Os relatórios financeiros são documentos que aglomeram informações sobre as contas da empresa com a finalidade de apresentar dados que melhorem a tomada de decisão pelos gestores, sendo fundamentais para o desenvolvimento saudável de uma empresa.
Aqueles que conhecem a importância desses relatórios conseguirão extrair melhor as informações de seu conteúdo, obtendo informações mais claras e reais sobre o negócio. Quer saber melhor os impactos desses documentos na empresa? Neste post trazemos 4 aspectos de melhoria que são conquistados com bons relatórios financeiros. Leia mais!
1. Melhor análise do ROI
ROI significa Retorno sobre o Investimento e é uma métrica usada para saber quanto a empresa ganhará em relação a um investimento realizado. Esse indicador é amplo e pode ser aplicado sobre projetos de expansão do negócio, aplicações financeiras, aquisição de novos equipamentos ou tecnologias e mais.
Com os relatórios financeiros, a organização saberá de forma mais precisa quais são as despesas e os custos envolvidos em cada projeto, quando ele se pagará e os ganhos exatos de cada investimento.
2. Aumento do controle do fluxo de caixa
Um dos relatórios financeiros é a Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC), e sua finalidade é apresentar todas as entradas e saídas de capital de uma empresa. Com esse relatório, é possível saber a situação do caixa e prever como ele estará no futuro, o que é chamado de Projeção de Fluxo de Caixa.
Por exemplo, será possível saber quanto dinheiro a empresa terá no caixa em 6 meses e se ela será capaz de arcar com seus compromissos nesse período. Se o relatório demonstrar que a empresa não poderá cumprir suas obrigações, podem-se tomar as medidas para garantir a saúde financeira antecipadamente, como renegociar o valor ou prazo para pagamento das dívidas.
3. Maior controle de receitas e despesas
Um dos principais objetivos dos gestores da área financeira de uma empresa é a otimização dos recursos, e para isso será fundamental ter um controle pleno de suas contas, entender como o dinheiro está sendo gasto e de onde ele vem.
Há relatórios que apresentam de forma detalhada, transparente e agrupados por período todas as despesas e as receitas da organização. Assim, você terá um retrato fiel da situação financeira em cada período.
Isso é útil para saber quais são os períodos sazonais de alta e baixa, quais são as despesas que podem ser reduzidas, as maiores fontes de receita, o rateio de despesas por projeto ou centro de custo e muito mais.
4. Possibilidade de selecionar investimentos por categorias
Geralmente, um negócio realiza diferentes tipos de investimentos, e cada um deles precisa ser minuciosamente estudado. Essa análise aprofundada permitirá que os recursos da empresa sejam otimizados, já que os gestores saberão quais são os resultados de cada projeto.
Os relatórios financeiros fazem com que os gestores conheçam os custos e ganhos de acordo com as categorias de investimento. Por exemplo, se foi implementado um sistema que auxilia na gestão de viagens corporativas, pode-se saber quais foram os ganhos financeiros conquistados com essa tecnologia.
Percebe-se que os relatórios financeiros trazem ganhos bastante impactantes para o seu negócio. Entretanto, é importante treinar a sua equipe para que ela faça bom uso dessas ferramentas e aproveite todos os seus benefícios.
Estamos sempre ativos nas redes sociais! Siga-nos agora mesmo no Facebook, Instagram e LinkedIn e fique de olho nas nossas publicações! Caso deseje saber como a Argo pode auxiliá-lo em suas viagens corporativas, entre em contato.