Absolutamente para todas as empresas, independente do seu tamanho, o controle das suas despesas é algo importante, e se for possível reduzir, é melhor ainda. Esse ponto ganha ainda mais importância após a pandemia, que deixou todas as empresas com uma situação econômica muito mais difícil de se lidar do que era esperado um pouco antes. Uma solução para isso seria o chamado acordo corporativo.
Para as empresas que constantemente precisam realizar viagens corporativas, essa perspectiva também é válida, afinal as despesas todas dessa locomoção costumam ser bem altas. Com um bom planejamento, é possível evitar imprevistos e ainda trabalhar na busca de alternativas que permitam reduzir os custos sem precisar perrengue na viagem.
Uma das principais alternativas para isso, é estabelecer um acordo corporativo com as empresas aéreas, buscando assim uma redução nessas despesas. Não sabe do que se tratam esses acordos? Nem como realizá-los? Calma que nós explicaremos tudo isso para você! Então se prepare e continue com a gente para descobrir mais!
O que é e para que serve o acordo corporativo?
Antes de tudo, é necessário que consigamos definir bem o que é acordo corporativo, e qual é a utilidade de realizá-lo junto a uma empresa aérea. Dessa forma poderemos compreender melhor o seu funcionamento, as vantagens, e como fazer para conseguir realizar um.
Um acordo corporativo com uma companhia aérea nada mais é do que uma parceria entre uma empresa com uma dessas companhias. Essa parceria tem como intenção principal encontrar um arranjo de negócios que beneficie ambas as partes envolvidas, ou seja, realizar um acordo para melhorar as condições de ambas as empresas.
Nesse cenário, existem diversos pontos que podem ser acordados entre as duas empresas, todos a depender de condições específicas de cada um claro. Podemos citar aqui como exemplo, eventuais reduções de tarifas, ou até mesmo do valor médio das passagens, reduzindo os custos da viagem, para um lado, enquanto o outro lado pode se comprometer com uma demanda mínima dentro de um determinado período de tempo.
Como funcionam, na prática?
Agora que já conseguimos entender um pouco mais sobre o que são esses acordos corporativos, o próximo passo é visualizarmos eles na prática. Quais são as condições, mas comuns para o acordo? Ele é assinado em contrato?
De que tamanho de desconto nós estamos falando? Calma que nós explicaremos isso tudo para vocês!
De forma resumida, esses acordos costumam ser feitos quando uma empresa possui um número muito elevado de viagens por ano. A iniciativa pode partir de ambas as partes, mas normalmente as empresas que possuem uma média superior a R$ 100 mil por mês costumam ser procuradas pelas empresas aéreas para fechar o acordo.
Na imensa maioria das vezes, a ideia geral do acordo foca em uma redução das tarifas ou do valor das passagens, em troca de uma quota mínima de viagens que devem ser realizadas no ano. Esses descontos podem variar muito a depender do mínimo de viagens combinadas, indo de 5% até 35% de desconto no valor da passagem em alguns casos.
A vantagem de toda essa distância entre ambos os descontos, é justamente que possibilita que empresas dos mais variados portes realizem esse acordo. É óbvio que são muito poucas as empresas no Brasil que realizam um número elevado o suficiente de viagens por ano, a ponto de valer a pena dar um desconto de 35% do valor das passagens a ela, e variando esse valor, facilita o acesso de grupos menores.
Após ambas as partes negociarem seus benefícios e deveres, o acordo será fechado por meio de um contrato que será assinado pelas duas empresas. Sendo assim, será disponibilizado, por parte da companhia de viagem, uma espécie de cupom, que é conhecido no meio do turismo como “promocode” que deverá ser apresentado para conseguir o desconto.
Por que essas parcerias são vantajosas?
Aposto que agora você já conseguiu entender melhor o que é, e como funciona um acordo corporativo com uma companhia aérea, não é mesmo? Agora é a de começarmos a entender por quais motivos realizar esse acordo pode ser tão vantajoso, e não para um dos lados!
Afinal, ninguém realizaria um acordo onde está perdendo dinheiro, não é mesmo? Então, por que oferecer os descontos se a outra empresa continuar precisando realizar as viagens? Esse é um exemplo de dúvida muito comum, e que nós pretendemos responder!
Está curioso? Então continue com a gente para entender quais as vantagens do acordo para ambas as partes!
Para as empresas
Para as empresas que precisam realizar as viagens corporativas as vantagens são bem mais óbvias e aparentes. Toda vez que a empresa vai calcular o orçamento de custo de uma viagem corporativa, é sempre muito pesado, e conseguir reduzir um pouco essas despesas, economizando nas passagens, já é um grande alívio.
É claro que é necessário ter cuidado com o número de viagens que a empresa se compromete a realizar, para evitar sair prejudicado no meio dessa história.
Para as companhias aéreas
Por outro lado, o benefício para as companhias aéreas pode não ser tão óbvio para a grande maioria das pessoas, e por isso iremos explicá-lo. O principal motivo dessa opção ser tão vantajosa para as empresas aéreas, é que os passageiros corporativos costumam ser os mais lucrativos para elas.
A razão dessa diferença entre o passageiro comum, e o corporativo, é que o segundo normalmente não tem a opção de não realizar a viagem. Sendo assim, ele está disposto a pagar valores mais elevados, e muitas vezes não é capaz de optar por comprar com antecedência, algo que também influencia no valor.
Sendo assim, como o ticket médio do passageiro corporativo, mesmo após oferecer um desconto, o valor da passagem costuma permanecer próximo do valor de um passageiro normal.
Como fazer as parcerias?
Normalmente os próprios executivos das companhias aéreas costumam entrar em contato oferecendo o acordo para algumas empresas. É óbvio que isso não é feito de forma aleatória, e costuma depender de se a empresa em questão consegue alcançar algumas metas estipuladas pela companhia, como o número de voos realizados num determinado período.
As agências de viagens costumam cumprir um papel fundamental nesse assunto, se posicionando como um intermediário entre as partes e auxiliando na negociação. Com uma agência de qualidade é possível conseguir negociar valores bem melhores com condições mais fáceis de serem atingidas, ou seja, deixar o acordo ainda melhor.
Enfim, um acordo corporativo com companhias aéreas costuma trazer muitos benefícios para as empresas, principalmente no que diz respeito à redução dos custos da viagem. Com essas informações será possível buscar o melhor acordo possível, permitindo com que a sua empresa produza mais, e gaste menos, simplesmente incrível!
Esperamos que tenha gostado do conteúdo, e gostaríamos de convidar você a nos seguir no Facebook para ficar por dentro de mais novidades e outros textos como esse!