoestima.
4. Dê feedbacks constantes
Pode acontecer de um colaborador não conseguir identificar os erros que está cometendo ou os pontos em que ele deve melhorar. Esse problema pode ser solucionado com feedbacks corretos do seu superior — líder do setor ou gestor do negócio.
Um bom líder deve conhecer os pontos fracos e fortes de cada indivíduo, bem como as suas habilidades técnicas e interpessoais. Com essas informações, ele fornecerá direcionamentos sobre como ele pode aprimorar o seu desempenho e alcançar as suas metas.
5. Ofereça um ambiente agradável
O ambiente de trabalho impacta diretamente na produtividade e motivação do colaborador. Um local hostil prejudica a autoestima de forma generalizada e gera intrigas pessoais. Por outro lado, um ambiente amigável, acolhedor e confortável faz com que os funcionários sintam mais prazer no trabalho e ajudem uns aos outros.
Desenvolva uma cultura organizacional que valorize as pessoas, independentemente do cargo que ocupam. Você pode melhorar a comunicação interna, incentivar o crescimento profissional, promover festividades e encontros. Isso fará com que o colaborador vista a camisa da empresa e preze pelo seu sucesso no mercado.
6. Reembolse despesas
Em determinados negócios, é comum que funcionários arquem com despesas do próprio bolso e solicitem reembolso posteriormente, especialmente se eles realizam viagens corporativas com frequência.
Mas quando a empresa não faz o reembolso, demora para aprová-lo ou devolve um valor menor, ele pode ficar frustrado e desmotivado. Tal problema pode ser resolvido ao tomar ações como:
- melhorar a gestão financeira da empresa;
- criar uma política de reembolso eficaz e adequada para a organização;
- garantir que os funcionários saibam as regras de reembolso claramente;
- aprimorar periodicamente essa política, conforme as necessidades da empresa;
- usar uma solução criada especialmente para gerir para despesas reembolsáveis.
7. Integre os processos
A integração de processos consiste em fazer com que diferentes setores da empresa troquem informações automaticamente. Com isso, a rotina corporativa torna-se mais sinérgica e orgânica, elimina-se burocracias e entraves na rotina.
Primeiro, o gestor deve fazer um mapeamento dos processos e encontrar gargalos ou pontos de melhoria. Após, é preciso usar tecnologias — como ERPs, sistema de gestão de viagens corporativas e de despesas — para automatizar tarefas, ampliar o controle do gestor e integrar os processos. Essa dica ajuda na motivação do funcionário pelo fato de a integração aumentar a produtividade do gestor e facilitar o seu trabalho, estimulando-o a alcançar as suas metas.
8. Ofereça as melhores condições nas viagens
Se o seu negócio investe em viagens corporativas, é recomendável tomar certos cuidados para garantir que seus colaboradores tenham uma experiência mais agradável. Assim, são motivados a desempenhar melhor suas atividades durante as viagens.
Outros benefícios incluem maior retenção de seus talentos, melhora da autoestima e aumento da produtividade. Para isso, a empresa deve investir em um sistema e gestão de viagens corporativas que:
- forneça direcionamentos;
- faça controle orçamentário;
- permita criar política de viagens;
- possibilita criar blacklists de destinos;
- disponibilize acesso ao mapa de viajantes, controle de voo e localização de passageiros;
- tenha versão móvel com fácil comunicação entre o funcionário e a empresa; entre outros recursos.
Administrações que não se preocupam em saber como motivar funcionários prejudicam os resultados corporativos de forma geral, já que a empresa sofre com maior rotatividade de pessoal, baixa produtividade e colaboradores desqualificados. Com esta leitura, você sabe como evitar esses problemas e garantir o desenvolvimento saudável do negócio.
Gostou deste post? Acesse e leia nosso artigo que traz ainda mais informações relevantes sobre viagem a trabalho!