Gestores, como você, devem ficar por dentro de conceitos básicos, como as diferenças entre despesas e custos empresariais. Sempre é possível aprender um pouco mais sobre esse tema que muitas pessoas costumam confundir, achando se tratar da mesma coisa, sendo que são dois termos com significados distintos.
Criamos um conteúdo especial para tirar as principais dúvidas sobre o assunto e preparar você quanto a uma boa gestão de custos. O momento em que vivemos exige mais aprofundamento no cenário de gestão, pois novidades saem cada hora, cabendo a você estar atualizado.
Não perca tempo e confira agora quais as principais diferenças entre custo e despesa!
Qual a diferença entre despesas e custos empresariais?
Caso você ainda não saiba, custos são definidos como os gastos empresariais relacionados ao produto final, ligando, então, a entrada e saída de mercadoria. Podemos destacar como custos de uma empresa:
- matéria-prima;
- funcionários;
- custos gerais para fabricar;
- embalagens.
Despesa, por sua vez, enquadra todos os gastos relativos à administração do empreendimento, como a respectiva área comercial, de marketing ou mesmo o departamento financeiro. Aqui estão relacionadas todas as despesas necessárias para estabelecer a empresa e deixá-la funcionando, mas sem contribuir para a produção de novos artigos que serão vendidos.
Como realizar uma boa gestão de custos empresariais?
Agora que você sabe qual é a diferença entre despesas e custos empresariais, prepare-se para algumas dicas de como realizar uma boa gestão de custos. Tudo pronto? Confira!
Estude o cenário e emita um diagnóstico empresarial
Para realizar uma boa gestão de custos, você deve estudar o cenário em que se encontra e mapear os seus recursos. Ao analisar toda a cadeia produtiva, fica fácil constatar se existem taxas de desperdícios dos insumos ou se o problema é mais operacional. A realização desse mapeamento pode abrir possibilidades e levá-lo a desenvolver estratégias inteligentes. Empresas são capazes de economizar bastante utilizando tecnologias.
Segmente os custos
Compreender e segmentar os valores denominados como custos permite a você obter um valor-base para estimar suas vendas e lucros, caso desejar. Quando falamos de custos, queremos dizer o valor necessário para produzir ou realizar um serviço. Sendo assim, você deve conhecê-los bem para poder produzir estratégias assertivas.
Saiba que os custos costumam ser subdivididos em duas principais categorias: custos diretos e indiretos. Os diretos estão relacionados diretamente ao produto, o que incluí matéria-prima e mão de obra. Já os indiretos não estão conectados diretamente ao produto, mas fazem parte da produção indiretamente por meio de mão de obra e materiais, como vigilantes e lanternas.
Adote um bom sistema de gestão
Adotar um sistema de gestão eficiente é essencial para coordenar corretamente os custos da sua empresa. Sistemas automatizados, na forma de aplicativos, são capazes de classificar as aquisições da empresa de maneira confiável e atualizada. Dessa forma, você mantém tudo em ordem, com as informações na palma da mão para poder registrar tudo o que entra e sai do empreendimento.
Quais os benefícios de uma boa gestão de custos?
Investir em uma gestão de custos eficientes fará a sua empresa gastar menos, lucrar mais, além de evitar riscos. Por meio dos dados obtidos pela rotina de trabalho você será capaz de elaborar estratégias valiosas que mudarão a maneira como a sua empresa toma decisões.
Você acabou de ler sobre despesas e custos empresariais. Aproveite para colocar em prática a gestão de custos e elaborar estratégias diferenciadas. Siga as nossas dicas e otimize os seus resultados!
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo dos negócios? Assine a nossa newsletter e receba o melhor conteúdo online sobre o assunto!