Nos dias atuais, é cada vez mais cobrado que as entregas no mundo corporativo sejam feitas da forma mais rápida possível e sem perder a qualidade. Isso porque contamos com um ambiente de negócios extremamente dinâmico e competitivo, no qual a tecnologia avança em uma velocidade jamais vista.
Buscando se adaptar a esse ambiente gradativamente mais dinâmico, surgiu o conceito de desenvolvimento ágil. Quer saber mais sobre o que é essa metodologia, quando ela começou e como é aplicada no momento atual? Confira este artigo e fique por dentro de tudo o que você precisa saber sobre o assunto.
O que é o desenvolvimento ágil?
O desenvolvimento ágil nada mais é que uma metodologia para a execução de projetos de uma forma eficiente e que se adéque ao ambiente dinâmico do mercado atual. O conceito começou a ser aplicado para desenvolver softwares, mas atualmente também pode servir para outras demandas. De modo geral, a ideia é realizar entregas rápidas, com qualidade e que atenda às necessidades de clientes ou da empresa, eliminando qualquer tipo de desperdício ou obstáculo na busca por manter o fluxo de trabalho.
Como e quando surgiu o desenvolvimento ágil?
Esse conceito surgiu por volta da década de 90. Naquele momento, o desenvolvimento de softwares começava a ficar em alta, mas percebia-se que o fluxo de trabalho tradicional não atendia mais à necessidade de rápida adaptação. Com isso, criou-se o modelo, que almejava reduzir o tempo das entregas. O resultado foi: algo que costumava durar anos, passou a ser finalizado em apenas poucos meses. Isso sem perder a qualidade de execução.
Um dos principais preceitos na criação dessa metodologia foi a busca pela eliminação das burocracias no desenvolvimento de softwares, priorizando a velocidade de funcionamento e entrega. Além disso, um outro fator muito importante foi a procura por uma comunicação constante entre as equipes de trabalho e também com os clientes. Isso é necessário para que os erros sejam identificados rapidamente e as mudanças feitas com o objetivo de aumentar a eficiência dos projetos.
Como é aplicado hoje em dia nas empresas?
O desenvolvimento ágil, na atualidade, é usado nas empresas principalmente para economia de tempo, dinheiro e força de trabalho. Isso porque os seus conceitos ajudam a criar projetos que favoreçam a comunicação, velocidade e aprendizagem contínua e rápida com os erros, o que proporciona um esforço eficiente.
Ao usar a metodologia ágil, um dos benefícios para as empresas é o encurtamento do ciclo dos projetos em todas as áreas, o que aumenta a velocidade de lançamento dos produtos e o retorno sobre o investimento (ROI). Além disso, podemos citar também a transparência e fluidez dos processos. Isso porque o conceito ajuda a estabelecer uma visão nítida sobre todos os passos da demanda, assim, fica de fácil assimilação por todos os envolvidos no trabalho, já que os fluxos são bem organizados e claros.
Para fechar, outro fator de extremo benefício dentro da metodologia ágil é o aumento da qualidade nas entregas. Isso porque qualquer erro é corrigido quase que instantaneamente, já que as equipes cooperam e se comunicam o tempo inteiro em prol do sucesso do projeto.
Grosso modo, usar a metodologia de desenvolvimento ágil dentro das empresas atualmente virou uma questão de sobrevivência. Sem o conceito, os fluxos de trabalho e organização podem perder eficiência, o que acaba influenciando na qualidade das entregas e, consequentemente, na rentabilidade final. Por isso, é de extrema importância conhecê-lo.
Gostou do conteúdo? Caso queira saber mais sobre temas semelhantes ao deste artigo, assine já a nossa newsletter inserindo seu e-mail na parte inferior do site!