No atual mundo dos negócios, é preciso saber lidar com grandes volumes de dados. Desse modo, além de extrair informações estratégicas, torna-se mais fácil aprimorar as decisões diárias. Para tanto, é importante saber o que faz um cientista de dados.
Grosso modo, o cientista de dados é um profissional que busca “garimpar” dados (ou seja, unidades básicas de conhecimento) no intuito de obter insights que beneficiem a empresa e o time de trabalho. Nos últimos anos, a demanda por tais profissionais cresceu muito.
Nos tópicos seguintes, ganhamos profundidade, explicamos o que faz um cientista de dados, por que contratá-lo e o que analisar na contratação. Boa leitura!
O que faz um cientista de dados?
O cientista de dados é o profissional responsável por gerar informações a partir dos dados disponíveis ao empreendimento. Para tanto, seu trabalho é dividido em três etapas: coleta, organização e análise de dados — que exigem conhecimentos profundos e específicos. Para ficar mais claro, pense nos dados dos clientes. O que eles dizem sobre comportamento de consumo? Existem padrões que podem impulsionar suas vendas? É possível prever uma ação de compra? Esse profissional é responsável por responder essas e outras questões.
Por que contratar um cientista de dados para a empresa?
Há muitos motivos pelos quais o cientista de dados está sendo tão requisitado. Adiante, pontuamos alguns dos principais. Continue lendo.
Promove inteligência de mercado
As empresas precisam atuar com inteligência, de modo que aloquem corretamente seus recursos escassos e obtenham retornos superiores aos dos seus competidores. Felizmente, essa é a primeira entrega do cientista de dados. Ele fornece uma visão muito mais profunda e completa do mercado, garantindo ações inteligentes e acertadas.
Identifica padrões nos dados volumosos
Os padrões são importantes e podem ser explorados pelas empresas. Um padrão no hábito de consumo, por exemplo, pode subsidiar a criação de uma nova linha de produtos. Mais uma vez, o cientista de dados ajuda muito. Ele analisa dados volumosos em busca de padrões que possam ser aproveitados, de modo que a empresa melhore seus resultados.
Reduz erros, desperdícios e problemas
Errar é natural, mas custa caro, especialmente se o erro for recorrente. Por isso, as empresas buscam identificar a causa-raiz dos seus problemas, depois, neutralizá-la e corrigi-la. Nesse aspecto, o cientista de dados analisa as relações de causa e efeito entre conjuntos de dados, tendo por objetivo identificar pontos fracos que possam ser corrigidos pelos líderes.
O que considerar ao contratar um cientista de dados?
Há muito o que considerar. Além do alinhamento comportamental, de modo que o talento se encaixe bem na cultura da empresa, é preciso avaliar aspectos mais técnicos, como:
- habilidade com linguagem de programação (R, Python, SQL);
- nível de inglês (muitas bases de dados e ferramentas analíticas são internacionais);
- capacidade de raciocínio lógico;
- habilidade com estatística/matemática.
Veja, agora você está por dentro do tema e sabe o que faz um profissional da ciência de dados. Lembre-se de que esse profissional pode ajudar sua empresa de muitas formas, inclusive ao melhorar a inteligência de mercado, identificar padrões úteis e diagnosticar pontos fracos. Assim, ele contribui para a criação de um empreendimento mais próspero e competitivo.
Gostou do nosso artigo? Quer continuar aprendendo conosco? Aproveite para acessar nosso infográfico “Por dentro da ciência de dados” e descobrir muito mais sobre o tema.