Inteligência artificial (IA) é um assunto bastante relevante às empresas. Ela é útil nas várias áreas do negócio, como operação, distribuição e venda. Especificamente no setor financeiro, a IA pode ser aplicada para melhorar rotinas, análises e decisões.
Grosso modo, inteligência artificial refere-se à capacidade de sistemas funcionarem de uma maneira que lembra o pensamento humano. Isso possibilita a automação de processos, que antes dependeriam exclusivamente de uma pessoa, e a melhoria do trabalho diário. Na prática, múltiplas funções podem contar com a IA, como a estruturação de relatórios, a análise de fraudes e o lançamento dos fluxos financeiros.
Adiante, ganhamos profundidade no assunto. Explicamos como inteligência artificial pode ser aplicada aos diferentes processos gerenciais do financeiro. Continue a leitura.
Automatize relatórios e demonstrativos
O setor financeiro é responsável por uma série de relatórios e demonstrativos, muitos até exigidos por lei. Lidar com esses documentos demanda tempo e energia, recursos escassos. Por isso, hoje, o mais natural é que empresas automatizem tais levantamentos com a ajuda da IA.
Uma boa tecnologia pode facilitar o cruzamento de grandes quantidades de dados, seja em regime de caixa ou competência. Por consequência, ela possibilita a estruturação de relatórios financeiros e de demonstrativos contábeis, utilizando-se de pouca intervenção humana.
Reforce os lançamentos e o controle do fluxo de caixa
Outra importante ampliação está no lançamento. Empresas precisam registrar seus fluxos atuais e futuros, ou melhor, os recursos financeiros que foram (ou serão) recebidos ou pagos em certa data. Isso pode ser demorado e trabalhoso. É aí que entra a IA.
Neste caso, a IA promove o cruzamento dos vários sistemas e contas da firma, permitindo que os lançamentos sejam automatizados. A título de exemplo, ela cruza a conta bancária com o sistema de vendas e o software financeiro. Assim, ela mantém os lançamentos em ordem.
Aperfeiçoe a gestão de riscos e fraudes
A gestão financeira lida com uma série de riscos. Por exemplo, a inadimplência do crédito fornecido, assim como o risco de contraparte ou de fraude. Tais ameaças colocam em xeque a saúde do empreendimento e o retorno financeiro total aos investidores.
Neste contexto, a IA cruza uma enorme quantidade de dados dos consumidores para identificar o risco na concessão de crédito, o potencial de não cumprimento dos contratos firmados e os indícios de fraude. Dessa maneira, ela reforça as operações e inibe prejuízos futuros.
Melhore as decisões de investimento e financiamento
O setor financeira trabalha com duas principais decisões: investimento e financiamento. A primeira refere-se à melhor aplicação dos recursos financeiros, como em novos projetos; a segunda diz respeito às fontes de recursos mais adequadas, como dívida ou capital próprio.
Aqui, a inteligência artificial ajuda no levantamento de uma série de métricas e indicadores de desempenho, além de dados históricos que fornecem uma visão mais ampla e profunda ao gestor financeiro. Assim, ela contribui para decisões mais acertadas e saudáveis ao negócio.
Como pôde notar, é possível aplicar a inteligência artificial às várias etapas do financeiro, como no lançamento de contas e de relatórios e na análise de riscos. Claro, isso propicia uma série de benefícios ao negócio, como aumento da agilidade, da segurança e da precisão no que é feito, resultando em vantagem competitiva e crescimento sustentável.
E então, gostou do nosso artigo? Aproveite para conferir os 4 principais erros cometidos no departamento financeiro e como lidar com cada um deles. Vamos lá!