Você que deseja ver a sua empresa sobreviver e crescer no mercado necessita conhecer a importância de implementar uma gestão de riscos eficiente. Esse gerenciamento deve ser uma tarefa diária, que envolve um bom planejamento e organização dos processos. Uma política corporativa que incorpora a administração dos riscos afeta diretamente os valores institucionais. É necessário aplicar estratégias de minimização de danos para evitar consequências futuras, mas caso algo já tenha acontecido, ela é importante para encontrar a melhor saída e reestruturar o que foi perdido.
Foi para auxiliar você nessa tarefa que nós desenvolvemos este guia com ótimas dicas para aplicar o gerenciamento de riscos na sua empresa. Confira agora o conteúdo completo!
Conte com um bom planejamento
Planejar a sua gestão de riscos inclui escolher boas metodologias de aplicação e utilizar ferramentas para automatizar os processos. Você deve deixar todos os procedimentos internos devidamente documentados em um plano gestor e garantir que eles sejam controlados de acordo com os riscos que apresentam. Ao adotar novas práticas de trabalho dentro da sua empresa, você deve reestruturar esse plano de gerenciamento para que aconteça como o planejado.
Durante o planejamento da gestão de riscos é importante realizar reuniões com os integrantes-chave do projeto e deixar claro todos os pontos do plano. Além disso, é aconselhável contratar um apoio especializado de profissionais com um amplo conhecimento sobre segurança do trabalho para que você tome as melhores decisões sobre o desenvolvimento do projeto.
Identifique os principais riscos
Para identificar os maiores riscos no seu planejamento, é necessário realizar um mapeamento que traga informações relevantes para a gerência, identificando sempre as principais ameaças existentes nos seus processos corporativos. Mais uma vez você deverá realizar reuniões com a sua equipe para provocar o engajamento de todos e certificar-se de que os riscos estão bem descritos e sem ambiguidades.
Esteja apto para esclarecer qualquer dúvida sobre o plano e deixe as informações o mais claro possível. Entrevistas, checklists e análise das raízes do problema são ótimas técnicas para identificar entalhes de maneira eficiente.
Devemos reforçar que esse registro é um documento que necessita ser atualizado durante o andamento do projeto. A quantidade de riscos aumenta na proporção em que as análises dos processos internos são realizadas. Manter todas essas informações documentadas é o primeiro passo para ser mais organizado e garantir o sucesso do seu gerenciamento.
Realize uma análise quantitativa e qualitativa de riscos
Analisar quantitativamente os riscos significa estimar sua proporção numérica. Você deve calcular os possíveis impactos que os entalhes individuais podem causar no seu empreendimento. É possível prever o tempo de atraso que os seus projetos sofreriam caso algum risco se concretizasse.
Essa não é uma análise recomendada para todas as empresas, pois a sua execução demanda um enorme esforço de gestão, sendo mais adequada para projetos mais complexos, de grande porte ou estratégicos.
Diversas ferramentas podem ser utilizadas para otimizar o gerenciamento dessa etapa, por exemplo:
- simulações de impacto;
- análise exploratória de sensibilidade;
- desenvolvimento de uma árvore de decisão;
- diagramas de influência.
Faça uma análise qualitativa dos riscos
Avaliar qualitativamente envolve prever quais podem ser os impactos que cada entalhe individual pode causar durante o andamento dos processos internos da sua empresa. Podemos destacar como exemplos a urgência e a gerenciabilidade dos riscos eminentes.
Após realizar um exame detalhado da prioridade dos riscos, você deve determinar um responsável para cada item do plano gestor, na intenção de garantir que a sua política seja implementada.
Para garantir que todas as variáveis sejam analisadas corretamente, você deve contar com boas ferramentas de gerenciamento. É possível utilizar diversos métodos para auxiliar o cumprimento dessa etapa, como:
- reuniões mensais;
- questionário de coleta de dados;
- análise exploratória de dados;
- calculo de probabilidade;
- impacto, gráfico de bolhas.
Desenvolva uma resposta aos riscos
Planejar alternativas de resposta aos entalhes do seu plano gestor exige que você selecione estratégias de reação, além de propor ações que minimizem a exposição geral aos riscos, tratando-os individualmente. Essas alternativas devem se adequar à relevância de cada exposição perigosa detalhada no projeto inicial. Você deve desenvolver um orçamento para estimar os custos de cada operação de prevenção e manter as tabelas atualizadas.
Ao efetuar essa etapa, você estará garantindo a minimização das ameaças e a maximização do seu gerenciamento. Assim é possível reduzir, de maneira eficiente, a exposição geral da empresa aos mais variados riscos internos.
Podemos classificar o gerenciamento dessas respostas de acordo com as características do seu projeto. Confira:
- administração de crises: controlar situações de alta exposição a riscos após eles terem se tornado potenciais problemas;
- reparo de falhas: localizar e projetar uma reação aos entalhes de maneira rápida, mas apenas depois sua consolidação;
- amenização de riscos: estimar antecipadamente os insumos para mitigação, mas sem agir a respeito de eliminar os entalhes;
- prevenção: implementação e execução do seu plano gestor com o intuito de identificar e prevenir qualquer ameaça, antes mesmo que elas se tornem um problema;
- erradicação de problemas: identificar e corrigir qualquer fator que possa causar um acidente;
- aceitação do problema: reconhecimento interno dos riscos, mas sem que haja a necessidade de reagir sobre eles.
Embora o último item possa parecer inadequado, você deve reconhecer que os riscos normalmente podem ser aceitos quando eles não representam ameaças ou não são relevantes para existirem no contexto do seu plano gerencial. Algumas ações de adequação do seu projeto podem ser cara demais, não sendo possível, assim, a resolução do problema.
Monitore os riscos
Monitorar a exposição às ameaças do seu plano ajuda a identificar a hora certa de colocar em prática a reação adequada. Esse gerenciamento também é importante para determinar se essas respostas estão sendo adequadas ou se elas necessitam de alguma alteração. Verificar o cumprimento de todos os processos de gerenciamento de riscos exige a utilização de ferramentas que automatizam as análises e relatórios.
Você recebeu as melhores dicas para implementar uma gestão de riscos eficiente no seu negócio. Não deixe de colocar em prática o que você aprendeu para conseguir obter todas as vantagens desse gerenciamento e otimizar os seus processos internos. Ou se preferir, entre em contato conosco. Nós oferecemos a melhor maneira para você gerenciar os riscos da sua empresa de maneira efetiva.