Se você deseja manter sua empresa sempre renovada e um passo à frente dos concorrentes, é preciso saber como ter ideias inovadoras que possam ser aplicadas no negócio. Elas melhoram os resultantes e alavancam o crescimento da organização, fazendo com que ela se desenvolva até mesmo em época de crise.
Lembre-se de que uma empresa precisa de novas ideias em qualquer fase do seu ciclo de vida, esteja ela na introdução, no crescimento ou na maturidade. Com isso em mente, veja quais são as melhores práticas para conseguir inovar com frequência! Boa leitura!
Reúna ideias
Durante a rotina, é comum que novas concepções e insights surjam, mas é provável que elas sejam deixadas de lado em um curto espaço tempo. Para que isso não aconteça, crie uma lista de fácil acesso — que pode ser feita, inclusive, em um aplicativo no celular — com todas as suas ideias e a mantenha sempre atualizada. Aqui, também vale um papel e caneta.
Com todas suas reflexões reunidas em um local, reserve um tempo para analisar quais podem ser aplicadas na prática e são viáveis ou mais promissoras e mantenha-as na lista.
Ouça seus colaboradores
Pergunte aos seus colaboradores, clientes, parceiros e fornecedores sugestões, dores e ideias sobre o negócio. Essa simples pesquisa pode gerar um poderoso insight, que poderá ser considerado nos próximos passos de validação e execução.
Outra técnica eficaz envolve realizar uma sessão brainstorming. Essa é uma atividade em que você se reúne com a sua equipe para explorar a capacidade intelectual e criativa de um time. Recompense os indivíduos que tiverem suas ideias implementadas para incentivar todo o pessoal a participar ativamente dessas sessões.
Observe os concorrentes
É possível ter muitas ideias ao observar seus concorrentes. Você pode identificar necessidades de clientes que não estão sendo satisfeitas, atender esse público e se destacar no mercado, por exemplo.
Lembre-se de que a concorrência também estará sempre de olho em novas tendências. Com isso, também é preciso analisar quais são as novidades que ela está implementando.
Conte com os recursos disponíveis
Nem toda ideia precisa ser uma tecnologia completamente disruptiva que transformará o seu setor. Pode-se obter ótimos resultados com os recursos disponíveis no seu negócio.
Por exemplo, sua empresa pode usar nova estratégia de marketing, encontrar um fornecedor com melhor custo-benefício, adotar um novo sistema, alterar a forma que atende seus clientes, modificar a cultura organizacional, entre outras. Use sua imaginação!
Fique por dentro das tendências
Você também encontrará novas ideias ao estudar quais são as tendências ou necessidades atuais do mercado. Há diversas tecnologias que já estão sendo colocadas em prática em outros segmentos, mas a sua empresa pode ser pioneira entre seus concorrentes.
Pode-se manter informado sobre as tendências ao seguir canais relevantes nas redes sociais, participar de eventos ou assinar newsletters de empresas de tecnologia. A Futurism e a Fast Company são ótimos exemplos.
Alguns exemplos de tendências que as empresas estão adotando são flexibilização de políticas de home office, otimização de modelos de negócios e serviços em nuvem. Agora que você sabe como gerar ideias e insights, você pode acionar o plano e pensar em novos caminhos para gerar novos resultados.
Interessou-se pelo tema e quer aprofundar-se nele? Leia nosso post sobre como promover a inovação em épocas de crise!