Os benefícios corporativos são os diferenciais que uma empresa oferece ao seu público interno — os seus colaboradores. Eles são apresentados de várias formas, sempre considerando a disponibilidade da companhia em oferecê-los, bem como o objetivo dessa ação, como reter talentos e, indiretamente, favorecer o crescimento da empresa.
Neste texto, você entenderá as vantagens — tanto para o colaborador quanto para a empresa — desse tipo de benefício oferecido ao trabalhador, quais são os principais e como realizar uma boa gestão de benefícios corporativos. Boa leitura!
Quais as vantagens dos benefícios corporativos?
São muitas as vantagens, a maioria delas visando o bem-estar, a satisfação e a saúde dos colaboradores. Confira!
Reter e atrair talentos
Esses são grandes desafios para as empresas, sobretudo em um mercado de trabalho tão competitivo, repleto de oportunidades para pessoas capacitadas. Ao atrair e reter profissionais, a empresa verá seu próprio crescimento em médio prazo.
Além disso, o RH se envolverá mais com questões dos benefícios concedidos ao invés das muitas entrevistas, dos contratos de trabalho de novos funcionários e da rescisão dos contratos de quem pediu demissão. Ou seja, o rodízio de colaboradores nunca é saudável.
Melhorar o ambiente de trabalho
O clima organizacional da empresa diz muito sobre o perfil dela e sobre como os colaboradores a enxergam. Funcionários satisfeitos e valorizados são propensos a gerar um ambiente de trabalho leve e colaborativo. Com isso, ele fica mais agradável, e aquela sensação de desejo incontrolável de que o final do expediente chegue vai embora. Todos saem ganhando: colaboradores, gestores e empresa.
Aumentar a produtividade
Não é novidade que funcionários motivados são mais produtivos, principalmente ao descobrirem a importância do seu trabalho. Além disso, é fato que somente um bom salário não é suficiente para que os talentos se sintam satisfeitos.
Os benefícios são como um acréscimo à remuneração dos colaboradores, que terão mais comodidade ao poder contar com certas facilidades diárias. Isso porque várias necessidades são supridas com benefícios. Dessa forma, a motivação e o engajamento constantes são garantidos, e os trabalhadores entregam resultados de melhor qualidade, além de conseguirem cumprir prazos.
Diminuir as faltas
As faltas são um dos maiores problemas das empresas, pois, com menos colaboradores presentes, o atraso nas demandas é inevitável. Por isso, oferecer determinados benefícios é importante, já que favorece o comprometimento e a disposição do funcionário.
Os mais relevantes são: home office, auxílio-creche e horários flexíveis, além dos voltados ao bem-estar. Dessa forma, o benefício melhora a vida do colaborador, que conseguirá manter o trabalho em dia e empenhar-se durante todo o expediente.
Melhorar a saúde e o bem-estar
Os principais benefícios relacionados à saúde e ao bem-estar são os convênios médico e odontológico, o desconto em farmácias e em academias, além do vale-alimentação e do vale-refeição — os quais permitem a compra de alimentos mais saudáveis sem afetar o orçamento familiar do funcionário.
Juntos, esses benefícios favorecem a saúde como um todo. Além disso, o vale-cultura, o trabalho em home office e o convênio com psicólogos melhoram a saúde mental do colaborador, fundamental para a qualidade de vida e o bom desempenho profissional.
Aumentar os resultados da empresa
Ao oferecer benefícios corporativos relevantes para os trabalhadores, a empresa propicia um ambiente adequado ao crescimento profissional, ao trabalho em equipe. Com isso, os funcionários realizam suas tarefas satisfeitos e, dessa forma, o rendimento aumenta naturalmente.
Ao entregar trabalhos de qualidade e em menor tempo, toda a empresa é beneficiada. A consequência é o aumento dos resultados e, assim, do faturamento.
Quais os principais benefícios corporativos?
Você se surpreenderá com a quantidade de benefícios corporativos e, ao ver os nomes deles, já é possível entender a importância de cada um. São eles:
- descontos ou parceria em faculdades e em cursos de especialização ou de idiomas;
- vale-cultura para shows, cinema, teatros, entre outros;
- convênios médicos e odontológicos;
- descontos em restaurantes, lojas, academias e farmácias;
- trabalho home office ou híbrido;
- vale-alimentação e vale-refeição;
- atendimento psicológico;
- participação nos lucros;
- horários flexíveis;
- auxílio-creche.
Neste texto, você viu que os benefícios corporativos são uma excelente estratégia para engajar e reter profissionais qualificados, além de ter a certeza de que, com eles, a empresa se diferencia dos concorrentes. Enfim, para gerar uma boa gestão de benefícios, é preciso ter empatia e comprometimento com a satisfação dos funcionários.
Agora, temos certeza de que você também gostará deste artigo: Gestão de viagens corporativas: por que contar com um sistema tecnológico?