Contextos mundiais são capazes de afetar consideravelmente o desempenho e o resultado da produção da sua empresa em curto e médio prazo. É muito importante saber contornar fatores externos, que não estão sob o controle da corporação, sendo que a melhor maneira de se fazer isso é desenvolvendo a criatividade no trabalho. Implementando essa cultura no seu negócio, você ajuda os colaboradores a criarem soluções inovadoras em momentos difíceis.
Confira agora em nosso guia as 6 melhores dicas para contornar épocas de crise no seu negócio!
1. Faça um brainstorming com a sua equipe
Realizar um brainstorming com os seus funcionários para avaliar as potenciais atitudes que podem ser tomadas durante as crises deve ser a sua primeira atitude como gestor. Essa é uma atividade que ajudará na organização das ideias, sendo uma ótima opção para desenvolver novas soluções.
É por meio desse método que você encontrará diversos pontos de vista para o problema em questão e poderá pensar na melhor saída para o desafio. Uma reunião desse tipo é eficaz para ouvir as melhores ideias e conceber insights positivos, possibilitando a resolução de problemas complicados e melhorando a colaboração da equipe.
Geralmente, um brainstorming é o ponto de partida de muitas soluções que pareciam impensáveis. Ao saber ouvir cada sugestão, você consegue reunir um conjunto de ideias que possibilita a saída da crise externa.
2. Invista em grupos de inovação
Selecionar grupos específicos para resolver determinado problema é uma maneira de engajar os seus funcionários em projetos inovadores. Para contornar crises externas, você precisa deixar claro que todos devem trabalhar em equipe, oferecendo um ambiente corporativo que proporcione a formação de vínculos consistentes, tanto durante o horário de trabalho quanto fora do expediente.
O mais importante nessa etapa é fortalecer os laços entre os seus colaboradores para que eles possam estar à vontade no momento de levantar alguma ideia que possa ser posta em prática. Proporcionar um ambiente de trabalho agradável e com todas as ferramentas à disposição da equipe é uma maneira eficiente de se investir nessa inovação.
Você deve explorar o potencial da sua equipe para identificar funcionários que apresentem algum conhecimento relevante, podendo, assim, transmitir ao restante do grupo seu entendimento e proporcionar o compartilhamento de informações.
3. Investigue o papel de outras empresas durante a crise
Saber o que acontece com os seus concorrentes durante uma crise é uma estratégia para ampliar os seus horizontes de entendimento e desenvolver habilidades novas com seus funcionários, pois ao observarem outra maneira de se realizar o trabalho, eles podem criar novas possibilidades de atuação.
Para tanto, você deve investir em cursos, workshops e eventos relacionados ao seu ramo corporativo. Oferecê-los aos seus funcionários é uma ótima dica para manter todos dentro das maiores tendências do mercado de trabalho. Assim, eles terão a oportunidade de conhecer os diferenciais das outras empresas e por consequência adotarem as práticas que acharem melhor.
4. Registre as suas ideias
Por um motivo óbvio, anotar as suas ideias é algo extremamente importante para qualquer processo criativo, pois você pode esquecer aquilo que iria propor. Carregar um caderno de anotações ou registrar os diálogos do brainstorming em aplicativos online, por exemplo, são alternativas eficientes para adotar essa dica.
O mais importante é não ter medo de passar para o papel o que estiver pensando, sejam as suas próprias ideias ou as proposições dos seus funcionários. Após manter tudo bem registrado, é chegada a hora de pensar em como colocar em prática todos esses projetos e soluções alternativas.
Caso algo não dê certo, é possível testar novas ideias que estiverem anotadas e assim continuar o ciclo de ajustes durante o período de crise. Essa é, sem dúvidas, uma ótima alternativa para contemplar novas resoluções de problemas.
5. Invista na capacitação de líderes e funcionários
Investir na capacitação dos seus colaboradores é uma forma de mantê-los motivados e aumentar a produtividade. Dessa forma, eles estarão preparados para qualquer obstáculo que possa aparecer no contexto mundial, pois terão estudado a respeito dos diversos riscos envolvendo o mercado de trabalho.
A criatividade anda de mãos dadas com a qualidade da sua produção. Estando seus funcionários mais bem preparados para os processos internos, fica mais fácil propor soluções que podem contornar problemas externos. Essa é uma ótima maneira de mantê-los engajados no trabalho e fiéis a sua organização.
Tenha a certeza de que esse é um investimento que entregará resultados satisfatórios para a sua empresa e para os seus clientes. Treinamentos personalizados são a melhor maneira de fazer com que os seus colaboradores aprendam novas técnicas que permitam superar períodos de crise.
6. Proporcione liberdade no espaço de trabalho
Proporcionar um ambiente de trabalho mais liberal é uma exigência em momentos difíceis. Essa alternativa pode ser adotada para que os seus funcionários não se sintam pressionados e possam apresentar uma produtividade proporcional às exigências dessa fase de transição. Fazer com eles se sintam à vontade para trabalhar de onde estiverem mais acomodados é um exemplo dessa dica.
A liberdade corporativa é capaz de alimentar propostas e soluções inovadoras quando você investe em criatividade, o que permite a cada colaborador propor ideias que podem alavancar o seu projeto. Para que essa dica seja colocada em prática, é muito importante fortalecer os laços entre os seus funcionários para otimizar a comunicação e proporcionar um ambiente onde a troca de informações aconteça sem ruídos.
Reorganizar o espaço físico da empresa é uma possibilidade para fazer com que as pessoas se relacionem melhor dentro da sua corporação. Os relacionamentos e interações do dia a dia podem proporcionar o desenvolvimento de soluções inovadoras.
Garantir que todos estejam se comunicando adequadamente em um espaço de trabalho otimizado desenvolve uma nova cultura organizacional que faz com que todos trabalhem satisfeitos em seus processos criativos.
Quem deseja fazer com que uma empresa cresça e sobreviva em momentos de crise deve saber aplicar corretamente todas as nossas dicas. Desenvolver a criatividade no trabalho é um processo que exige empenho de todos os setores corporativos para fazer com que novas ideias possam ser colocadas em pauta durante épocas turbulentas.
Após concluir a leitura, você já tem um bom leque de opções para contornar momentos de crise. Não perca a oportunidade de colocar em prática o que você aprendeu para oferecer as melhores soluções para o seu negócio.
E você, gostou do assunto? Deseja saber mais sobre esse tema e muitos outros? Acesse nosso blog e fique por dentro.