Construir um negócio escalável é um dos principais objetivos dos empreendedores, bem como dos executivos. Isso porque há diversas vantagens ligadas ao assunto, como aumento das margens financeiras, crescimento da receita e otimização da vantagem competitiva.
Entretanto, ainda existem muitas dúvidas. Por exemplo, como transformar uma empresa em um negócio realmente escalável e quais métricas podem refletir o grau de escalabilidade do empreendimento? Adiante, respondemos essas e outras questões. Continue a leitura.
O que é negócio escalável e quais suas características?
Vamos começar pelo básico e entender o conceito. Uma empresa escalável é aquela que pode crescer significativamente, mas sustentar quase a mesma base de custos. Em paralelo, escalabilidade refere-se ao crescimento sem aumento proporcional de gastos.
A título de exemplo, pense em uma startup de infoprodutos, como uma escola digital. Seus cursos já estão disponíveis e podem ser entregues para uma enorme quantidade de clientes, trazendo crescimento e lucro, mas sem que isso resulte em grandes custos adicionais.
Além de alto crescimento e custos estáveis, outra importante característica é a qualidade. O negócio escalável não precisa sacrificar esse aspecto para vender, ainda que conte com um crescimento significativo da sua base de clientes. Assim, pode-se promover mais satisfação.
Qual a importância da escalabilidade para o desenvolvimento da empresa?
A escalabilidade pode determinar o sucesso de uma empresa, sobretudo na era digital. Negócios escaláveis são capazes de atender suas várias partes interessadas, como clientes, investidores e parceiros estratégicos, nutrindo relações do tipo ganha-ganha.
Adiante, pontuamos alguns dos maiores benefícios da escalabilidade:
- contribui para crescimento significativo e ganho de mercado;
- proporciona maior retorno sobre investimento aos investidores;
- melhora as margens financeiras e o resultado líquido (lucro);
- permite a ampliação da base de clientes sem sacrifício da qualidade;
- adequa o empreendimento às novas exigências da indústria 4.0.
Como criar um negócio efetivamente escalável?
Construir um negócio escalável exige bastante criatividade. Não há uma receita pronta, como muitos consultores tentam vender. A escalabilidade é reflexo de produtos inovadores, processos modernos (tecnologias de ponta) e modelo de negócio disruptivo.
Para gerar escalabilidade, um dos pontos mais relevantes é investir no desenvolvimento de novos produtos, sejam eles bens ou serviços. A ideia é contar com produtos que possam ser replicados e vendidos com certa facilidade, sem aumento proporcional nos custos.
Outras dicas que podem ampliar a escalabilidade do seu negócio estão a seguir:
- invista em tecnologias de ponta, como softwares gerenciais;
- reflita sobre o melhor modelo de negócio para crescer, como franquias;
- adote táticas de growth hacking, vertente do marketing focada em crescimento;
- desenvolva produtos escaláveis, como infoprodutos;
- mantenha toda a sua força de trabalho treinada para o crescimento.
É importante frisar que, com o crescimento, você precisará lidar com novos desafios, como gerenciar mais recursos e manter a equipe focada no que realmente importa. Por isso, deve-se pensar no aperfeiçoamento contínuo de suas práticas, seus processos e suas tecnologias.
Como monitorar os resultados do negócio escalável?
Como as três características da escalabilidade são crescimento, qualidade e custos totais, é importante monitorar esses fatores. Veja alguns indicadores úteis:
- crescimento ano a ano (YoY);
- participação de mercado da empresa (market share);
- margens de lucro (bruto e líquido);
- margem de contribuição sobre preço de venda dos produtos;
- nível de satisfação dos clientes (net promoter score).
Agora você está por dentro do assunto e sabe o que é um negócio escalável, por qual razão investir nessa questão e quais são as melhores práticas. Lembre-se de que é importante monitorar a escalabilidade da empresa utilizado indicadores variados. Também é preciso analisar os resultados e aprender para melhorá-los. Dessa maneira, eles serão sustentáveis.
Gostou do nosso artigo, não é mesmo?! Aproveite para compartilhar suas maiores dúvidas, sugestões ou experiências sobre o assunto. Deixe seu comentário.