A employee experience (EX) — experiência do funcionário, em português — é um conjunto de estratégias que melhoram a experiência dos usuários internos (colaboradores) de um negócio. A organização que investe na EX aproveita vários benefícios, como maior produtividade dos funcionários, melhoria do atendimento e do clima organizacional.
Esses proveitos alavancam o desenvolvimento do seu negócio mesmo em períodos de crise econômica — como o que o Brasil enfrenta em razão do coronavírus.
Para isso, é fundamental prezar uma gestão eficiente e usar a tecnologia inteligentemente a seu favor. Então, os gestores devem compreender a importância desse conceito. Neste conteúdo, trazemos os 7 principais motivos pelos quais sua empresa deve investir na employee experience! Acompanhe!
1. Modernização de processos
A tecnologia está intimamente ligada à employee experience. Realizar atividades burocráticas e repetitivas faz com que os colaboradores cansem rapidamente e se estressem durante ou após a jornada de trabalho.
Consequentemente, esses funcionários se sentirão desperdiçados e procurarão oportunidades melhores para se desenvolverem. Mas esse problema é resolvido com a modernização de processos, já que grande parte dessas atividades será realizada automaticamente por um sistema de gestão.
Na prática, o gestor deve contratar e implementar um software cujas funcionalidades satisfazem as necessidades da sua rotina corporativa. Por exemplo, se a sua empresa realiza viagens corporativas com frequência, sua rotina será otimizada com o uso de um software de gestão de viagens corporativas com benefícios que:
- permitem fazer controle automático de bilhetes;
- remarcam voos ou fazem reembolsos;
- notificam os responsáveis sobre informações sobre o voo;
- vinculam automaticamente as despesas às viagens;
- permitem utilizar o programa diretamente pelo celular.
Graças a essa tecnologia, os colaboradores poderão se concentrar nas suas atividades principais, como reuniões com fornecedores, parceiros ou clientes, planejamento do itinerário, participação em eventos, entre outras.
2. Otimização de operações
Além da implementação de tecnologias de ponta melhorar o desempenho do pessoal, os colaboradores satisfeitos também buscarão formas de aumentar a eficiência das operações.
Os funcionários que desejam continuar na empresa e crescer nela tomam várias medidas que otimizam os processos. Eles desenvolvem novas técnicas para melhor desempenhar suas atividades, pesquisam tendências de mercado que contribuem para seu trabalho e auxiliam os outros colaboradores em suas tarefas.
Nesse caso, é importante que os líderes e gestores deixem um canal de comunicação aberto com o pessoal, bem como façam com que eles fiquem à vontade em dar ideias e feedbacks. Para isso, implemente uma cultura organizacional voltada à inovação e à comunicabilidade, que seja mais próxima à equipe.
3. Estímulo à capacitação
Os funcionários que desejam crescer na empresa deverão desenvolver novas habilidades para fazê-lo. Por exemplo, para que eles tenham mais sucesso com seus clientes, eles podem fazer cursos de técnicas de vendas, de atendimento ao cliente, de liderança e gestão de pessoas, entre outros.
Eles se sentirão encorajados a ampliar seus conhecimentos para serem mais valorizados na organização. A motivação é potencializada se o gestor apontar os cursos recomendados e oferecer treinamentos internos.
Ressalta-se que a capacitação não se limita às habilidades técnicas (hard skills), ela também se estende às interpessoais (soft skills), como proatividade, criatividade, flexibilidade, resiliência, liderança, empatia, capacidade de solucionar problemas, pensamento crítico, comunicação, entre outras.
4. Melhoria no ambiente de trabalho
O clima organizacional mostra o sentimento dos clientes internos em relação à empresa, bem como o estado de ânimo de forma geral.
Quando os colaboradores estão satisfeitos com o ambiente de trabalho, eles auxiliam uns aos outros, há engajamento do pessoal e mais motivação para trabalho.
Você pode saber se o clima organizacional está bom aplicando uma pesquisa de satisfação a cada trimestre, semestre ou ano.
Na prática, o gestor elabora e entrega ao funcionário um questionário com perguntas sobre a identificação com a missão do negócio, o seu relacionamento com a equipe, a existência de conflitos, entre outras coisas.
5. Uso de métricas para entender e melhorar a experiência do colaborador
Com um bom nível de employee experience, os colaboradores estão dispostos a entregar informações relevantes para que você continue aprimorando cada vez mais a satisfação do pessoal.
Há muitos indicadores que podem ser usados para medir a employee experience, mas os aplicados nas pesquisas feitas pelo IBM e pelo Workhuman são:
- pertencimento: o quanto ele se sente parte de um time ou grupo dentro da empresa;
- propósito: se ele compreende o seu papel e a sua importância na organização;
- conquista: sentimento de realização ao executar suas atividades;
- felicidade: contentamento e satisfação com a realização do trabalho;
- vigor: se há entusiasmo para ir ao trabalho.
