O sucesso de uma empresa é o objetivo desejado tanto por sócios como por colaboradores. Dessa forma, qualquer medida que o favoreça deve ser buscada por todos com o mesmo empenho. A prestação de contas governança corporativa, mais que um termo da moda, é um meio de aperfeiçoar o gerenciamento de um negócio e melhorar os resultados obtidos.
Neste artigo, explicaremos o que é governança corporativa, quais são os seus pilares e o papel de cada um deles no funcionamento de uma empresa. Acompanhe a leitura e confira!
O que é governança corporativa?
A governança corporativa é o modo pelo qual as empresas são gerenciadas, observadas e encorajadas a prosseguir na busca de suas metas. Essa forma de ação são boas práticas que envolvem todas as partes interessadas no processo, desde os setores de fiscalização e controle, os sócios, o conselho de administração e diretoria, até os investidores e colaboradores.
Prestação de contas governança corporativa: quais são os seus pilares?
O sistema de governança corporativa é composto por quatro pilares: transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa, que são essenciais à boa gestão empresarial. Você que deseja implantar esse sistema, preste atenção a como esses princípios serão aplicados, para que o seu funcionamento em conjunto garanta equilíbrio e êxito.
Transparência
Transparência é o ato de fornecer informações com regularidade às partes interessadas, que sejam importantes para as suas decisões. Ou seja, além daquelas que são obrigatórias por lei, como o desempenho econômico-financeiro, todos os fatores, até os intangíveis, que impactam a administração e a preservação dos valores da organização, devem constar nos informes disponibilizados.
Equidade
Equidade é o tratamento justo e igual de todas partes interessadas no âmbito da empresa, sem ter em conta o cargo, a posição ou o nível de participação. Essas partes devem ter os seus direitos, deveres, necessidades, interesses e expectativas considerados com todo o cuidado.
Prestação de contas
A prestação de contas consiste na apresentação, pelos membros da empresa, responsáveis pela governança, da forma como estão atuando. Eles devem oferecer dados claros, concisos, compreensíveis e regulares, além de assumirem a responsabilidade de seus atos e omissões correspondentes às suas funções.
Responsabilidade corporativa
Esse princípio refere-se ao zelo pelo desempenho da organização, considerando a redução das consequências negativas de sua operação e o aumento das positivas. Assim, o seu modelo de negócios deve favorecer o desenvolvimento dos capitais: humano, financeiro, ambiental, manufaturado, intelectual, social, reputacional, entre outros, a curto, médio e longo prazo.
Como a prestação de contas precisa ser feita?
A prestação de contas pelos agentes de governança corporativa supera a exibição de relatórios, gráficos e números. Então, você precisa levar em conta os fatores humanos por trás desses dados. Isso, porque, nos últimos anos, há uma tendência crescente de valorização das habilidades emocionais, sociais e mentais unidas à competência profissional além da qualificação técnica.
Os princípios da governança corporativa devem ser incorporados à cultura da empresa. Dessa maneira, a prestação de contas mostrará às partes interessadas que a missão da organização está sendo cumprida, na geração de valor, inovação, criação de empregos, entre outras contribuições.
Agora você já sabe que a governança corporativa, com as suas práticas transparentes de atuação, especialmente a prestação de contas pelos encarregados do gerenciamento, é um meio inovador e confiável de ação no ambiente empresarial atual. Lembre-se: uma empresa que informa a todos os envolvidos como opera e o que deseja alcançar tem um recurso poderoso para fortalecer a sua imagem e a confiança do mercado.
Gostou de aprender sobre prestação de contas governança corporativa? Então, compartilhe este post nas suas redes sociais e ajude os seus colegas a se informarem sobre o assunto!