O turismo corporativo é um conceito utilizado para se referir às viagens realizadas com o intuito de agregar algo à vida profissional. Deslocamentos de cidade para ir a um congresso, visitar um cliente ou fazer um curso profissional de curta duração são exemplos de turismo corporativo, o qual pode ser aplicado dentro ou fora das organizações.
Isso está em coerência com uma outra definição que vem ganhando espaço: o bleisure. Ele se refere à união de trabalho e lazer em um mesmo processo. Dessa forma, uma viagem de turismo corporativo que inclui o bleisure é aquela na qual o trabalhador consegue aproveitar os pontos turísticos da cidade ao mesmo tempo em que adquire competências profissionais.
Isso tem diversos impactos positivos para a empresa. Veja agora quais são os principais deles!
Melhora o desempenho da equipe
Quando você junta lazer e desenvolvimento profissional em um mesmo processo, como acontece com o bleisure, é possível melhorar o desempenho da equipe como um todo. Isso porque o profissional adquire novas competências e habilidades que agregam valor ao seu trabalho. Assim, ele realiza mais tarefas e com maior nível de complexidade, gerando resultados de excelência para a organização.
Além disso, por incluir momentos de lazer e descanso, o turismo corporativo ainda aumenta a motivação e o engajamento do time, o que também impacta positivamente o desempenho, já que trabalhadores motivados são capazes de se dedicar mais às suas atividades.
Traz ganho de competitividade
O mercado está cada vez mais competitivo e, dessa forma, é essencial que qualquer organização encontre meios eficientes de se destacar da concorrência. Assim, saiba que o turismo corporativo pode ser um grande aliado nesse aspecto.
Afinal, quando você investe nesse conceito, é capaz de contar com uma equipe que gera mais e melhores resultados. Os clientes do negócio sentem o efeito disso, tendo acesso a produtos e serviços de mais qualidade e a um atendimento de excelência. Esse pode ser um diferencial competitivo importante para uma empresa, o qual melhora a reputação dela no mercado e atrai mais consumidores.
Aumenta as possibilidades de parcerias
Quando o colaborador sai da cidade na qual atua normalmente, ele conhece mais empresas, profissionais e instituições com as quais não teria contato. Dessa forma, o turismo corporativo também pode ser um grande aliado na hora de buscar parcerias para a organização.
Afinal, ao visitar uma outra cidade, o colaborador pode trocar ideia com empresas que atuam na mesma área ou com organizações que complementem o serviço que a sua já oferece. Ele também tem contato com um outro nicho de mercado, totalmente diferente do que está acostumado. Isso é um terreno fértil para o desenvolvimento de parcerias de sucesso para o negócio!
Como você pode perceber, o turismo corporativo tem o potencial de trazer uma série de impactos positivos para uma organização. Quando aliado ao bleisure, isso pode ser intensificado, permitindo que os colaboradores sejam capazes de unir os interesses pessoais aos profissionais em uma mesma viagem. Portanto, aproveite o conhecimento adquirido e comece, agora mesmo, a investir em ambos os conceitos dentro da sua empresa.
Gostou do artigo? Quer continuar se informando? Então curta a nossa página no Facebook e fique por dentro das novidades!