A única maneira de prever o futuro é criando-o, certo? Não necessariamente. Atualmente, com dados verídicos, variados e robustos, você consegue fazer boas projeções e direcionar toda a sua força de trabalho. Por isso, a análise preditiva financeira está em alta.
Pense na análise preditiva financeira como a utilização de dados econômico-financeiros para projetar o futuro da sua empresa e tomar decisões acertadas, sobretudo potencializando suas escolhas de financiamento e investimento. Assim, você obtém diversos benefícios.
Nos tópicos seguintes, ganhamos profundidade no assunto. Explicamos exatamente como a análise preditiva financeira funciona e quais seus benefícios, entre outras coisas. Continue a leitura!
Quais os fundamentos da análise preditiva financeira?
A análise preditiva financeira conta com dois fundamentos: dados e tecnologia. Sem tais recursos, é bastante difícil (talvez impossível) fazer uma previsão confiável. Quanto menos dados e tecnologia você tem, menos provável é que suas análises se concretizem.
Pense nos seus dados como unidades básicas de conhecimento. Ao agrupá-los, você tem informações que podem ser utilizadas para conduzir a equipe de trabalho e melhorar todas as decisões financeiras. O ideal é que seus dados sejam verídicos, volumosos e variados.
A tecnologia, por sua vez, é o instrumento. Bons softwares, como sistemas de gestão de despesas, ajudam a organizar seus dados financeiros e transformá-los em indicadores de desempenho, bem como relatórios confiáveis e que subsidiem as escolhas gerenciais.
Como fazer a análise preditiva financeira na empresa?
Como explicado, tudo começa com duas coisas: dados e tecnologia. Entretanto, é preciso pensar em um fluxo de trabalho (workflow) que transforme tais insumos em projeções para o futuro. Sem isso, os dados de hoje continuarão sendo somente dados de hoje.
Geralmente, o workflow para análise preditiva depende de quatro coisas: coleta, limpeza, organização e análise dos dados. Coleta e limpeza representam etapas básicas, objetivando tornar os dados úteis à análise. A organização, por sua fez, refere-se à tabulação dos dados.
A análise é a etapa mais importante, pois os dados são transformados em modelos que projetam o futuro. Assim, assumindo a existência de uma margem de erro, você terá uma projeção para as receitas, despesas e custos do negócio para os próximos anos.
Quais os benefícios da análise preditiva financeira?
Existem muitos benefícios ligados ao assunto. Vamos falar de três principais: a redução de riscos, a melhoria na tomada de decisão e a manutenção da saúde financeira do negócio.
À medida que você projeta o futuro, torna-o menos imprevisível. Isso implica em menos riscos ao negócio, aos seus investidores e funcionários. Pela mesma razão, consegue garantir decisões mais rápidas e precisas, colocando o empreendimento na direção certa.
Juntos, tais benefícios levam a outro: a saúde financeira. Torna-se mais fácil criar um negócio líquido, com um nível ideal de endividamento e suficientemente capaz de pagar seus investidores acima de um custo de oportunidade.
Agora você está por dentro do assunto, sabe o que é análise preditiva financeira, quais seus fundamentos, fluxo de trabalho e principais benefícios. Lembre-se de que isso promove uma série de vantagens à empresa, tornando-a mais competitiva no mercado.
Gostou do nosso artigo? Aproveite para curtir nossa página no Facebook e ficar sempre por dentro das nossas novidades. Vamos lá!