Conquistar um novo cliente, renovar um contrato ou ampliar uma parceria são objetivos desejados pelos colaboradores das empresas. Por isso, embarcar com destino a uma reunião de negócios importante pode ser uma experiência cheia de expectativas. No entanto, como não controlamos tudo, imprevistos podem ocorrer em viagens aéreas e um deles é o overbooking.
Trata-se de um problema que é a venda de passagens a mais pelas companhias aéreas. E isso é capaz de afetar o andamento do seu cronograma de trabalho e criar alguns desafios.
Neste post, explicaremos o que é overbooking, porque isso ocorre e o que fazer diante dessa situação. Continue a leitura e confira o que você precisa saber sobre esse tópico!
O que é overbooking?
Overbooking é um termo de origem inglesa que indica quando uma companhia aérea vendeu mais bilhetes do que os assentos disponíveis no voo. Assim o horário fica com mais passageiros do que o avião comporta.
As companhias aéreas fazem isso para evitar o prejuízo de alguns lugares ficarem vagos se nem todos comparecerem. Contudo, quando todos aparecem mais as passagens vendidas acima das poltronas disponíveis no avião, algumas pessoas não conseguem embarcar e precisam ser remanejadas para outros voos ou ressarcidas dos prejuízos decorrentes do ocorrido.
Por que isso acontece?
Além da venda de bilhetes acima da capacidade do voo, o overbooking, um fato comum para quem viaja com frequência, pode ser causado por vários outros motivos, como: passageiros que perderam a sua conexão, troca de aeronaves e cancelamento de voos. Acompanhe os detalhes na sequência.
Perda de conexão
Nem todos os destinos contam com voos diretos, quando esse é o caso o passageiro precisa fazer uma ou mais conexões para chegar aonde deseja. Mas, um atraso na primeira parte do caminho pode afetar o resto da viagem.
Pois se o passageiro perde a sua conexão, a companhia aérea vai tentar colocá-lo no próximo voo, mesmo que o assento já tenha sido vendido. Isso acontece porque aqueles que estão no meio do trajeto tem preferência sobre os que vão começar a viagem.
Troca de aeronaves
Como a segurança é um elemento indispensável na aviação civil, as aeronaves podem ser trocadas para reparos não previstos. Se aeronave substituta for menor que a anterior, o número de passageiros que ultrapasse essa capacidade serão realocados para outro voo.
Cancelamento de voos
Voos podem ser cancelados ou unidos a outros por condições climáticas adversas, como tempestades, nevoeiros e nevascas ou por problemas operacionais. Nesse caso, os passageiros são transferidos para outras aeronaves para que a viagem possa ser concluída. Lembre-se: idosos, lactantes e pessoas com crianças de colo são realocadas prioritariamente.
Muitas vezes, essas pessoas são colocadas em voos cujos assentos já foram todos vendidos, o que cria uma incompatibilidade entre número de passageiros e poltronas disponíveis, por consequência o resultado é o overbooking.
O que fazer quando ocorre overbooking?
Parte da preparação da viagem deve ser manter-se atualizado sobre os seus direitos enquanto passageiro. Dessa maneira, quando você tiver que lidar com um contratempo como o overbooking, já estará preparado para agir como as circunstâncias exigem.
Fale com a companhia aérea
Entre em contato com a companhia aérea responsável pelo seu voo logo que o aviso de overbooking tenha sido divulgado. Pesquise no painel do aeroporto e na internet opções de voo de outras empresas para a mesma rota que a sua e requisite a mudança com a sua companhia. Caso o funcionário da empresa recuse a sua proposta, peça para falar com o superior dele.
Se novamente a resposta for negativa, informe o supervisor que você conhece os seus direitos e entrará em contato com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) de imediato, na ausência de uma solução satisfatória. Seja educado, pois há outras formas de resolver isso e prepare-se para esperar outro voo, já que esses casos podem levar algumas horas.
Contate a ANAC
Lembre-se que as companhias aéreas preparam os seus funcionários para oferecer medidas mais favoráveis à empresa que aos passageiros. E podem, inclusive, alegar que a proposta oferecida é a única possível.
Fique calmo e procure a ANAC, a agência reguladora do setor no Brasil. Esse órgão mantém funcionários em posições estratégicas dos aeroportos, justamente para atuarem como mediadores nesse tipo de situação e garantir os direitos dos passageiros.
Solicite um voo em outra companhia aérea
Você pode pedir à companhia aérea do voo lotado para transferi-lo para outra empresa que opere no mesmo trajeto. Basta procurar o balcão da companhia aérea com overbooking, pedir a mudança de voo e prosseguir viagem até o seu destino.
Quais os direitos dos passageiros em caso de overbooking?
De acordo com as regras da ANAC, os direitos dos passageiros são:
- requisitar um voo para o seu destino em outra companhia aérea, sem custo adicional;
- indenização;
- remarcação de voo garantida, para a data e o horário mais conveniente para o passageiro, sem nenhum custo além do oferecimento de alguma compensação;
- remarcar o voo com a mesma companhia com alguma compensação e assistência material, como alimentação, transporte e hospedagem;
- reembolso total das passagens, incluindo a tarifa de embarque e as taxas.
Quais taxas e indenização são previstas para overbooking?
Overbooking pode motivar indenização por danos morais. Quando a companhia aérea não resolve o seu caso ou você não fica satisfeito com a medida proposta é possível entrar na Justiça e pedir uma indenização. A melhor maneira de fazer isso é contar com advogados especializados.
Mas também, há a alternativa de demandar a reparação pelo overbooking diretamente com a empresa responsável. Apesar de não existir regulamentação para os valores nesse tipo de situação, geralmente, os passageiros recebem em torno de R$250,00 por voos de até 1.100km e a partir de R$420,00 por distâncias superiores.
Como as empresas podem orientar os seus funcionários em viagens corporativas?
As empresas podem manter os seus funcionários atualizados sobre os seus direitos como passageiros e fornecer um guia passo a passo do que fazer quando ocorre overbooking. Além disso, elas podem disponibilizar um número de telefone, com um funcionário de sua equipe treinado, para ajudar nas situações mais difíceis.
Atrasos e mudanças de planos têm impactos significativos em viagens corporativas, já que elas se programam conforme um cronograma que, caso for alterado, pode comprometer as metas empresariais. O overbooking é um desses imprevistos que causa estresse em muitos viajantes. Diante disso, dirija-se ao aeroporto consciente de seus direitos e de como proceder para minimizar os efeitos dessa ocorrência na sua rotina de trabalho.
Gostou de aprender sobre overbooking? Então, deixe um comentário e nos conte as suas experiências de viagem!