Revisar o planejamento financeiro empresarial no momento atual é fundamental para que as empresas garantam sua sobrevivência e seu desenvolvimento no mercado, já que a pandemia da COVID-19 impactou significativamente as finanças de grande parte delas.
De acordo com a AgênciaBrasil EBC, os efeitos da pandemia foram negativos para 62,7% das pequenas empresas, 46,3% das organizações de tamanho médio e 50,5% para aquelas de grande porte. Isso significa que a revisão do planejamento financeiro é relevante para organizações de todos os tamanhos. Continue esta leitura para entender mais sobre o assunto!
Por que revisar e alterar o planejamento financeiro empresarial?
O planejamento financeiro detalha como devem ser os gastos e os investimentos da empresa, o capital de giro, as metas de receita e lucros, entre outras informações relacionadas às finanças.
Esse documento é elaborado considerando os períodos anteriores da empresa, a sua situação atual e os cenários para os próximos anos. Porém, é possível que ocorram eventos que alterem o comportamento do consumidor, as condições financeiras de parceiros e fornecedores, o retorno dos investimentos, entre outras questões.
A pandemia do coronavírus é um fenômeno que causou grandes alterações no mercado, o que torna fundamental que os gestores reavaliem o seu planejamento e baseiem suas decisões considerando as mudanças do cenário atual.
Quais são as melhores dicas para fazê-lo?
Nos tópicos seguintes, estão as melhores práticas para revisar o planejamento financeiro empresarial adequadamente.
Avalie o novo contexto da empresa
Cada ramo do mercado foi influenciado diferentemente pela pandemia do coronavírus. Enquanto algumas organizações foram prejudicadas pelo evento, outras foram beneficiadas ou tiveram poucos danos. Por isso, é importante analisar a situação específica do seu negócio. Faça os seguintes questionamentos sobre sua empresa e seu ramo:
- Meus clientes perderam o poder de compra?
- Houve mudanças no comportamento e na prioridade do meu público-alvo?
- Meus fornecedores e parceiros foram impactados pela crise?
- Os investimentos que realizo terão seus retornos prejudicados?
- Meus concorrentes foram prejudicados pela pandemia?
- Quais foram as estratégias adotadas pelos meus concorrentes?
Promova a redução de gastos na organização
É necessário que a empresa encontre as despesas ou os custos que são considerados supérfluos, desnecessários ou pouco úteis, e os minimize. Ainda que algumas reduções ou cortes de gastos pareçam insignificantes à primeira vista, um volume considerável de pequenas economias gera amplos benefícios às finanças a longo prazo ou quando são aglomeradas.
Alguns exemplos de economias que podem ser obtidas são aproveitar a iluminação natural no escritório, minimizar o uso de ar-condicionado, negociar os planos de telefone e internet, usar impressões e cópias somente quando necessário, entre outras.
Busque novas formas de ganhos
Caso seu negócio sofra queda na quantidade de vendas, no faturamento ou no ticket-médio, é interessante pensar em novas estratégias de ganho. Na prática, isso pode ser feito ao desenvolver um produto ou prestar novos serviços de acordo com as novas necessidades do cliente, buscar um novo público-alvo, entre outras táticas.
Lembre-se de que, para fazer um bom planejamento financeiro empresarial, é fundamental contar com um software de desenvolvimento para controlar os gastos do negócio. Com essa tecnologia, o administrador consegue gerenciar receitas, custos, despesas e investimentos, verificar se as metas serão alcançadas e muito mais.
Você sabia que a Argo pode auxiliar a sua empresa a aumentar os seus ganhos através de uma solução de Gestão de Despesas Corporativas? Entre em contato conosco, teremos o prazer em ajudá-lo.