Toda empresa precisa passar por reuniões e outros compromissos que demandam extrema seriedade e formalidade dos seus empresários. Entretanto, existem algumas alternativas que podem oferecer a mesma seriedade, ao mesmo tempo que traz um clima um pouco menos formal e burocrático para os assuntos que serão tratados.
Nesse caso, estamos falando dos tais almoços de negócios, que permitirão tratar dos assuntos com a devida atenção e seriedade, mas com um clima consideravelmente mais leve. É sentado à mesa que ambas as partes negociarão e tomarão as devidas decisões para que os melhores negócios sejam realizados, e as melhores parcerias surjam.
Entretanto, os almoços de negócios não são almoços comuns, sendo preciso ter foco para evitar que a situação se descontraia de mais. Além disso, existem algumas regras de etiqueta que estão implícitas ao almoço de negócio, e acabar descumprindo-as pode soar bem deselegante.
Pensando nisso, nós preparamos esse texto com algumas dicas de como ter um almoço de negócios mais produtivo para a sua empresa. Está curioso para descobrir mais sobre isso? Então, continue com a gente!
Escolha um lugar adequado e sem poluição sonora
A primeira dica está relacionada a um detalhe que muita gente pode deixar passar despercebido, mas que tem impacto significativo no desenrolar dos negócios. A escolha do estabelecimento onde será realizado o almoço deve ser feita com muita atenção, e levando em consideração, diversos fatores que talvez nós ignorássemos em um momento mais casual.
O clima do ambiente é importantíssimo, tanto pela impressão que causa ao convidado, quanto pela demonstração de que você entende a importância do negócio que está para ser fechado. Além disso, o local ainda pode servir para deixar o convidado mais à vontade com você, e até mesmo impressionado com a sua escolha.
Lugares tranquilos também podem ser uma ótima opção, tendo em vista que por ser uma reunião, vocês precisarão se comunicar com clareza, e entender bem as colocações de ambas as partes. Por mais que a maior parte das pessoas goste de um local com música ao vivo, essa pode não ser a melhor alternativa para um almoço de negócios.
Além disso, também vale a pena levar em consideração as restrições alimentares que cada pessoa pode ter. Por isso, lembre-se de se atentar para a variedade de opções que o local oferece, garantindo que o seu convidado possa realizar uma refeição tranquila.
O elemento da reserva também é extremamente importante, afinal, ninguém gosta de precisar ficar esperando, além disso, também dá um ar de maior profissionalismo. Caso o local não realize reservas, pode ser mais interessante buscar por uma outra opção.
Preocupe-se com a localização do estabelecimento
Ainda pensando no local onde será realizado o almoço de negócios, a localização do estabelecimento pode ser muito importante. Principalmente nos casos onde o convidado está vindo de fora, escolher um local atrativo e conhecido da sua cidade pode ajudar a impressioná-lo e causar uma boa impressão.
Além disso, nesses cenários, a pessoa que vem em uma viagem corporativa pode não conhecer bem a cidade, e portanto, quanto mais fácil for de se localizar o local, melhor será para ela. Dessa forma, o seu convidado com certeza terá uma experiência muito mais prazerosa.
Almoço de negócios: evite bebidas alcoólicas
A maior parte das pessoas gosta de tomar alguma bebida alcoólica, principalmente em momentos de descontração e no final de semana. Entretanto, nesse caso, é melhor mantê-las restritas a essas situações, afinal, por mais que um almoço de negócios seja mais leve do que uma reunião tradicional, ele continua sendo um compromisso profissional.
Tendo em vista isso, o ideal é evitar as bebidas alcoólicas, que podem tanto passar uma impressão equivocada para a outra parte, quanto comprometer o nosso comportamento ao longo do almoço. Claro que em algumas situações, elas podem ser bem-vindas para ajudar a relaxar e chegar mais tranquilo para a reunião, mas no geral, o risco é maior que o benefício.
Por fim, mesmo que não tenha como evitar a bebida, vá com cuidado e moderação, para evitar se exceder. Convenhamos que para a conversa ser produtiva, e encontrarmos bons termos, com vantagens e benefícios para ambas as partes, é crucial estarmos em nossa melhor condição.
Atente-se à pontualidade
Esse ponto pode parecer óbvio, mas a verdade é que a maior parte das pessoas acaba se descuidando com ele, até mesmo em sua vida pessoal. A pontualidade é fundamental para uma boa reunião, e para passar uma boa imagem aos seus convidados, demonstrando seriedade com o compromisso.
É claro que dependendo da cidade em que a pessoa está, o atraso já se tornou uma espécie de cultura local, porém mesmo assim é melhor evitar. Mesmo em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, onde em função do congestionamento, o atraso é visto como algo mais normal, é interessante buscar a manter a pontualidade, mesmo que isso signifique ter que sair com bastante antecedência.
Pode ser um pouco chato? Talvez, mas garantimos que o desempenho dos seus almoços vai melhorar significativamente.
Assuma a conta
Essa dica é voltada principalmente para os anfitriões do almoço, e é uma das mais importantes dentro da etiqueta de um almoço de negócios! Nós estamos falando de assumir a conta do almoço, incluindo a parte dos seus convidados.
Nos casos onde a relação das pessoas à mesa já extrapolam o nível meramente profissional, seja por já serem clientes de longa data, ou qualquer outro motivo, o rateio até pode ser uma opção. Entretanto, essa não é a regra, e na maior parte dos casos, se tratará de uma relação puramente profissional.
Sendo assim, o ideal é não só pagar a conta, como não deixar nenhuma dúvida de que isso será feito por você. Afinal, a reunião é normalmente solicitada pelo anfitrião, ou seja, o interesse dos assuntos a serem discutidos é dele, então nada mais justo que arcar com as despesas.
Um almoço de negócios pode ser uma ótima alternativa às clássicas reuniões de tons mais sérios e cordiais, as quais são normalmente realizadas. Entretanto, algumas etiquetas e noções de bons modos são importantes, além de uma certa atenção para que o clima mais leve não permita que o assunto da reunião acabe escapando.
Esperamos que tenha gostado do texto, e gostaríamos de convidá-lo a deixar um comentário nos contando o que achou do conteúdo!