6. Atração e retenção de talentos
Talentos são as pessoas que têm o perfil ideal para o negócio: elas se identificam com a missão da empresa, têm as habilidades interpessoais desejadas e são bastante produtivas.
O quadro de funcionários sofre uma grande perda quando esses colaboradores deixam a organização, por isso é fundamental tomar medidas para retê-los, o que pode ser feito investindo na employee experience.
Além disso, uma boa experiência do colaborador atrai novos talentos no mercado e diminui o índice de turnover (rotatividade dos funcionários) de forma geral, trazendo mais economia e melhorando a gestão financeira da empresa.
7. Aumento da produtividade
Os funcionários que estão mais satisfeitos em trabalhar para a organização são mais produtivos que os demais. Isso acontece pelo fato de que eles sentem fazer parte da equipe, desejando seu sucesso no mercado.
Isso foi comprovado por uma pesquisa feita pelo IBM em 2018, a Financial Impact of a Positive Employee Experience. O estudo mostrou que as empresas com melhor employee experience têm o triplo de retorno sobre os ativos e o dobro do retorno em vendas (margem líquida) em relação às organizações que não investem na EX.
Como implementar a employee experience sem erros?
Entenda o que você deve fazer para não errar na hora de implementar a employee experiência na sua empresa!
Entenda toda a jornada do colaborador
Entender a jornada do colaborador é fundamental para identificar gargalos que comprometem a produtividade dele dentro da empresa. Com isso, é possível criar estratégias para melhorar a satisfação dele e reduzir ao máximo a perda de talentos para os concorrentes.
Nesse momento, você precisa mapear todos os passos dos seus colaboradores, desde o processo de recrutamento e seleção até o desligamento do funcionário. Ao fazer esse mapeamento, considere também os marcos importantes deles, como a admissão, as eventuais promoções, as formações, o processo de onboarding, entre outros.
Essa tarefa parece simples, porém, é preciso ter bastante atenção para não pular nenhuma etapa e, consequentemente, prejudicar a experiência do seu colaborador ao tomar uma decisão equivocada.
Busque entender os anseios do colaborador e harmonize com os objetivos da empresa
Para entender os anseios dos seus colaboradores, você precisa conhecê-los. Para isso, é importante ouvir o que eles têm a dizer, conhecer suas aspirações pessoais e dar abertura para que eles apresentem suas ideias e desabafem — sem represálias, ok?
Com essas informações em mãos, é possível alinhar os interesses deles com os objetivos da empresa. Obviamente, nem todos os desejos poderão ser atendidos, porém, ao fazer esse alinhamento, o funcionário perceberá o esforço da organização em compreendê-lo e dar voz às suas ideias e sugestões. Isso fortalece o relacionamento empresa x colaborador e contribui para que os talentos permaneçam por mais tempo em seu negócio.
Invista em tecnologia
A tecnologia pode ser uma excelente parceira para entender de maneira mais eficiente as necessidades dos seus colaboradores. Um exemplo são os softwares de escuta contínua. Por meio deles, você conseguirá compreender os desejos dos seus funcionários a cada etapa do ciclo de experiência. Além disso, é possível agir de forma mais ágil para eliminar gargalos que comprometem a boa experiência do trabalhador.
Com o apoio da tecnologia, você terá em mãos informações precisas, que contribuirão para a formação de uma cultura organizacional que tem como foco não só o desenvolvimento do próprio negócio, mas também o das pessoas.
Garanta oportunidades de crescimento
Oferecer oportunidades de crescimento é uma excelente maneira de engajar os seus colaboradores e incentivá-los a melhorar o desempenho dentro da empresa. Inclua, em seus processos, planos de cargos e salários, programas de mentorias, estratégias de treinamento, entre outras ações que achar importantes.
Dessa forma, seus colaboradores estão cada vez mais capacitados para resolver problemas de modo eficiente e, com isso, melhorar os resultados da empresa. A tomada de decisão também é beneficiada nesse momento, uma vez que os funcionários terão a expertise necessária para resolver conflitos de maneira eficaz.
Invista em feedbacks
Se todos entendessem a importância dos feedbacks, muitos problemas corriqueiros poderiam ser evitados. É preciso que você compreenda que a employee experience é um processo que requer uma evolução contínua. Ou seja, ela exige que você esteja constantemente atento às necessidades dos seus colaboradores.
Nesse sentido, investir em feedbacks é fundamental para eliminar gargalos e melhorar a experiência do seu colaborador. Nesse momento, ele poderá expor os pontos positivos e negativos da empresa, assim como a empresa pode oferecer feedbacks que ajudam o funcionário a crescer.
Com esta leitura, agora você sabe como a employee experience é importante para o desenvolvimento de qualquer empresa. A Argo Solutions disponibiliza excelentes serviços para que você consiga aplicar esse conceito, sendo uma poderosa aliada para que você aumente sua competitividade de mercado.
Gostou de saber um pouco mais sobre a experiência do colaborador? Então aproveite e curta a nossa página no Facebook para acompanhar mais materiais ricos como este!