A modernidade exige adaptação por parte da população ativa no momento de arrumar um emprego novo. Atualmente, diversas modalidades de trabalho estão disponíveis, mas, às vezes, são desconhecidas por parte da maioria das pessoas. Nesse contexto, a indústria offshore aparece com alternativas de carreira altamente promissoras para quem se emprenha. Preparamos este texto com a finalidade exclusiva de ensinar a você o que é trabalho embarcado, como funciona e por que esse tipo de emprego vale a pena.
Não perca tempo e confira agora o conteúdo completo!
O que é trabalho embarcado?
Trabalho embarcado é todo emprego exercido dentro de plataformas navais, navios e ambientes em alto-mar, mas que variam de acordo com o destino de tais embarcações e também em relação às características específicas das áreas de atuação. Esse tipo de serviço está em alta com a indústria offshore por causa dos campos de exploração marítima e muitas pessoas estão buscando por essa alternativa de ganhar dinheiro.
O que um profissional precisa saber antes de trabalhar embarcado?
As características principais que uma pessoa precisa ter antes de começar a trabalhar embarcado é o preparo físico e mental. Quando alguém começa esse tipo de serviço, é comum ser atraído pelas altas remunerações, apesar do que, como tudo na vida não vem de uma maneira fácil, essa pessoa deve levar em consideração que trabalhará por uma carga horária elevada e em alto-mar.
Normalmente, o trabalho dentro de plataformas, navios e similares funciona com o empregado colocando-se à disposição da empresa por 24 horas por dia e com o tipo de contrato em regime sobre aviso. Ou seja, esses empregos exigem bastante energia de quem deseja prosperar na área.
Quais as vantagens do trabalho embarcado?
Agora que você sabe como é o trabalho nas indústrias offshore e quais são os principais desafios encontrados na área, prepare-se para descobrir quais são as principais vantagens de trabalhar embarcado. Leia!
Média salarial elevada
A média salarial do trabalho em embarcações é maior do que em outros lugares, com remunerações iniciais de R$ 2.700,00 para cargos menores. Isso sem levar em consideração o adicional de embarque, que pode elevar esses valores em até 100% a mais do que o normal.
Dias de folga
Assim como os salários, os dias de folga fora das embarcações são acima do normal. Para se ter uma ideia, a cada duas semanas consecutivas de trabalho embarcado, o funcionário pode ganhar até 20 dias de descanso, além de também poder tirar férias de mais de dois meses.
Oportunidade de trabalho no exterior
É comum que funcionários de navios que viajam de um país para outro recebam propostas de trabalho fora do Brasil, o que vale também para empregados em plataformas navais. Você será capaz de conhecer outros países e ampliar o seu network de maneira muito ampla.
Boa alimentação
Dentro das embarcações a comida é de primeira, com um cardápio balanceado, especificamente preparado por nutricionista. Lembre-se, esse é um tipo de trabalho que exige bastante do dia-a-dia dos funcionários, sendo a alimentação uma questão que deve ser levada a sério.
Serviços oferecidos
Além de uma boa alimentação, as embarcações também oferecem serviços como sala de jogos para você se distrair, academias de qualidade, piscinas aquecidas e até quadras de futebol, afinal, ninguém é de ferro. Isso significa que não precisa se preocupar em como você vai gastar seu tempo quando estiver no momento de descanso. Esses serviços também incluem hotelaria com limpeza de quarto, tudo pago pela empresa.
Relações aprofundadas no ambiente de trabalho
O emprego em plataformas navais são capazes de tornar os laços de amizade mais forte dentro do ambiente de trabalho em função dos dias passados em alto-mar. São amizades que você levará para o resto da via, tenha a certeza disso.
O que diz a legislação sobre trabalho embarcado?
A Organização Internacional do Trabalho é quem determina as regras do trabalho embarcado, por meio da Convenção do Trabalho Marítimo. Essa legislação determina que:
- 8 horas por dia para o trabalho em alto-mar deve ser acompanhado por um dia de descanso;
- 14 horas para o trabalho embarcado é o máximo que alguém pode trabalhar em 24 horas;
- 72 horas é o máximo que alguém pode trabalhar em um período de sete dias embarcado;
- 10 horas de descanso é o mínimo que deve ser fornecido em qualquer período de 24 horas de trabalho em alto-mar.
- 77 horas de descanso é o mínimo a ser oferecido para qualquer período de sete dias embarcado.
Essas horas de descanso devem ser divididas no máximo em duas parcelas de tempo, sendo obrigatório que uma delas tenha no mínimo seis horas consecutivas de duração. Além disso, dois períodos desses não podem ser divididos por mais de 14 horas. Os dias de plantão devem ser acompanhados de descanso compensatório.
O que é exigido pelas empresas para trabalhar embarcado?
Saber trabalhar em equipe é essencial para funções embarcadas, pois a maior parte do tempo você lidará com pessoas de culturas e pensamentos diferentes do seu. Também é necessário ser colaborativo ao fazer interface com setores distintos dentro das embarcações. Ter um senso elevado de segurança do trabalho é uma questão essencial ao estar dentro de navios, plataformas e transportes navais no geral.
Outro fator importantíssimo de destaque é saber se adaptar a locais diferentes, pois a cada dia você acordará em um lugar distinto. Saber inglês é um diferencial que te trará muitos benefícios, principalmente ao lidar com pessoas de outros países.
Durante o processo de adaptação ao trabalho embarcado é necessário estar atento às especificidades do contrato. Embora a grande maioria funcione em regime de sobreaviso, certas empresas oferecem o banco de horas com cargas elevadas. Mantenha a sua documentação em dia, principalmente o passaporte e os comprovantes de vacinações, pois são importantes entrar no exterior.
Você acabou de aprender o que é trabalho embarcado e já sabe do que se trata, além de estar por dentro das principais vantagens desse tipo de serviço. As remunerações e dias de folga dos funcionários embarcados são realmente incríveis, não acha? Invista agora mesmo na sua carreira ao trabalhar em plataformas!
Gostou deste texto? Então, curta a nossa página no Facebook e confira o melhor conteúdo online sobre viagens corporativas!