Um dos setores que mais foram atingidos pela pandemia do coronavírus foi o hoteleiro, sendo que a queda foi de 90% logo no início da crise sanitária, segundo as informações da AgênciaBrasil EBC.
Entretanto, os administradores de hotéis estão revisando suas políticas de gestão em preparação para a retomada da economia, já que as perspectivas são positivas para 2021 em diante.
Esse assunto é relevante para qualquer gestor ou colaborador que realiza ou lida com viagens a trabalho. Ele precisa saber quais são as mudanças que ocorrerão nos hotéis e como isso impacta na estadia dos viajantes. Acompanhe a leitura para saber mais.
O que é esperado do setor hoteleiro de 2021 em diante?
A expectativa é que os resultados do setor hoteleiro para 2021 sejam positivos. Segundo as informações da FBHA, o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) foi de 105,8 mesmo após a pandemia do coronavírus — sendo o quarto ano seguido que a pontuação é elevada.
Quando a pontuação do ICEC está acima de 100, há um otimismo do mercado em relação a esse setor. Isso ocorre pelo desenvolvimento contínuo do setor de turismo no país, que registrou um ganho de 120,8% do meio de 2020 até o começo de 2021.
Como os hotéis estão se preparando para a retomada da economia?
Saiba que também é esperado que os hotéis façam adaptações para minimizar a probabilidade de contágio do coronavírus, sendo que a adoção dessas medidas deve ser um fator marcante para tomada de decisão sobre qual hotel deve ser escolhido pelo seu negócio. Entenda a seguir as principais medidas tomadas pelos gestores de hotéis.
Política de higienização mais rigorosa
Higienização já era um assunto delicado e relevante para hotéis, mas se tornou ainda mais importante para garantir a saúde dos hospedeiros. O serviço de limpeza de quartos será mais frequente e completo, por exemplo.
Porém, a política de higienização também deve englobar medidas para evitar contato físico e manter o distanciamento social. Algumas alterações para isso são:
- disponibilização de cardápio digital;
- check-in e check-out sem contato físico, como se fosse uma recepção digital;
- sinalização clara para que hóspedes e colaboradores mantenham distância;
- uso de máscaras em tempo integral para colaboradores;
- disponibilização de gel antisséptico na recepção;
- novas regras para uso dos elevadores, como limite no número de pessoas.
Em alguns lugares também é possível que o próprio hotel ofereça kits que incluam máscaras, álcool ou gel antisséptico para mãos e toalhas desinfetantes nos quartos.
Maior flexibilidade para as reservas
Há hotéis que estão estendendo o período de alteração ou cancelamento da reserva sem cobranças, sendo que muitos deles permitem que isso seja solicitado até 24h antes da data de check-in. Certos estabelecimentos também permitem que o pagamento seja feito em uma data próxima ao início da hospedagem para evitar depósito antecipado.
Isso ocorre pelo fato de que muitos estados e municípios ordenaram repentinamente o fechamento ou impedimento do funcionamento de hotéis com o intuito de minimizar propagação da Covid-19.
Mudanças na área de lazer
Para evitar aglomerações, muitos hotéis exigem que os hóspedes marquem sessões antecipadamente para utilizar áreas comuns, como piscinas, spas, parques, academias, entre outros locais.
Cuidados nos restaurantes
Hotéis estão alterando seus restaurantes e serviços de alimentos para que se tornem mais seguros, higiênicos e evitem aglomerações de pessoas. Algumas medidas são:
- manutenção de distância entre as mesas — reduzindo capacidade de lugares;
- instalação de divisórias em mesas comunitárias;
- possibilidade de fazer pedidos e pagamentos sem contato;
- disponibilização de mesas em áreas livres.
É importante que todo gestor de viagens fique antenado sobre a retomada da economia do setor hoteleiro, pois as alterações impactarão diretamente as suas políticas de viagens, a escolha dos hotéis, a experiência dos viajantes e o risco de contaminação pelo coronavírus.
Gostou do conteúdo? Siga-nos nas redes sociais para ver outros artigos interessantes! Confira já as nossas páginas no Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube!