Quem está preocupado em saber como montar plano de ação para empresas durante períodos de crise deve estar atento às metas e aos cronogramas, além de propor soluções adequadas para cada processo interno. Planos de ação são ferramentas próprias de gestores, que têm o objetivo de orientar uma equipe durante a execução de procedimentos, ajudando o empreendimento a bater as metas estabelecidas no formato de um ciclo de desenvolvimento.
É durante os momentos mais difíceis do mercado de trabalho que essa estratégia deve ser utiliza para ser como um zênite que aponta para um futuro mais promissor. Desenvolvemos este texto no intuito de auxiliar você nesse empreendimento e fazer seu negócio prosperar mesmo em épocas difíceis.
Esperando o que para alavancar os resultados da sua empresa? Confira as 5 melhores dicas para elaborar um plano de ação eficaz!
1. Estabeleça metas
Inicialmente, é necessário ter uma visão clara do que você deseja realizar com esse planejamento. No momento em que isso estiver estabelecido, o primeiro passo para alcançar o que foi proposto é definir as metas para seu trabalho.
Para que essa parte esteja bem estruturada, é muito importante que o objetivo geral do plano de ação esteja definido claramente, e, assim, você consiga pensar nas melhores alternativas de cada etapa a ser superada.
Desenvolver metas mensuráveis é a melhor maneira de fazer com que sua equipe visualize claramente o que precisa ser feito até o final do planejamento. Dessa forma, ela terá tempo suficiente para corrigir os possíveis desvios da trajetória, possibilitando que o objetivo seja cumprido com qualidade e dentro dos prazos estipulados.
Essa também é uma ótima maneira de avaliar o desempenho individual dos seus funcionários, pois, se as metas não estiverem sendo batidas, fica fácil descobrir o que está dando errado e cobrar mais assiduidade no trabalho por parte deles.
2. Desenvolva um cronograma bem-estruturado
Definir um cronograma bem-estruturado auxilia sua empresa a alcançar o objetivo final, sendo necessário listar as atividades e disponibilizar esse documento para toda a equipe durante o planejamento. Assim, você deixará claro para todos as tarefas que necessitam ser desenvolvidas com agilidade e aquelas cujo tempo de elaboração pode demorar um pouco mais.
Dessa maneira, seus funcionários ficarão esclarecidos quanto às atividades do planejamento inicial, e você poderá delegar responsáveis pelas suas execuções. É claro que algumas tarefas são mais difíceis do que outras, e, nesses casos, você deve dividir as atividades maiores em partes menores para que possam ser distribuídas entre seus colaboradores.
Durante a elaboração do cronograma, é muito importante estabelecer prazos para cada tarefa, para que você possa definir um plano de ação consistente e baseado nas alternativas que estão em mãos. Isso ajudará o gestor durante o acompanhamento da produtividade da equipe e facilitará a comunicação entre os integrantes.
3. Planeje corretamente cada ação
Planejar de maneira eficiente cada ação do seu plano é a forma mais eficiente de proporcionar uma boa execução do projeto. Ao estabelecer objetivos distintos, você deve buscar colocar em prática atitudes que exponenciem cada ação, para torná-las mais eficazes e favorecer o cumprimento das metas.
Caso seu objetivo seja dobrar as vendas, por exemplo, alguns requisitos básicos devem ser levados em consideração, como recrutar bons profissionais para sua equipe, trocar seu maquinário por tecnologias de ponta, além de investir em marketing.
Você, como gestor, deve guiar as ações da sua equipe para que ela alcance os objetivos corporativos. Uma boa maneira de fazer isso é observar os pontos fortes e fracos de cada profissional envolvido e saber delegar a cada um as tarefas que mais se adequam ao perfil individual.
O cotidiano corporativo é muito importante nesse ponto, pois, diariamente, os colaboradores estarão envolvidos nas suas tarefas, e conseguir cumprir as metas estabelecidas é um exercício que deve ser praticado com paciência no dia a dia.
4. Utilize métricas para monitoramento
Desenvolver um monitoramento eficiente por meio de métricas de controle é uma ótima estratégia para acompanhar o desenvolvimento geral do seu planejamento. Essas ferramentas de análise devem ser utilizadas em conjunto com o cronograma estabelecido para que o processo seja otimizado e demonstre os resultados esperados.
Após identificar algum problema, você deve listá-lo para descobrir os motivos do seu surgimento, além de criar uma solução adequada para a resolução do empecilho. Você poderá ajustar os prazos e os processos de alguma etapa do planejamento, para garantir que ela seja entregue com qualidade.
Durante esse procedimento, é necessário que seu plano de ação esteja bem desmembrado em pequenas etapas, para que as métricas de monitoramento possam ser devidamente aplicadas. Assim, fica mais fácil de estabelecer os recursos certos que devem ser investidos, além de delegar outros responsáveis e novos prazos para que o objetivo seja alcançado.
5. Use ferramentas para auxiliá-lo no seu plano de ação
Utilizar ferramentas que facilitem a gestão do seu planejamento é essencial em momentos de crise. Por isso, desenvolvemos um guia com os aplicativos que não podem faltar no seu projeto. Confira!
Raio X da situação global
Realizar uma análise detalhada de como está a situação no planeta durante momentos de crise é um dos fatores de maior importância no planejamento de ação. Por esse motivo, você deve investigar profundamente as causas dessa crise planetária e saber quais são os efeitos dela no seu negócio. Assim, é possível projetar soluções adequadas de acordo com o problema em questão.
Gestão de trabalho remoto
Para garantir que o trabalho remoto esteja sendo realizado corretamente, é muito importante utilizar ferramentas para a comunicação e gestão. Por meio desses aplicativos, fica mais fácil distribuir as tarefas e garantir a execução do que foi planejado. Investir no gerenciamento do home office é apostar na produtividade de seus funcionários, mesmo estando distante deles.
Scale-ups
Scale-ups são empresas que conseguem sustentar um rápido crescimento durante um extenso período de tempo e sempre de maneira escalonada. Esse ciclo de evolução econômica é baseado em um modelo de negócio inovador de escalabilidade. Fique por dentro das três principais características dessas empresas e faça seu negócio crescer em períodos de recessão:
- processos ensináveis – em uma scale-up, todos os processos de produção são facilmente transmitidos para os funcionários, sendo que qualquer um pode aprender como eles funcionam;
- valor agregado ao produto – nessas empresas, o valor gerado por meio da especialização da atividade produtiva é bem maior do que o dos concorrentes;
- processos replicáveis – em corporações desse tipo, todos os processos podem ser reproduzidos facilmente, gerando receita recorrente.
Agora que você já sabe como montar plano de ação eficiente, pode aplicar o que aprendeu no seu negócio. Utilizando nossas dicas, você alcançará maior sustentabilidade para sua empresa, podendo desencadear um crescimento produtivo mesmo em períodos de crise. Esperando o que para realizar o planejamento de ações eficaz na sua corporação?
Gostou de aprender sobre plano de ação para momentos de crise e deseja saber mais sobre o assunto? Entre em contato conosco. A Argo conta com as melhores soluções para otimizar suas despesas e viagens corporativas.