Antes da pandemia do coronavírus chegar ao Brasil, a China já enfrentava esse problema entre dezembro de 2019 e março de 2020, período em que foram tomadas medidas rápidas e eficazes para lidar com a crise. A partir de suas ações, há muitas lições de gestão que você pode aprender e aplicar no seu negócio para garantir sua sobrevivência.
Neste conteúdo, listamos e explicamos quais foram as estratégias usadas para se prevenir contra a crise e que podem ser aproveitadas pela sua empresa! Confira a leitura!
Quais são as 5 lições de gestão que podem ser aprendidas com a China?
Apesar das ações tomadas pelos chineses também serem relacionadas à saúde e segurança pública, aqui trazemos apenas aquelas que podem ser aplicadas em qualquer tipo de crise.
1. Elaboração de uma gestão de crise
A primeira lição é elaborar um plano de contingência para realizar uma gestão de crise. Os gestores devem pensar em um conjunto de ações preventivas que garantem que a empresa continue em atividade mesmo durante uma crise.
No documento devem ser estabelecidos os fatos, os seus impactos na empresa, os problemas a serem resolvidos e as atividades com maior prioridade. Quando ele estiver pronto, precisa ser testado. Caso a empresa já esteja em uma crise, faça o plano antes de a situação chegar ao ápice.
2. Velocidade nas ações
A China é conhecida pela velocidade que cresce e toma ações, mas ela se tornou ainda mais ágil durante a pandemia. Conforme a AgênciaBrasil EBC, o país chegou a construir hospitais em apenas 10 dias. Além disso, o país aproveita ao máximo a tecnologia para monitorar pessoal, acompanhar a situação e encontrar infectados.
Você também pode usar tecnologias de ponta para superar crises. Um sistema de gestão de despesas corporativas, por exemplo, aumenta o controle das despesas e permite identificar quais podem ser eliminadas ou reduzidas.
3. Capacidade de se adaptar à situação
Os negócios chineses precisaram se adaptar às necessidades momentâneas. Diante de uma crise generalizada, analise a situação e faça novos estudos de mercado para adaptar seus produtos, serviços e procedimentos à situação.
Exemplos de modificações adequadas para uma situação como a pandemia do coronavírus são:
- implementar serviços de entrega, se possível;
- adotar tecnologias que otimizem processos e reduzem custos;
- permitir que os colaboradores se comuniquem à distância;
- investir na higiene para evitar contágio.
4. Investimento em trabalho remoto
Também chamado de home office, essa é uma modalidade de trabalho prestada em casa. Durante a crise pandêmica, a China teve um número recorde de pessoas que trabalharam por essa modalidade.
O portal de notícias Sixth Tone informou que o programa chinês WeChat Work, da Tencent, ficou sobrecarregado de usuários. Outro aplicativo chamado Dingtalk, que permite videoconferência de até 300 pessoas, precisou abrir 12 mil novos servidores.
Aqui no Brasil, as empresas também podem aproveitar esse tipo de trabalho, já que passou a ser prevista em lei após a Reforma Trabalhista de 2017. Entretanto, é fundamental ter um software de gestão com funcionalidades de comunicação à distância entre os colaboradores e gestores.
5. Realização de grandes parcerias
Cidades chinesas fizeram parcerias com empresas de tecnologia para monitorar os cidadãos que retornaram às suas rotinas com a finalidade de saber se eles estão recuperados.
Muitas outras empresas também estão passando pela mesma situação e estão dispostas a firmar grandes parcerias. Portanto, esse é um momento de oportunidade para encontrar novos fornecedores, parceiros ou aliados e criar relações duradouras.
Analisar uma situação como a pandemia do COVID-19 pode ser uma poderosa ferramenta para evitar ou abrandar futuras crises. As lições aprendidas com a China podem ser grandes diferenciais para que você garanta a sobrevivência, reinvente ou modernize seu negócio.
Achou interessante saber sobre essas lições de gestão? Estamos sempre enviando artigos, notícias, guias e informativos diretamente para nossos leitores! Caso queira saber como a Argo pode lhe ajudar, entre em contato conosco.