O mundo dos negócios tem mudado vigorosamente. Atualmente, é necessário acessar dados e informações de maneira rápida, fácil e precisa, em qualquer horário e local. Para tal fim, o armazenamento em nuvem é de grande relevância — talvez até indispensável.
Hoje, quase tudo pode ser salvo ou utilizado na nuvem: documentos, gráficos e arquivos de vídeo, por exemplo. Também é possível operar sistemas gerenciais e softwares de análise de dados. Isso torna o empreendimento mais flexível e competitivo, que são dois grandes atributos.
A seguir, ganhamos profundidade no tema, explicamos o que é armazenamento em nuvem, as vantagens disso para sua empresa e como tirar proveito na prática. Continue!
Afinal, o que é armazenamento em nuvem?
Por muito tempo, os dados da empresa foram salvos em servidores internos, isto é, computadores e dispositivos que pertenciam à própria empresa. Isso era bom, mas apenas até certo ponto. Gerava menos flexibilidade, segurança e facilidade no acesso aos dados. Para acessar uma simples planilha, por exemplo, era preciso estar dentro da empresa e logado em um computador específico. Do contrário, o acesso era quase impossível.
Atualmente, porém, com o armazenamento em nuvem, é possível contornar esses e outros problemas. Os dados da empresa podem ser acessados em qualquer horário e local. E mais: não é preciso instalar determinado software para começar a utilizá-lo. Por quê? Porque tudo está salvo em servidores externos, altamente seguros e potentes. Eles podem ser acessados por meio da internet, desde que tenha as devidas permissões de segurança.
Sendo assim, armazenamento em nuvem pode ser compreendido como a tecnologia que permite armazenar, acessar e até operar dados em servidores externos altamente potentes, utilizando-se da internet. Isso promove uma série de vantagens, explicadas a seguir.
Quais são as 6 principais vantagens do armazenamento em nuvem?
Atributos como agilidade, flexibilidade e precisão são essenciais na construção de negócios realmente competitivos. Se a empresa é vagarosa, inflexível e pouco precisa, está com seus dias contados. Felizmente, o armazenamento em nuvem contribui para o desenvolvimento dos atributos certos, o que a beneficia. Veja, agora, as 6 principais vantagens!
1. Flexibilidade no acesso aos dados
Toda empresa conta com uma série de dados. Podem ser arquivos de viagens corporativas, pesquisas de satisfação dos seus clientes ou planilhas de monitoramento de projetos, entre muitas coisas. O ponto é: tais dados devem ser acessados com flexibilidade.
O armazenamento em nuvem promove muito mais flexibilidade. O gestor e a sua equipe de trabalho podem acessar os dados desejados e salvos em nuvem de qualquer horário e local, desde que tenham as devidas permissões de segurança. Assim, o trabalho fica mais fácil.
2. Aumento da segurança da informação
Outro ponto importante é a segurança da informação. As empresas lidam com um número cada vez maior de dados (dos seus líderes, empregados, clientes e/ou fornecedores) e devem armazená-los com segurança. Aqui, de novo, o armazenamento em nuvem tem destaque.
É menos provável que um dado seja roubado, perdido ou corrompido, quando operado pela nuvem. Isso ocorre porque os dispositivos de segurança são mais sofisticados e atualizados com frequência. Além de tudo, contam com rigorosas políticas de segurança da informação.
3. Agilidade na utilização dos dados
Dados salvos na nuvem podem ser acessados com mais agilidade. Está tudo lá, e você só precisa fazer o login. Não é necessário buscar um computador específico, nem mesmo estar dentro da empresa. Isso torna o expediente mais rápido e dinâmico.
Veja um exemplo: imagine que você está na sua casa e precisa acessar uma planilha de controle de custos. É mais rápido ir até a sua empresa e fazer o login no seu servidor interno ou acessar tudo da sua casa, pela internet? Obviamente, a segunda opção é mais ágil.
4. Simplicidade do acesso remoto
Com a nuvem, quase tudo pode ser operado pela internet. Por exemplo, você consegue utilizar um sistema de gestão de despesas corporativas sem precisar instalá-lo no computador ou em outro dispositivo interno. Isso simplifica o seu trabalho e economiza recursos.
Essa simplicidade do acesso remoto também permite o trabalho fora da empresa, seja em home office, seja em viagens corporativas. Assim, a empresa se torna mais moderna e bem menos dependente de servidores internos. Se tiver acesso à internet, o trabalho pode ser feito.
5. Economia de recursos estratégicos
Utilizar servidores internos implica uma série de custos adicionais. É necessária uma equipe de TI para garantir a segurança dos dados, além da atualização dos computadores e dispositivos internos. Isso custa caro e também exige mais tempo e energia.
O armazenamento em nuvem custa menos. É como se você estivesse adquirindo um serviço, e quase todo o trabalho fica a cargo do seu prestador. Sendo assim, você gasta menos com esquemas de manutenção, o que deixa sua empresa mais “enxuta”.
6. Aumento da precisão diária
Há, por fim, que se falar no aumento da precisão. Os líderes empresariais devem ser precisos nas suas escolhas, garantindo o máximo de acerto possível. Caso contrário, perdem recursos valiosos e precisam refazer o já deveria estar feito.
O armazenamento em nuvem ajuda a mudar esse cenário. Como há mais dados disponíveis e acesso mais simplificado, torna-se fácil fazer análises completas e ágeis. Isso subsidia uma visão mais sistêmica, reduz a margem de erro e aumenta a previsibilidade do gestor.
Como escolher a solução ideal de armazenamento em nuvem?
Agora que entende o que é armazenamento em nuvem e quais são os seus benefícios, é preciso entender uma última coisa: como escolher a melhor tecnologia. Hoje, felizmente, há uma boa quantidade de sistemas que operam na nuvem, como sistemas de gestão de despesas.
Para selecionar o melhor, você deve pensar em três coisas:
- i) a qualidade e a reputação do seu fornecedor, se são realmente boas;
- ii) a cobertura da solução, se é capaz de suprir as atuais demandas da empresa;
- iii) a relação custo-benefício, buscando um ponto de equilíbrio.
Veja, agora você está por dentro do assunto. Lembre-se sempre de que o armazenamento em nuvem pode promover uma série de vantagens para você, o seu time de trabalho e a empresa, como o aumento da agilidade, flexibilidade e precisão diária. Para tanto, é preciso buscar por uma boa tecnologia, bem como por um fornecedor com boa reputação no mercado.
Nesse sentido, o software Argo pode ser uma ótima solução. Ele permite o controle das despesas da empresa, facilita o armazenamento de dados na nuvem e o acesso remoto às suas informações. Aproveite, agora mesmo, para conhecer mais do software Argo!