Price discrimination é uma estratégia pode ser utilizada inteligentemente pelas empresas para entender a lógica por trás da formação de preços de serviços ou produtos que são oferecidos por outras organizações, e isso é especialmente relevante nos valores de passagens aéreas.
Se você gerencia viagens a trabalho na sua empresa, já viu que os preços de passagens aéreas podem mudar significativamente em um curto espaço de tempo, podendo ser até mesmo em poucos minutos. Esse acontecimento pode ser aproveitado para reduzir os gastos de quem investe em viagens corporativas.
Quer garantir a saúde financeira da empresa? Leia este conteúdo para entender mais sobre esse conceito, como ele se aplica às passagens aéreas e mais!
O que é e como funciona Price Discrimination?
Price Discrimination — ou descriminação de preços, em português — é uma forma de precificação em que uma empresa define os valores de seus produtos ou serviços segundo as características do seu cliente, o que envolve classe social, idade, localização geográfica, quanto ele está disposto a pagar, entre outras. O objetivo principal do Price Discrimination é conseguir atrair o máximo de clientes possível.
Cada especificidade do cliente diminui ou aumenta o preço com a finalidade de adaptá-lo conforme a realidade e necessidades de cada cliente. A mudança dos valores pode ocorrer em três graus diferentes, entenda-os a seguir.
Primeiro grau
Esse grau consiste em oferecer diferentes preços de acordo com o valor máximo que cada cliente está disposto a arcar. Como é preciso realizar muitos cálculos e trabalhar muitas informações, geralmente, as empresas automatizam a atividade de precificação.
Segundo grau
No segundo grau, o preço varia dependendo da quantidade de produtos que serão adquiridos pelo cliente (como é o caso de compras no atacado). Nesse conceito, também se encaixam oferecimento de promoções ou pacotes especiais.
Terceiro grau
Por fim, aqui são oferecidos descontos especiais para grupos predeterminados, como clientes recorrentes ou fidelizados, clientes mais velhos ou jovens, entre outros.
Como o Price Discrimination se aplica às passagens aéreas?
A descriminação de preços é utilizada amplamente pelas companhias aéreas com o objetivo de definir uma política de preços eficiente, maximizando a quantidade de clientes, número de passagens vendidas e o faturamento do negócio.
Por exemplo, na descriminação do segundo grau, o preço pode ser reduzido se a empresa adquirir diversas passagens simultaneamente. Outro exemplo comum é aplicação do terceiro grau, em que há descontos para clientes exclusivos ou que realizam viagens para um mesmo destino frequentemente.
Ao entender como é aplicado o Price Discrimination, é possível que você passe a ter um perfil que atenda às estratégias adotadas pelas companhias aéreas e conseguir um adquirir passagens mais baratas.
Quais ferramentas são utilizadas na estratégia?
Companhias aéreas precisam utilizar certas ferramentas tecnológicas para usar o price discrimination eficientemente e conforme a demanda de voos. Algumas delas são:
- sites de passagens aéreas: como muitos clientes pesquisam preços de bilhetes online (em sites de viagens), companhias têm firmado parceria com esses portais com o objetivo de atrair novos clientes;
- Big Data: essa ferramenta coleta, armazena, trabalha e processa um grande volume de informações sobre o público-alvo automaticamente. No fim, são gerados relatórios e insights relevantes para determinação do preço dos produtos.
Como se adequar às mudanças e minimizar custos?
Existem várias táticas que permitem que sua empresa se adeque às alterações de preços e consiga adquirir passagens aéreas por preços menores. Entenda as principais delas a seguir.
Compre passagens com antecedência
Acompanhe os preços das passagens aéreas de forma antecipada, por semanas ou até meses antes da data da viagem. Assim, você conseguirá identificar oportunidades de bilhetes por preços mais baixos, diminuindo consideravelmente seus custos.
Isso acontece pelo fato de os preços aumentarem à medida que a demanda sobe. Quando há muitas pessoas que desejam fazer um determinado voo, a companhia aérea automaticamente eleva o preço, já que as pessoas estão dispostas a pagar mais por essa viagem.
Por outro lado, quando a demanda para certo voo é baixa e o avião não preencheu 60% de seus assentos, a companhia aérea abaixa o preço. Como muitas pessoas e turistas adquirem passagens perto da data do voo, a redução dos preços geralmente ocorre muito tempo antes da viagem.
Faça viagens em baixa temporada
Sempre que possível tente marcar reuniões com clientes, fornecedores, parceiros e outros em baixa temporada, ou seja, quando poucas pessoas estão viajando.
A maioria dos brasileiros curtem suas férias nos meses de dezembro, janeiro e julho, épocas quando ocorrem os recessos escolares e coletivos, bem como quando há datas comemorativas como Natal, Réveillon, entre outras.
Consequentemente, os brasileiros estão dispostos a arcar com passagens mais caras, o que também aumentará o preço do bilhete da sua viagem corporativa.
Pesquise valores de diferentes aeroportos
Os preços também podem variar dependendo do aeroporto de partida ou chegada, incluindo os que se encontram no mesmo município. Por isso, inclua todos os aeroportos de ambas cidades na sua pesquisa. No entanto, é importante ficar atento aos demais custos que estarão envolvidos com a mudança do aeroporto, como o deslocamento até o estabelecimento.
Confira as promoções e planos oferecidos
Com o objetivo de fidelizar e aumentar a retenção dos clientes, as companhias aéreas desenvolvem programas de fidelidade, criam planos especiais para viagens corporativas, fazem parcerias com outras empresas e mais.
Se você investe em viagens a negócios com mais frequência, poderá conseguir uma boa parceria e minimizar substancialmente seus custos.
Conte com as soluções Argo
Como a pesquisa dos valores dos bilhetes precisa ser ampla, detalhada e realizada regularmente, você pode otimizar e aumentar a eficiência da empresa utilizando um sistema de Gestão de Viagens de Corporativa, tecnologia desenvolvida especificamente para ajudá-lo nessa atividade.
A Argo Solutions oferece um sistema que permite que você faça o planejamento das viagens de acordo com as necessidades e políticas do seu negócio. Basicamente, você poderá reservar todos os serviços necessários segundo políticas parametrizadas da sua empresa, conquistando o máximo de custo-benefício.
A tecnologia da Argo ainda traz vários recursos que são úteis para seu negócio, como:
- criação de uma política de viagens conforme as características da sua empresa;
- controle dos bilhetes não voados, reembolsos e remarcações;
- direcionamento para cidades e aeroportos próximos (incluindo blacklist);
- integração com o sistema de gestão (ERP) utilizado pelo seu negócio;
- aplicação móvel para melhorar a comunicação com colaboradores;
- criação do perfil de viajante;
- controle dos viajantes e dos voos;
- gestão de despesas das viagens;
- controle orçamentário; e mais.
O Price Discrimination usado pelas empresas deve ser visto como uma oportunidade para que você encontre passagens mais econômicas para seu negócio. No entanto, para conseguir encontrar os melhores preços e bilhetes que atendam as necessidades da sua empresa, também é necessário contar com uma tecnologia especializada.
Entre em contato agora mesmo com a Argo Solutions para conhecer suas tecnologias, seus serviços e a qualidade do seu atendimento!