Já ouviu falar de bleisure? Essa é uma tendência que está sendo bastante utilizada por empresas que fazem viagens corporativas para melhorar a satisfação dos seus colaboradores, reduzir seus custos, entre outras vantagens.
Trata-se de um novo conceito que está revolucionando as viagens corporativas e que proporciona benefícios relevantes tanto para a empresa quanto para os funcionários. Além de cumprir os objetivos profissionais, esse modelo permite aproveitar atrações turísticas do destino.
Se você gerencia uma empresa que faz viagens a negócios, com certeza esta leitura será produtiva! Continue lendo este post e veja o conceito de bleisure, suas vantagens e, no fim, dados que comprovam como sua aplicação vale a pena!
O que é bleisure?
O termo bleisure veio da junção das palavras em inglês business (negócios) e leisure (lazer). Como o nome indica, é a combinação de viagens a negócios com lazer. Ou seja, além de negócios, os funcionários podem desfrutar de atividades de lazer no destino.
Quando um colaborador viaja para outro local a trabalho — podendo ser para se reunir com clientes, participar de eventos, entre outras finalidades —, também é possível que ele tenha momentos de lazer, conheça atrativos turísticos e a cultura local, curta a paisagem, entre outras atividades.
Nesse sentido, existem diferentes formas de oferecer o bleisure ao colaborador. Um exemplo é combinar alguns dias de férias a partir do dia que o funcionário terminar o trabalho no local. Mais uma alternativa é estender a viagem a trabalho durante um final de semana.
O importante é que uma atividade não prejudique a outra e que tudo esteja detalhado em uma política de viagens definida pela empresa. Por isso, para colocar essa tendência em prática, é necessário investir em um planejamento e definir procedimentos claros.
Quais são as vantagens de apostar nessa tendência?
Tanto o colaborador como a empresa desfrutam de diferentes benefícios quando o gestor adota o bleisure. Afinal, é um conceito moderno e flexível, que contribui para gerar a satisfação e tornar todo o processo mais agradável, leve e produtivo.
Em outras palavras, o bleisure é um modelo de viagens corporativas que melhora o bem-estar do colaborador. Esse fator reflete diretamente no desempenho nas funções profissionais e potencializa os resultados nos objetivos da viagem.
Veja, a seguir, quais são as principais vantagens do bleisure!
Satisfação
O funcionário se sentirá sortudo em ter um trabalho que usa bleisure, fazendo aumentar sua satisfação em trabalhar na empresa. Além disso, faz com que ele se torne um promotor da marca e dê o melhor no trabalho, aspecto essencial para a retenção de talentos.
Motivação
O colaborador se sentirá motivado a realizar a viagem a trabalho, pois sabe que usufruirá de um passeio de descanso no local de destino. Por exemplo, uma reunião com um cliente será mais proveitosa e bem-sucedida graças ao ânimo e bom humor do funcionário.
Aumento da produtividade
Há um aumento da produtividade quando o colaborador retorna da viagem corporativa. Isso ocorre pelo fato de ele ter usufruído melhor do final de semana, do seu período de descanso ou de férias — com a oportunidade de conhecer atrações sem a sensação de estar infringindo regras da empresa.
Possibilidade de economizar
É possível que tanto o colaborador como a empresa conquistem economias. Por exemplo, o funcionário não precisará arcar com o preço da passagem de avião e o deslocamento até o aeroporto, o que é um grande benefício para o orçamento.
Para a empresa, o aumento da produtividade faz com que o colaborador agregue mais valor a cada hora trabalhada, bem como diminui a taxa de rotatividade – pois menos pessoas desejarão deixar a empresa –, retém mais talentos.
Quais cuidados adotar em relação ao bleisure?
O bleisure é um método inovador para realizar compromissos corporativos de uma forma mais flexível, agradável e intuitiva. Trata-se de uma maneira de melhorar a relação com o colaborador e permitir o acesso ao lazer durante a viagem de negócios.
Apesar de ser um conceito vantajoso para empresas e funcionários, é preciso ter alguns cuidados ao implementar o bleisure na empresa, especialmente em relação ao planejamento, indispensável para manter tudo em segurança e sem prejuízos.
Sendo assim, considere os seguintes cuidados:
- defina uma política de viagens e apresente aos funcionários;
- tenha uma boa política de reembolso;
- avalie os procedimentos do bleisure;
- instrua os colaboradores sobre questões de segurança;
- organize bem as datas das viagens;
- faça o planejamento financeiro;
- conte com a tecnologia.
Com atenção a todos esses pontos, você terá uma política de viagens bleisure transparente e clara para todos os funcionários, o que é essencial para evitar transtornos, atingir os objetivos e garantir uma experiência enriquecedora.
Como se organizar para implementar o bleisure?
Para adotar o bleisure, além dos cuidados, é preciso saber como se organizar para começar a realizar viagens corporativas da forma adequada. Para isso, comece definindo um planejamento e estabeleça uma política específica para o conceito.
Além do mais, é preciso ter atenção à organização financeira e definir indicadores para analisar o desempenho das viagens, sobretudo, com uma equipe bem treinada para ter praticidade ao realizar reservas e estabelecer um tempo livre para o funcionário aproveitar as atrações.
Nesse processo, utilizar um bom software de viagens corporativas é uma ótima alternativa para facilitar os procedimentos e a comunicação. Trata-se de uma maneira inteligente de centralizar informações e ter processos mais eficientes nas viagens.
Quais são os dados que comprovam esses benefícios?
Há diversas pesquisas que comprovam que o bleisure está dando muito certo para as empresas que o implementam. É uma tendência que já está em prática em grandes organizações e diversos países, que buscam flexibilizar o trabalho e elevar o bem-estar.
Uma delas foi publicada pela BridgeStreet Global Hospitality. Os dados mostram que 78% dos respondentes acreditam que acrescentar dias de lazer adiciona valor ao seu trabalho, enquanto 73% se sentem beneficiados pelo bleisure.
Além disso, a agência de viagens francesa Egencia levantou dados importantes sobre o bleisure no país. Segundo esses dados, a prática é comum para 24% dos viajantes em empresas na França e está em expansão, sendo cada vez mais buscada.
Esses números demonstram que a maioria dos viajantes fica satisfeita com a combinação de viagens de lazer e trabalho na empresa, gerando bem-estar, motivação e outros benefícios explicados.
O bleisure traz muitas vantagens tanto para a empresa como para o colaborador. No entanto, é fundamental que a empresa tenha uma política de viagens interna bem-estruturada e faça pesquisas de satisfação com seus funcionários — para verificar se a estratégia está gerando os resultados esperados.
Como pôde notar, o bleisure é um conceito interessante, e diversos dados provaram que ele pode trazer benefícios relevantes para a empresa e os funcionários. Portanto, considere essa ideia para inovar e alcançar resultados surpreendentes nas viagens corporativas.
Gostou da tendência do bleisure? Se você deseja continuar lendo informações e novidades relevantes sobre diversos assuntos, não perca tempo e siga nossas redes sociais! Estamos no Instagram, LinkedIn, TikTok e YouTube!