A ciência de dados está emergindo como um campo importante, ocupando uma das posições mais procuradas tanto no mundo da tecnologia quanto no dos negócios. No entanto, essa demanda tem ultrapassado rapidamente sua oferta.
Hoje, existe uma ambiguidade que cerca o campo e uma potencial falta de experiência profissional nas empresas. Isso torna extremamente difícil para essas companhias que procuram contratar um cientista de dados ou equipe de cientistas de dados pela primeira vez. Até mesmo para as que querem construir uma equipe competente de analistas.
No entanto, com uma breve compreensão dos tipos de cientistas de dados, podemos fornecer um entendimento mais personalizado sobre esse profissional e sobre um possível processo de contratação. Confira!
Quem é o cientista de dados?
Um cientista de dados é um indivíduo bastante treinado, principalmente técnico, mas também capaz de interromper dados de maneira comercial. Ele é obrigado a interpretar muitos dados complexos.
Para fazer isso, ele emprega técnicas como aprendizado de máquina, algoritmos e vários tipos de modelagem para identificar padrões nos dados. Depois de identificar padrões em conjuntos de dados estruturados e não estruturados, ele deve agir sobre esses dados de forma a ajudar os negócios.
Quais as funções desse profissional dentro de uma empresa?
Os cientistas de dados ajudam as empresas a interpretar e gerenciar dados, além de resolverem problemas complexos usando experiência em uma variedade de nichos de dados.
Eles geralmente têm uma base em ciência da computação, modelagem, estatística, análise e matemática — junto a um forte senso de negócios. É essa fusão de inteligência técnica e conhecimento prático que torna o cientista de dados tão valioso para uma empresa.
Normalmente, existem quatro funções principais de um cientista de dados dentro de uma organização, como explicamos a seguir.
Ciência de dados para produtos
O cientista de dados fornece insights para melhorar os produtos e as estratégias da empresa. Isso poderia ser para uma estratégia de alto nível ou uma análise tática mais prática em relação ao desempenho de um produto específico. As seguintes habilidades são necessárias para desempenhar essa função.
Análise exploratória
Usando scripts e linguagem de programação SQL, um cientista de dados explora e resume conjuntos de dados para responder a perguntas-chave sobre o produto. Entre essas questões estão: qual comportamento único é importante para rastrear a integridade do produto e podermos identificar os fatores que estão ligados a esse comportamento?
Inteligência de negócios
Os cientistas de dados nem sempre se limitam a fornecer informações específicas sobre os dados. Eles também podem ser solicitados a aconselhar sobre como a empresa deve reagir a eles e, assim, sua função muda para uma de inteligência de dados, o que exigirá mais colaboração com as operações.
Ciência de dados como um produto
Nesta função, o profissional usa dados para melhorar os produtos de negócios, bem como usa o aprendizado de máquina para fazer produtos de dados que oferecem suporte a empreendimentos. Tudo isso voltado para o cliente. Algumas habilidades-chave para realizar essas tarefas incluem as seguintes.
Aprendizado de máquina
O profissional precisa de um conhecimento prático de como incorporar a capacidade do aprendizado de máquina de aplicar algoritmos a grandes conjuntos de dados de fontes alternativas — como texto, imagem e vídeo — e aprender com isso. Também deve saber prever tendências. Isso dará a ele mais insights por meio de modelagem preditiva.
Prototipagem
Os cientistas de dados devem ser capazes de projetar e prototipar produtos de software de aprendizado de máquina antes de entrar em operação. Ao criar um produto mínimo viável, eles podem avaliar se uma empresa deve alocar recursos para construir um sistema completo.
Engenharia de software
Quando se trata de implementar algo que afetará uma empresa, eles precisam de um processo confiável e repetível. Uma abordagem bem estruturada e eficiente é necessária para agilizar a graduação de um ativo desde o desenvolvimento, passando pelas fases e processo de teste, até a produção. Normalmente, envolve pessoas de várias funções multifuncionais.
Compreender as linguagens de programação do sistema permite que o profissional crie e libere produtos de dados que são adaptáveis e podem ser implementados em vários ambientes. Ao usar as melhores práticas de engenharia de software, um cientista de dados garantirá que a programação de software usada para esses produtos seja robusta, confiável e sustentável.
Ciência de dados como parte das operações
Nesta função, o cientista de dados é normalmente um membro de uma equipe de engenharia cujo objetivo é construir produtos de dados não voltados para o cliente, necessários para administrar o negócio. Esse cargo pode exigir as seguintes habilidades.
Aprendizagem online
A natureza dos requisitos do sistema em tempo real significa que a aprendizagem em lote padrão não é viável e os métodos online para atualizar os modelos devem ser utilizados.
DevOps
O cientista de dados que utilizará o DevOps precisará saber como criar e manter produtos de dados nos quais as funções de negócios operam.
Comunicação
O profissional precisará de fortes habilidades de comunicação para explicar a estratégia e a motivação de um plano de projeto com os proprietários de negócios.
Ciência de dados para operações
Aqui, os cientistas de dados são obrigados a usar a análise de causa raiz para determinar o colapso do desempenho do sistema. A construção de modelos ajudará a obter uma maior percepção de como vários fatores, internos e externos, afetam os sistemas. As habilidades necessárias para essa tarefa são as seguintes.
Compreensão do sistema
Uma compreensão holística dos sistemas e infraestrutura usados para construir produtos facilitará o insight sobre como diferentes fatores influenciam as métricas operacionais.
Previsão
Para que um profissional da área identifique anomalias nos dados, é preciso saber como estabelecer uma linha de base de dados padrão e, em seguida, prever o comportamento esperado deles. Esse é um requisito fundamental.
Alertas
Nesta função, um cientista de dados pode ser obrigado a verificar quando é necessário se comunicar com outras equipes sobre o comportamento incomum do sistema.
Um cientista de dados é o elo comum entre sistemas e negócios e é fundamental para qualquer empresa que deseja obter e manter uma vantagem competitiva. Ele combina dados, ciência computacional e tecnologia com conhecimento de negócios orientado para o consumidor. Dessa forma, as funções e tarefas desse profissional giram em torno de conduzir e produzir percepções de alto valor para os tomadores de decisão dentro da empresa.
O cientista de dados desempenha um papel de liderança no gerenciamento de projetos para aqueles que requerem grandes volumes e variedade de dados a serem processados. Assim, ele cria soluções que resultam em melhor desempenho geral dos negócios.
O que levar em consideração na hora de contratar um cientista de dados para a sua empresa?
Embora cada organização tenha necessidades diferentes, existem algumas habilidades comuns que muitos recrutadores e gerentes de contratação procuram em candidatos a cientistas de dados. Entender quais habilidades e qualificações são exigidas e quais são as preferidas pode ajudá-lo a determinar os candidatos mais adequados.
Os cientistas de dados devem ser grandes comunicadores com um alto nível de experiência em programação. Eles devem ter fortes habilidades na manipulação e interpretação de dados. Eles precisam ser proativos e bons alunos, para que possam se manter atualizados com as tecnologias em evolução.
Certifique-se de delinear claramente as responsabilidades, área de negócios e indústria para o cargo de cientista de dados para o qual você está recrutando. Isso aumentará as chances de você encontrar candidatos que se interessem pelos problemas que sua organização enfrenta. Além disso, por meio da paixão do profissional, você alcançará um alto nível de resultados que beneficiam a empresa por seu desempenho de longo prazo.
Quer continuar aprendendo sobre esse profissional tão requisitado pelas empresas hoje em dia? Conheça outros detalhes sobre as funções do cientista de dados nos negócios!