Fintech de pagamento é um tipo de negócio que oferece serviços mais diferenciados, inovadores e vantajosos do que as entidades tradicionais. O surgimento dessas startups tem gerado muitas transformações tanto na vida pessoal dos brasileiros como na rotina das empresas de qualquer porte ou setor.
Sua empresa pode usufruir dos serviços fornecidos por Fintechs e se beneficiar com eles, já que ela terá sua rotina modernizada e simplificada. Quer entender melhor o que é isso e como funciona? Leia mais sobre o assunto neste conteúdo!
O que é uma Fintech de pagamento?
Fintechs são startups que oferecem soluções financeiras, sendo uma alternativa às instituições bancárias convencionais para fazer investimentos, empréstimos, financiamentos, entre outras coisas.
Uma Fintech de pagamento, como o nome indica, objetiva se destacar pela sua forma de pagamento ou remessa. Por exemplo, é possível que uma Fintech seja criada para oferecer pagamentos mais rápidos, fáceis, com menos custos ou com serviços adicionais. Isso é possível pelo fato desse tipo de empresa ser caracterizada por três qualidades:
- tecnologia: elas utilizam a tecnologia para tornar os serviços mais econômicos, seguros e rápidos;
- inovação: essas empresas transformam ou causam grandes impactos no mercado de serviços financeiros;
- experiência: há maior investimento na experiência e satisfação do utilizador do serviço, seja o usuário uma pessoa física ou jurídica.
Como funciona esse serviço?
Em suma, as Fintechs funcionam em um ambiente digital, o que significa que não é preciso que o usuário se desloque até o estabelecimento físico do negócio para contratar serviços financeiros. Geralmente, elas disponibilizam seus serviços por aplicativos para celular (Android ou iOS), site oficial ou plataforma online.
Além disso, várias atividades são agilizadas graças à automação, como cadastro no sistema, análise de crédito e até mesmo o atendimento — que é possível graças a um chatbot, por exemplo. No entanto, ainda é possível usar meios tradicionais de comunicação caso o gestor tenha alguma dúvida específica, como chamada de telefone e envio de e-mail.
Normalmente, essa startup é criada para satisfazer uma dor que não é atendida pelas instituições convencionais. Pode ser a dificuldade de acesso a serviços, a falta de eficiência operacional, os preços elevados, entre outras coisas. Esse foco no cliente também influência na forma de operação da Fintech, pois ela busca oferecer uma experiência personalizada e eliminar burocracias.
Quais são as vantagens desse serviço?
Como as Fintechs são criadas com finalidades variadas, cada uma delas tem suas próprias características e diferenciais. Mas há certos benefícios que, em geral, são conquistados pelas empresas que firmam parcerias com Fintechs, alguns deles são:
- taxas de juros mais baixas: como as Fintechs são mais enxutas, eficientes e econômicas, elas são capazes de oferecer essa vantagem;
- segurança: essas startups investem em tecnologias de ponta que garantem mais segurança das informações, como blockchain, criptografia dos dados, entre outras;
- agilidade: a tecnologia faz com inúmeras atividades sejam feitas de forma rápida. Por exemplo, um pagamento que levaria vários dias úteis para ser concluído pode ser instantaneamente ou dentro de 24 horas;
- visibilidade: Fintechs prezam pela transparência e comunicação e, com isso, podem conquistar a confiança de clientes, parceiros ou investidores.
Optar por uma Fintech de pagamento trará várias vantagens em relação a um serviço bancário tradicional. Como há muitas startups surgindo na área, é relevante que os gestores analisem minuciosamente seus diferenciais, sua qualidade do atendimento, seus diferenciais e outras características.
Fique de olho nos nossos futuros conteúdos! Siga nossas páginas no Facebook, Instagram e LinkedIn!