Já ouviu falar de bleisure? Essa é uma tendência que está sendo bastante utilizada por empresas que fazem viagens corporativas para melhorar a satisfação dos seus colaboradores, reduzir seus custos e outras vantagens.
Se você gerencia uma empresa que faz viagens a negócios, com certeza esta leitura será produtiva. A seguir esclarecemos o conceito de bleisure, quais são suas vantagens e, no fim, ainda mostramos dados que comprovam como sua aplicação vale a pena!
O que é bleisure?
O termo bleisure veio da junção das palavras em inglês business (negócios) e leisure (lazer). Como o nome indica, é a combinação de viagens a negócios com lazer.
Quando um colaborador viaja para outro local a trabalho — podendo ser para se reunir com clientes, participar de eventos, entre outras finalidades —, também é possível que ele tenha momentos de lazer, conheça atrativos turísticos e a cultura local, curta a paisagem, entre outras atividades.
Existem diferentes formas de oferecer o bleisure ao colaborador. Um exemplo é combinar alguns dias de férias no dia seguinte após o funcionário terminar o trabalho no local. Mais uma alternativa é estender a viagem a trabalho durante um final de semana.
O importante é que uma atividade não prejudique a outra e que tudo esteja detalhado em uma política de viagens definida pela empresa.
Quais são as vantagens de apostar nessa tendência?
Tanto o colaborador como a empresa desfrutam de diferentes benefícios quando o gestor adota o bleisure. Veja quais são os principais a seguir.
Satisfação
O funcionário poderá se sentir sortudo em ter um trabalho que usa bleisure, isso aumenta sua satisfação em trabalhar na empresa e faz com que ele se torne um promotor da marca.
Motivação
O colaborador se sentirá motivado a realizar a viagem a trabalho, pois sabe que usufruirá de um passeio de descanso no local de destino. Por exemplo, uma reunião com um cliente será mais proveitosa e bem-sucedida graças ao ânimo e bom humor do funcionário.
Aumento da produtividade
Há um aumento da produtividade quando o colaborador retornar da viagem corporativa. Isso ocorre pelo fato de ele te usufruído melhor do final de semana, seu período de descanso ou de férias.
Possibilidade de economizar
É possível que tanto o colaborador como a empresa conquistem economias. Por exemplo, o funcionário não precisará arcar com o preço da passagem de avião e o deslocamento até o aeroporto. Para a empresa, o aumento da produtividade faz com que o colaborador agregue mais valor a cada hora trabalhada, bem como diminui a taxa de rotatividade (menos pessoas desejarão deixar a empresa).
Quais são os dados que comprovam esses benefícios?
Há diversas pesquisas que comprovam que o bleisure está dando muito certo para as empresas que o implementam. Uma delas foi publicada pela BridgeStreet Global Hospitality. Os dados mostram que 78% dos respondentes acreditam que acrescentar dias de lazer adiciona valor ao seu trabalho, enquanto 73% se sentem beneficiados pelo bleisure.
Esses números mostram que a maioria dos viajantes ficam satisfeitos com a combinação de viagens de lazer e trabalho na empresa, gerando bem-estar, motivação e outros benefícios explicados.
O bleisure traz muitas vantagens tanto para a empresa como para o colaborador. No entanto, é fundamental que a empresa tenha uma política de viagens interna bem estruturada e faça pesquisas de satisfação com seus funcionários para verificar se a estratégia está dando os resultados esperados.
Gostou da tendência do bleisure? Compartilhe já este conteúdo nas suas redes sociais mais utilizadas e espalhe essa ideia!