Sua empresa aplica o duty of care? Não sabe o que é isso? Pois bem, vamos explicar. Duty of care significa “dever de cuidar”, ou seja, refere-se ao conjunto de ações e obrigações (legais e morais), que visam a manter o bem-estar, a segurança e a integridade dos colaboradores de uma empresa em uma viagem a negócios.
Investir nessas ações é essencial para manter seus colaboradores motivados, uma vez que eles passam a ter o sentimento de pertencimento à empresa, ou seja, sabem que a organização se importa com eles. Continue a leitura deste artigo até o final, para entender mais sobre a importância do duty of care e como ele funciona!
Qual é a importância do duty of care?
Por mais que a viagem seja programada e muito bem planejada, existem imprevistos que podem ocorrer durante o percurso. Estamos falando de desastres naturais, emergências médicas, conflitos políticos, atos de terrorismos, entre outros problemas difíceis de solucionar.
Dessa forma, caso o viajante tenha qualquer problema, a empresa consegue ajudá-lo, abrindo um plano de risco para resolver a situação. Vale destacar, também, a importância dos programas de monitoramento para facilitar a identificação do colaborador.
Como ele funciona?
Com o duty of care, a empresa tem a certeza de que o seu colaborador está seguro e protegido, uma vez que ela visa a reduzir qualquer risco de exposição ao perigo que ocasione problemas de saúde. Independentemente do evento crítico, a empresa consegue comunicar-se rapidamente com o seu funcionário onde ele estiver, possibilitando, assim, a solução do problema o mais rápido possível.
Quais são os benefícios do duty of care?
O duty of care oferece dois principais benefícios, que são muito importantes para a empresa. Veja quais são eles!
Garante a segurança e o bem-estar dos funcionários durante uma viagem
O funcionário é de sua responsabilidade. Portanto, oferecer a ele toda segurança e comodidade possível em uma viagem é primordial — é nesse ponto que o duty of care se faz indispensável.
Seu colaborador poderá viajar tranquilamente, na certeza de que, se houver algum problema, a empresa estará preparada para oferecer todo o suporte necessário até que tudo se normalize. Isso é bom para o funcionário, que viajará tranquilo, e para a empresa, que não terá problemas com demandas trabalhistas no futuro.
Aumenta a satisfação e retenção de colaboradores
Funcionário satisfeito é sinônimo de produtividade e engajamento. Quando o colaborador percebe que a empresa se importa com o seu bem-estar, ele passa a se dedicar mais a ela, melhorando o seu desempenho em todas as áreas profissionais. Com isso, há uma maior retenção de talentos na organização, reduzindo os índices de turnover e absenteísmo. O melhor disso é que toda essa motivação reflete diretamente nos resultados do negócio, o qual passa a ter mais vantagem competitiva no mercado.
Para implementar o duty of care na sua empresa, conte com o auxílio de uma empresa especializada em gerenciamento de viagens. Dessa forma, você terá, à sua disposição, as ferramentas certas e soluções de monitoramento de risco no planejamento de todas as suas viagens.
Gostou do nosso artigo? Então, aproveite e siga a nossa página no Facebook, para acompanhar nossas novidades!