Mindset é um padrão de comportamento ou pensamentos que ditam como as pessoas lidam com problemas, desafios e novos cenários. No ambiente corporativo, é importante que os colaboradores, líderes e gestores desenvolvam um mindset de crescimento, especialmente para que a empresa consiga superar crises econômicas.
Se você gerencia um negócio, então esta leitura poderá agregar muito à sua gestão. Aqui explicamos o que é um mindset de crescimento, como desenvolvê-la e quais serão os ganhos do seu negócio. Confira!
O que é mindset de crescimento?
Trata-se de uma forma de pensar que parte do princípio de que não existem pessoas predestinadas ao fracasso ou sucesso. Cada indivíduo possui potenciais, e deve despertá-los ou evoluí-los por meio de conhecimento e esforço.
Ao cultivar esse estado da mente, a pessoa:
- aceita enfrentar desafios;
- enxerga falhas como oportunidades para aprendizado;
- supera obstáculos em busca de crescimento pessoal;
- desenvolve novas habilidades quando necessário;
- se inspira no sucesso alheio.
Essa é uma ideia contrária ao que é chamado de mindset fixo. Nele, o indivíduo acredita que nasceu com habilidades (não é possível desenvolvê-las), evita desafios, desiste de obstáculos e inveja o sucesso alheio.
O mindset de crescimento tem o objetivo de fazer com que todo o pessoal fique engajado a superar os desafios com que a empresa irá se deparar. Isso aumentará seus resultados, contribuindo para a inovação e sua competitividade no mercado.
Como desenvolvê-lo na empresa?
Existem diferentes técnicas que podem ser aplicadas para isso. Nos tópicos seguintes, trazemos aquelas que podem ser implantadas em negócios de qualquer ramo e porte.
Apresente os desafios como oportunidade
Não é preciso esperar o surgimento de problemas para implantar o mindset de crescimento. Elabore periodicamente desafios construtivos para que os colaboradores se habituem a lidar com adversidades.
Para isso, crie metas difíceis, porém alcançáveis e com boas recompensas. Isso incentivará o pessoal a se esforçar e pensar em soluções criativas para atingi-las.
Invista em desenvolvimento e capacitação
Mesmo que sua equipe esteja motivada a superar obstáculos, é possível que ela não tenha o conhecimento técnico ou habilidades para isso. Por isso, promova treinamentos, capacitação profissional e cursos de desenvolvimento pessoal (como liderança).
Em momentos de crise, é importante que os cursos sejam voltados à criação de uma cultura organizacional voltada à inovação. As tecnologias, de forma geral, aumentam a produtividade dos funcionários e otimizam a rotina da empresa.
Utilize feedbacks a seu favor
Nem sempre os colaboradores terão sucesso perante desafios. Para evitar que eles sejam desmotivados, dê feedbacks construtivos, mostre como eles se desenvolveram, aprenderam novas habilidades, ajudaram os demais funcionários a crescerem, deixando claro como isso é relevante para a empresa.
Mesmo que o indivíduo tenha falhado, esse tipo de feedback o deixará estimulado a se esforçar para superar as metas ou barreiras futuras.
Quais são os benefícios do mindset de crescimento?
As vantagens para o funcionário são claras: ele estará sempre buscando se desenvolver pessoal e profissionalmente. Entretanto, a empresa cujos colaboradores têm esse mindset também aproveita de benefícios:
- assertividade nas ações: todo o pessoal será mais autoconfiante;
- melhor resolução de problemas: a equipe estará preparada para lidar com situações difíceis;
- identificação de oportunidades: todos saberão que são capazes de encontrar oportunidades que beneficiem a empresa.
Ao implementar o mindset de crescimento, seu pessoal será uma das principais forças do seu negócio. Eles serão talentos capazes de ultrapassar obstáculos e estarão sempre crescendo, mesmo quando se deparam com obstáculos e falhas.
Fique de olho nas nossas publicações futuras! Siga, curta e acompanhe a nossa página no Facebook! Estamos sempre com atualizações!