A quantidade de dados que precisa ser armazenada aumentou drasticamente devido à conversão digital de documentos e ao salvamento de arquivos por longos períodos nas empresas. O aumento no armazenamento de dados se tornou um problema significativo para organizações de todos os tamanhos e setores. Embora você possa investir em discos rígidos externos ou novos dispositivos, uma tendência crescente é aproveitar os benefícios do armazenamento de dados na nuvem.
Nessa estratégia, os dados corporativos podem ser mantidos, gerenciados, guardados em backup e acessados remotamente, desde que haja permissões, de forma segura. Neste artigo, nós apresentamos 6 benefícios que fazem do armazenamento em nuvem uma boa estratégia para o seu negócio. Confira!
1. Aumento da segurança dos dados
O motivo mais comum pelo qual uma empresa opta pelo armazenamento em nuvem é garantir a recuperação fácil dos dados no caso de um ataque cibernético, desastre natural ou outra emergência. Eventos como ataques de ransomware são alguns dos muitos riscos para os dados de uma empresa. Se algo acontecer no local, você precisa ter certeza de que seus arquivos estão seguros.
Antes de tudo, os dados na nuvem são quase sempre armazenados em uma forma criptografada que precisaria ser quebrada para que um invasor pudesse ler as informações. Mas, além disso, os provedores de serviços na nuvem podem oferecer recursos como:
- atualizações de segurança consistentes;
- firewalls integrados;
- redundância (dados com ultra backup), entre outros.
2. Custos operacionais aprimorados
As empresas têm a oportunidade de reduzir drasticamente os custos operacionais, escolhendo uma solução de armazenamento de dados em nuvem em vez de um servidor físico. O armazenamento em nuvem pode fornecer um grande benefício ao eliminar o investimento inicial necessário para comprar um servidor e hardware associado.
O armazenamento em nuvem também reduz os custos de manutenção mensal e fornece uma solução escalonável para o seu negócio. Se você precisar aumentar significativamente sua capacidade de armazenamento no futuro, ele permitirá que você alcance o aumento necessário sem ter que comprar e instalar novos servidores.
3. Escalabilidade
Hospedar seus dados localmente em seus próprios servidores não é apenas caro e demorado, mas também ocupa um precioso espaço de escritório. Além disso, sempre que sua operação cresce, sua infraestrutura hospedada localmente também deve crescer, o que só aumenta o custo, o incômodo e o espaço necessário. Isso cria um problema de escalabilidade.
A computação em nuvem elimina esses desafios devido à sua escalabilidade simples. A infraestrutura já foi construída para você em algum data center remoto, e você só precisa negociar mais espaço com seu host de terceiros. Não há necessidade de comprar mais equipamentos ou planejar onde você colocará os novos servidores e como ligá-los a todos. É tão fácil quanto clicar e aumentar.
4. Pouca ou nenhuma manutenção
Lembra do que dissemos sobre o aspecto de segurança da computação em nuvem? Bem, parte dessa segurança requer manutenção regular de servidores, atualizações de software e gerenciamento de rede. Felizmente, a computação em nuvem tira toda essa manutenção do seu prato e deixa nas mãos de profissionais treinados.
Você não precisa se preocupar em comprar equipamentos atualizados a cada três ou quatro anos, porque nenhum deles é hospedado por você. Você também não precisa lidar com nenhuma dessas manutenções, o que libera tempo adicional para sua empresa se concentrar no produto ou serviço que oferece.
Essa é a tranquilidade de que você precisa, especialmente se sua empresa está apenas começando e não tem mão de obra para lidar com grandes atualizações de equipamentos.
5. Colaboração e transparência
Lembra-se dos velhos tempos de compartilhamento de versões de um documento por e-mail sem saber o que estava sendo alterado e quando? Lembra-se de quando esses processos levariam a duplicações de esforços, uma vez que ninguém, exceto o usuário imediato, podia visualizar e editar esses documentos?
Tudo isso está no passado graças ao armazenamento em nuvem. A computação em nuvem melhora a colaboração da equipe, a mobilidade e a transparência do trabalho entre os times. Não importa se você está lidando com estratégia de vendas ou gerenciamento de leads, a computação em nuvem lhe dará o poder de compartilhar essas informações com todos das suas equipes em tempo real.
6. Acesso remoto aos dados
Sua conta de e-mail é a analogia perfeita para a computação em nuvem. Você pode acessá-la de qualquer computador se tiver suas credenciais de login e uma conexão com a internet. Essa conveniência é o que torna a computação em nuvem tão atraente para muitas empresas.
Em vez de deixar o trabalho em um computador desktop ou em algum servidor de rede local (LAN) que não esteja conectado à internet, a nuvem permite que você e seus funcionários acessem seu trabalho de qualquer lugar do mundo.
Esse acesso remoto melhora a produtividade e a flexibilidade do seu espaço de trabalho. Provavelmente, se você realiza suas atividades em um ambiente de escritório, está aproveitando a computação em nuvem enquanto trabalha em casa durante a pandemia da COVID-19.
A computação em nuvem torna as operações comerciais diárias possíveis de qualquer lugar, para que você não precise se preocupar com pandemias, inundações, incêndios em escritórios ou tornados gigantes que varrem seu escritório do mapa. Enquanto seus dados estiverem armazenados na nuvem, eles estarão acessíveis.
Os espaços de armazenamento começaram a ficar congestionados devido à quantidade de dados sendo gerados e baixados. Com previsões como essa, o fornecimento de serviços de armazenamento integrados e poderosos que são, ao mesmo tempo, estrategicamente elaborados com segurança se tornou um dos maiores desafios para as empresas que fornecem essas infraestruturas. A computação em nuvem não pode sozinha atender a essas demandas por dados de resposta mais rápida.
O futuro do armazenamento de dados na nuvem está em mover as informações e a computação para mais perto dos usuários. Conhecida como Edge Computing, significa literalmente mover os drives da nuvem para o extremo da rede. Esse tipo de computação trabalha com a premissa de entregar os dados a um dispositivo mais próximo do usuário, tornando-se um mini data center e resultando em uma resposta em tempo real.
Como dissemos, a mobilidade é um dos principais benefícios da computação em nuvem, mas existem formas de otimizar a gestão dos colaboradores em viagem. Entre em contato com a gente e conheça nossas soluções!