API — Application Programming Interface — é uma interface que permite que dois sistemas não relacionados interajam entre si. Elas ficam entre um aplicativo e o servidor da web, agindo como uma camada intermediária que processa a transferência de dados entre sistemas.
Uma API permite que as empresas abram os dados e a funcionalidade de seus aplicativos para desenvolvedores externos, parceiros de negócios e departamentos internos. Isso permite que os serviços e produtos se comuniquem entre si e aproveitem os dados e a funcionalidade uns dos outros por meio de uma interface documentada.
Neste artigo, nós explicamos o que é uma API, como elas funcionam na prática e falamos sobre as vantagens que sua empresa pode ter ao contar com esse tipo de serviço. Confira!
Como uma API funciona na prática?
Muitos dos aplicativos que você executa em seu computador têm uma interface de usuário, geralmente apresentando botões para clicar, ícones para arrastar e campos de texto para digitar. Alguns aplicativos usam o terminal como uma interface, de modo que o usuário pode digitar comandos em vez de clicar em botões ou arrastar ícones. Uma API também é uma interface, mas é destinada a aplicativos em vez de usuários.
Claro, todos os computadores são feitos para um usuário, mas uma API torna mais fácil para um ser humano escrever um código que, por sua vez, controla o aplicativo por trás da API. Para humanos, uma API seria um meio ineficiente e indireto de usar um aplicativo, mas para computadores, ela é uma maneira conveniente de enviar sinais e obter dados significativos em troca.
Uma API pode ser acessível localmente ou por meio de uma rede, sendo a maior a Internet, e podem ser projetadas para aceitar entradas de qualquer número de linguagens de programação e protocolos. As APIs são comumente usadas para design de videogame, estendendo aplicativos complexos e extraindo dados de sites e interagindo com eles.
Quais os benefícios das APIs para os negócios?
Talvez o benefício comercial número um da adoção de APIs seja a transformação digital. Como os consumidores carregam mais poder de computação em seus bolsos do que nunca, suas expectativas para experiências digitais são tremendamente altas.
Essas novas apostas deram início à demanda por experiências interconectadas em muitos canais. Os clientes esperam interagir facilmente com as marcas por meio de aplicativos da web, dispositivos móveis, desktop, texto, voz, chatbots de IA e muito mais. A integração de dados agora requer conectividade multiplataforma, e a utilização de APIs para isso é o método mais eficiente e econômico.
Mas as APIs são mais do que um caminho para dados. Além de melhorar a experiência do cliente, os ecossistemas de desenvolvedores têm o poder de trazer vários benefícios para os negócios. Alguns deles incluem:
- eficiência: os serviços baseados em API podem aumentar a capacidade de reutilização, reduzindo significativamente a sobrecarga operacional;
- redes de parceiros: as APIs fornecem uma maneira automatizada para os parceiros se integrarem aos seus dados;
- desenvolvimento da comunidade: os desenvolvedores terceirizados podem ajudar a espalhar o conhecimento da marca e aumentar o tamanho do público;
- produção: as empresas podem produzir APIs por conta própria como Software as a Service (SaaS);
- regulatório: as APIs estão ajudando as empresas a atender às novas regulamentações de compartilhamento de dados, como a LGPD.
Essas são apenas algumas maneiras pelas quais as APIs podem ajudar as organizações a reagir e se adaptar ao cenário digital em rápida mudança. Além delas, as empresas que implementam e consomem APIs podem esperar alguns dos benefícios a seguir:
Economiza custos
Um dos maiores benefícios das APIs para empresas é a capacidade de economizar custos. Como as APIs reduzem significativamente o esforço de desenvolvimento, usá-las para criar aplicativos é uma ótima maneira de reduzir custos.
Com APIs, os desenvolvedores podem obter a maior parte da funcionalidade de que precisam para criar aplicativos de outro lugar — sem a necessidade de começar do zero. Em vez de gastar seus preciosos recursos e tempo reinventando a roda, eles podem usar APIs econômicas de fornecedores terceirizados ou usar suas próprias APIs internas.
Melhora a conectividade e colaboração
APIs privadas ou internas podem melhorar a colaboração e a comunicação interna em uma empresa. A principal funcionalidade das APIs é a conectividade — elas permitem que diferentes sistemas, aplicativos e plataformas se conectem e compartilhem dados entre si e executem diversos tipos de funções.
Incentiva a inovação
Outro benefício importante das APIs é que elas permitem que as empresas turbinem a inovação. Na era digital de hoje, mais do que nunca a inovação desempenha um papel significativo no sucesso das organizações.
Aproveitando APIs, as empresas podem implementar tecnologias de ponta com menos recursos, adaptar-se rapidamente aos requisitos do cliente e abrir novos caminhos para o crescimento.
Cria novas oportunidades de receita
Outra importância das APIs para sua empresa é que elas criam novas oportunidades de receita. Ao monetizar APIs, você pode desvendar o valor de seus recursos digitais e descobrir novas maneiras de expandir o crescimento dos negócios.
Se você expõe funcionalidades por meio de uma API, pode cobrar dos usuários (ou usar uma fórmula de compartilhamento de receita) por consumi-la. É o que você precisa para extrair ouro de seus serviços e dados e aumentar os lucros de sua organização.
Como criar uma API e utilizar esse tipo de serviço?
Cada API é projetada em uma linguagem de programação específica e possui várias especificações que a definem (podem incluir especificações para dados e estruturas de rotina e classes de objetos ou variáveis, que são os pilares para o uso da interface). Além disso, uma documentação completa e eficiente geralmente está disponível para cada API (um conjunto de guias, manuais ou regras de boas práticas).
Veja, a seguir, alguns tipos de APIs:
APIs de serviço da Web
São interfaces de programação de aplicativo usadas para trocar informações entre um serviço da Web (software que fornece acesso a um serviço concreto por meio de um URL) e um aplicativo.
APIs baseadas em biblioteca
Esses tipos de APIs permitem que um aplicativo importe uma biblioteca de outro software para trocar informações. Um bom exemplo de APIs baseadas em biblioteca são aquelas usadas no mercado de mapeamento na web — como Google Maps.
APIs usadas para funções do sistema operacional
Os programas de software estão continuamente interagindo com os sistemas operacionais. Esta é uma afirmação óbvia. A verdade é que essa interação é frequentemente realizada por meio de APIs. Sistemas operacionais como o Windows possuem APIs que permitem essa comunicação entre programas e o sistema operacional.
A abordagem API-First
Muitas empresas começam criando aplicativos da web ou móveis. Considerando as abordagens de desenvolvimento de hoje, elas também precisam desenvolver algumas APIs para permitir que aplicativos da web e móveis consumam os dados. Na maioria dos casos, as APIs resultantes não são construídas e testadas corretamente e não devem ser usadas por empresas terceirizadas ou para fins de integração.
Uma rota alternativa seria construir primeiro a API e, em seguida, construir seus aplicativos da web ou móveis com base nessa API. Isso permite projetar uma API e usá-la em seus aplicativos para torná-la mais real e amigável ao desenvolvedor. Ao construir aplicativos internos sobre APIs com os desenvolvedores em mente, estamos estabelecendo as bases para que outros possam construir.
Com uma abordagem API-first, é possível garantir que você está construindo um produto para o futuro. Esse processo cria blocos de construção reutilizáveis, preparando o negócio para o futuro com ativos que têm uma data de expiração mais estendida.
Agora que você já sabe o que é uma API, compartilhe este artigo nas suas redes sociais e troque uma ideia com seus parceiros de negócios!