O mundo está em constante mudança e evolução e, com isso, os mais diversos setores precisam estar sempre se adaptando a essas transformações. Seja pela velocidade com a qual a tecnologia tem avançado, seja pelas alterações nos desejos dos consumidores ou até mesmo por culpa de uma pandemia, a questão é que cada vez mais todos os setores precisam estar prontos para mudança.
O ramo das viagens corporativas não é diferente, e constantemente procura se aperfeiçoar e acompanhar todo esse ritmo frenético de mudança do restante do mundo. Entretanto, a evolução das viagens corporativas também se dá em função da contínua busca por um melhor custo-benefício para os colaboradores, ou seja, uma melhora da sua experiência.
Mas como se dá essa evolução? Calma que é justamente isso que nós explicaremos!
Evolução das viagens corporativas: planejamento
Um dos pontos que mais evoluiu no mundo das viagens corporativas diz respeito ao planejamento da viagem, que fica cada vez mais minucioso. Essa parte é crucial, justamente por se tratar do momento em que a empresa vai buscar reduzir o máximo possível a possibilidade de imprevistos ou outros tipos de problemas que comprometam a saúde e a disposição do colaborador.
Pode ser um contratempo com hospedagem na hora de realizar o check-in, ou alguma dificuldade de embarcar para a viagem. Qualquer que seja o problema, ele tende a desconcentrar o colaborador, prejudicar o seu bem-estar e, portanto, o seu desempenho.
Uso da tecnologia
Um dos maiores motores na maior parte das mudanças que temos visto no mundo, a tecnologia também desempenha um papel bem interessante na evolução das viagens corporativas. Justamente por isso, vemos cada vez mais as empresas aderindo a essas novas ferramentas que são disponibilizadas para nós e começam a fazer parte do nosso dia a dia.
É possível agendar a viagem, comprar a passagem, e até mesmo realizar o acompanhamento do colaborador ao destino, tudo isso de forma remota por meio da tecnologia. Entretanto, é verdade também que às vezes o uso excessivo da tecnologia pode deixar as coisas mais confusas, principalmente para quem não está tão acostumado com o seu uso.
Medidas de segurança
Uma das maiores tendências para as viagens corporativas está diretamente relacionada à segurança do colaborador durante o trajeto. Muito disso em função da experiência recente pela qual todos passamos com a pandemia da covid-19, em que os cuidados com a higiene se tornaram muito mais necessários.
Dessa forma, protocolos de higiene viraram muito mais habituais, com diversos procedimentos para garantir a saúde de todos. Em algumas viagens, é até mesmo comum a presença de certas medidas de distanciamento para evitar aglomerações.
Tudo isso sem contar que muitas companhias aéreas passaram a disponibilizar uma política de cancelamento muito mais flexível, visando a evitar transtornos em funções da pandemia.
As mudanças são constantes em toda a sociedade, e às vezes ocorrem de forma mais natural, pelo mero passar do tempo, e outras vezes de forma forçada, como na adaptação a uma pandemia. O importante é estar cercado por parceiros preparados e capacitados para lidar com a evolução das viagens corporativas, que estejam atentos às mudanças e dispostos a se adaptar a elas.
Esperamos que tenha gostado do texto, e gostaríamos de convidar você a assinar a nossa newsletter para se manter por dentro do nosso conteúdo!