Você sabe o que é política de compliance? Ela se refere a um conjunto de procedimentos, medidas e rotinas que visam a cumprir as políticas, a legislação e as diretrizes estabelecidas para as empresas.
Basicamente, essa política objetiva identificar, punir e evitar que ilegalidades e desvios aconteçam dentro dos negócios. Isso significa que ela funciona mais como uma medida de prevenção e combate à corrupção. Quer saber como proteger a sua empresa desses problemas tão recorrentes no ambiente corporativo? Continue a leitura deste artigo até o final!
Qual é a importância de fortalecer a política de compliance da sua empresa?
A política de compliance traz muitos benefícios para a empresa, tais como:
- eficiência operacional — ao alinhar as normativas em vigor, é possível reduzir ao máximo os riscos para a empresa, fazendo com que haja um maior desempenho e melhor alcance dos resultados, tanto ao em relação à concorrência quanto à lucratividade;
- aumento da produtividade — uma empresa que mantém os processos bem organizados e incentiva a valorização dos colaboradores aumenta a motivação e o engajamento do seu time de talentos;
- segurança jurídica — quando a empresa respeita a lei, ela garante o seu alinhamento com as imposições e diretrizes legais, reduzindo significativamente os riscos de processos administrativos, a imposição de multas e outras demandas judiciais.
Como a política de compliance pode ser aplicada na empresa?
Percebeu por que você deve implementar a política de compliance na sua empresa? Agora, entenda como colocá-la em prática!
Convoque a equipe para treinamentos
A política de compliance está diretamente ligada à cultura organizacional. Sendo assim, estamos falando de algo que os colaboradores não vão entender do dia para a noite. Ou seja, é importante que eles aprendam quais são esses valores. Portanto, é interessante que a empresa invista em capacitação, oferecendo a eles os treinamentos necessários para que toda a equipe possa compreender a origem e o motivo pelos quais tais regras se fazem essenciais na empresa.
Garanta a execução da excelência
Nesse momento, é necessário mapear todos os processos da empresa para identificar gargalos que estão comprometendo o andamento das tarefas cotidianas e, consequentemente, o bom desenvolvimento da empresa. Com esses dados em mãos, é possível traçar estratégias que visam a melhorar a execução dos processos, tornando a sua conclusão eficiente e precisa. Assim, haverá uma diminuição nos erros e, com isso, um aumento na produtividade em geral.
Estabeleça indicadores de desempenho
As políticas de compliance podem ser alteradas de acordo com o cenário atual. Para identificar essa necessidade, a empresa precisa criar indicadores de desempenho para monitorar os resultados. De acordo com as metas estipuladas, as decisões podem ser tomadas com mais eficiência e precisão — e, o melhor, no momento oportuno. Os indicadores mostrarão onde a empresa precisa melhorar para potencializar seu desempenho no mercado.
Por fim, vale destacar a importância de utilizar o mapeamento e monitoramento, a fim de ter em mãos informações suficientes para definir metas realistas. Dessa forma, haverá a possibilidade de alcançá-las e, com isso, manter a equipe motivada a melhorar seus resultados, sempre focada na política de compliance.
Para entender mais sobre compliance, acesse este artigo para ter acesso a dicas valiosas. Boa leitura!