Na hora de planejar uma viagem corporativa com o seu time, você precisa tomar uma série de decisões. Afinal, é necessário determinar o tempo de viagem, o meio de transporte a ser utilizado, o orçamento para refeições, entre tantos outros elementos. Entre as decisões necessárias para a gestão de viagens está a escolha entre hotel ou pousada.
E você sabe qual das duas opções vale mais a pena e o que deve ser considerado nesse momento? Se não, está na hora de descobrir!
Leia o artigo e entenda quais os prós e contras de ambas as opções e o que levar em conta na hora de escolher!
Diferenças entre hotel e pousada
Tanto o hotel quanto a pousada são estabelecimentos que garantem a hospedagem das pessoas durante viagens. Mas existem algumas características que diferenciam esses dois tipos de estabelecimento.
O hotel é um estabelecimento que oferece hospedagem em quartos ou apartamentos, enquanto que a pousada pode oferecer também outras opções, como chalés ou pequenas casas. Além disso, a pousada possui algumas limitações em relação ao tamanho e porte do local. As pousadas costumam ter, no máximo, 30 quartos, divididos em, no máximo, 3 andares. Por outro lado, os hotéis não possuem limites de quartos, podendo chegar a 100 andares.
Outra diferença entre hotéis e pousadas é o nível de formalidade e os serviços oferecidos. Geralmente os hotéis são estabelecimentos mais formais e completos no que se refere a serviços. Oferecem arrumação de quartos, refeições e, algumas vezes, lavanderia e translado. As pousadas, por sua vez, são ambientes mais familiares e menos formais, em que o principal serviço é a hospedagem e o café da manhã. Serviços adicionais nem sempre são encontrados em pousadas.
Os prós e contras do hotel
Existem vantagens e desvantagens quando se fala em hospedagem em hotéis. Veja agora quais são os principais prós e contras desse tipo de estabelecimento.
Os prós do hotel:
- garantia de qualidade do quarto e dos serviços;
- avaliação segundo critérios internacionais;
- serviços mais completos;
- geralmente estão mais próximos do centro urbano;
- ambiente formal.
Os contras do hotel:
- por ser mais formal, o ambiente pode ser mais frio e distante;
- menor sentimento de acolhimento;
- hospedagem mais cara;
- maior fluxo de pessoas.
Os prós e contras da pousada
A pousada, por sua vez, também oferece uma série de vantagens e desvantagens quando comparada ao hotel. Veja agora quais são os prós e contras desse tipo de hospedagem!
Os prós da pousada:
- maior acolhimento;
- café da manhã mais completo e regional;
- menor fluxo de pessoas;
- geralmente são mais baratas;
- tranquilidade e oportunidade de descanso.
Os contras da pousada:
- mais distante do centro urbano;
- menos opções de serviços;
- por ser menos formal, o serviço pode não ser profissional o suficiente.
Hotel ou pousada: o que levar em consideração na hora de escolher
Agora que você já sabe quais são as principais características do hotel e da pousada, é hora de entender o que você deve levar em consideração na hora de planejar a viagem corporativa. Veja algumas dicas de ouro para esse processo.
Pesquise sobre a localização
Um dos elementos mais importantes, principalmente em uma viagem a trabalho, é a localização. Afinal, é preferível que o colaborador fique hospedado próximo ao local em que realizará as visitas ou qualquer outra atividade. Isso possibilita que ele economize tempo e energia no deslocamento, permitindo que a empresa economize recursos financeiros.
Portanto, um elemento que deve ser levado em consideração nesse momento é a localização. Pesquise sobre a localização das pousadas e hotéis da região e tente identificar quais estão mais próximos dos locais de interesse. Também é importante considerar o acesso ao transporte público e a facilidade de deslocamento.
Faça orçamentos
Outro elemento que deve ser levado em consideração na hora de escolher entre hotel ou pousada é o preço. Afinal, é necessário se manter dentro do orçamento previsto para a viagem, de forma a não comprometer as finanças da empresa como um todo.
Portanto, faça orçamentos com as pousadas e os hotéis da região de interesse. Pergunte sobre o preço dos quartos, o que está incluído no valor e as condições de pagamento. Aproveite também para questionar sobre possíveis parcerias e descontos caso a viagem seja repetida no futuro.
Analise a estrutura do quarto
Você precisa oferecer conforto e comodidade aos colaboradores que estão viajando pela empresa, não é mesmo? Afinal, é necessário que eles sejam capazes de descansar de forma apropriada ao longo da viagem, evitando maiores desgastes e tendo acesso a todos os recursos necessários para o seu bem-estar.
Portanto, analise muito bem a estrutura dos quartos. Veja quais são os equipamentos incluídos, como frigobar, micro-ondas, ar-condicionado, entre outros. Também é importante ficar atento à qualidade das camas e banheiros e limpeza do local.
Pesquise sobre os serviços disponíveis
Também é importante entender quais são os serviços disponíveis em cada um dos estabelecimentos para tomar a melhor decisão para você e a sua equipe. Afinal, alguns estabelecimentos oferecem café da manhã completo e, até mesmo, outras refeições. Pode ser também que existam serviços de lavanderia, translado, arrumação diária do quarto, entre outros.
Porém, é importante lembrar que o serviço só é um diferencial quando ele é necessário. Isso significa que, se o seu colaborador vai ficar apenas uma noite em determinado local, sem necessidade de lavar nenhuma peça de roupa, a lavanderia não é um diferencial nesse caso. O mesmo acontece para todos os outros serviços.
Veja os comentários de quem já reservou
Por fim, vale lembrar que a maioria dos sites usados para pesquisa e reserva de hotéis ou pousadas possui comentários de pessoas que já se hospedaram no local. Dessa forma, é importante analisar as avaliações anteriores, de forma a garantir que o seu colaborador vai ficar bem acomodado durante a viagem corporativa.
A decisão entre hotel ou pousada é extremamente importante em qualquer viagem corporativa. Afinal, a hospedagem é que garante o descanso e bem-estar do colaborador enquanto ele estiver em trânsito.
Portanto, aproveite as nossas dicas e faça a melhor escolha para a sua equipe. Além disso, tome cuidado ao realizar as reservas para garantir que está optando por um local de boa reputação.
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre hospedagem em viagens corporativas?
Então leia o nosso próximo artigo e entenda os benefícios da gestão de hotel!