Uma das coisas mais importantes quando estamos tratando de uma boa gestão financeira e orçamentária é justamente a realização de uma análise de custos mais eficiente. Afinal, um dos grandes desafios da gestão é conseguir utilizar os recursos da sua empresa da forma mais eficiente possível, para conseguir os melhores resultados!
Por isso, apresentaremos para você o que é análise de custos e como fazê-la da forma mais eficiente!
O que é análise de custos e como funciona?
Antes de pensarmos como tornar a nossa análise de custos mais eficiente, é necessário que consigamos entender em que exatamente consiste esse conceito. De forma objetiva, a análise de custos é uma estratégia que busca identificar de forma precisa, por meio dos dados da empresa, quais são os custos de produção dos seus produtos ou serviços.
De forma geral, aqueles custos considerados fixos costumam ser identificados e mapeados de forma mais rápida, uma vez que são mais regulares, diferentemente do que ocorre com os indiretos, que pedem um pouco mais de atenção.
Além disso, a análise de custos pode ser feita utilizando diferentes métodos, sendo os principais: custeio direto ou variável, custeio baseado em atividades e custeio por absorção.
Quais tipos de custos existem?
Além de existirem diversas formas de se analisar os custos, há também tipos diferentes a serem verificados. Cada um deles possui características diferentes e pede níveis de atenção distintos.
No total, existem quatro tipos diferentes de custos:
- diretos: são os custos com seus serviços ou produtos, como matéria-prima e mão de obra;
- indiretos: são custos que não são responsáveis diretamente pelas atividades da empresa, mas são fundamentais para que elas ocorram, como luz, internet e água;
- fixos: já os fixos são aqueles que estão sempre presentes de forma periódica e com valores que quase não variam, independentemente da produção e do faturamento da empresa, como o aluguel;
- variáveis: são aqueles que sofrem alterações a depender das atividades da empresa, como o seu volume de vendas e produção (um exemplo disso são as despesas com matéria-prima).
Como fazer uma boa análise de custos?
O primeiro passo, antes de tudo, para se realizar uma boa análise de custos é conseguir determinar exatamente qual custo será avaliado. Afinal, existem diversas formas de custos, não só financeiros, existentes em uma administração.
Depois disso, é fundamental definir qual é o objetivo da análise de custos. É claro que, de forma geral, o objetivo é sempre verificar se há mais ganhos do que custos com aquela atividade. Entretanto, é importante determinar se esse é o único objetivo da análise, ou apenas o principal em meio a outros também importantes.
A partir disso, você identificará quais são os seus custos fixos, variáveis, diretos e indiretos e conseguirá mapeá-los para ajudar na sua gestão. Identificando quais são os custos dispensáveis, será possível redirecionar esses recursos para o ganho de produtividade.
Por fim, você também terá de escolher qual será o método utilizado, podendo ser o de custeio por absorção, custeio direto ou variável, ou o custeio baseado em atividades
Enfim, uma boa análise de custos necessita de objetivos claros, escolha dos custos avaliados, e determinação da metodologia mais adequada. Essa prática é fundamental para uma boa gestão financeira e orçamentária de qualquer empresa e deve ser feita com muito cuidado e atenção.
Esse texto foi útil para você? Então, siga-nos em nossas redes sociais para ficar por dentro de mais conteúdos como este!