A gestão financeira é uma das áreas mais críticas para o sucesso de qualquer empresa. Fazer uma boa previsão de gastos é fundamental para manter o negócio saudável e sustentável a longo prazo.
Com isso, você consegue evitar gastar mais do que o necessário, garante recursos suficientes para investir em oportunidades de crescimento e toma decisões mais bem embasadas sobre gastos. Diante da importância do assunto, leia a seguir mais sobre a previsão de gastos!
O que é previsão de gastos?
A previsão de gastos corporativos consiste em estimar os custos que uma empresa terá em determinado período. Isso é feito com análise dos gastos passados e presentes, bem como em projeções futuras.
Durante esse estudo, são analisados diferentes tipos de custos, como:
- variáveis: podem ser alterados conforme as vendas do negócio. Por exemplo, as matérias-primas envolvidas em cada produção;
- fixos: independem do desempenho das vendas. Eles incluem salários, manutenção, energia, limpeza do ambiente e aluguel do espaço;
- diretos: são facilmente identificados em cada processo do negócio, como a produção, as vendas ou prestações de serviço. Alguns exemplos são a mão de obra direta e matéria-prima usada;
- indiretos: não são facilmente calculados, como mão de obra indireta e materiais usados nas atividades auxiliares.
Qual é a importância da previsão de gastos para empresas?
De forma geral, a previsão de gastos assegura que a empresa esteja preparada para despesas futuras. Isso se desdobra em vários outros benefícios, como a criação de um melhor plano financeiro, já que você planeja seus orçamentos com mais precisão e adequados à realidade do negócio.
Ao saber quais despesas são esperadas, as empresas podem tomar medidas para reduzir ou eliminar gastos desnecessários. Você ainda pode usar essas previsões para identificar áreas de oportunidade e investir naquelas que oferecem o maior potencial de retorno.
O fluxo de caixa também é beneficiado. É possível fazer um planejamento e preparar-se para despesas futuras e evitar problemas de caixa. Como se não bastasse, ainda há um ajuste de expectativas sobre a situação financeira futura, evitando surpresas impactantes.
Como fazer o controle de gastos?
Há várias estratégias de revisão de gastos, e as mais adequadas para seu negócio variam conforme suas características. Algumas bastante relevantes e que você pode aplicar são as seguintes. Veja!
Revisar as despesas e custos
Reveja todos os custos do negócio para encontrar quais são essenciais e quais podem ser reduzidos ou eliminados sem prejudicar o desempenho das atividades.
Na prática, isso é feito por meio de demonstrações financeiras, extratos bancários, notas fiscais, comprovantes de despesas, extrato do cartão corporativo, contas a pagar ou quaisquer outras fontes de dados financeiros.
Adequar o planejamento financeiro
Ajuste o seu planejamento financeiro de acordo com uma nova política de redução de gastos e as previsões futuras. Por exemplo, veja o que precisará ser cortado no futuro ou, caso você tenha recursos extras, como o capital será utilizado.
É recomendável colaborar com outros departamentos para compreender quais serão os próximos gastos necessários e como isso impactará a curto, médio e longo prazos.
Estruturar processos
Determine processos que serão seguidos por todos na empresa, incluindo gestores, supervisores, outros líderes, colaboradores, auxiliares e mais. Com essa medida, você aumenta o controle das despesas e procura alternativas para tornar o negócio mais rentável. Lembre-se de analisar e revisar esse processo regularmente para garantir que sua gestão seja eficaz.
Muitas vezes, a previsão de gastos corporativos é geralmente realizada por departamentos financeiros e de contabilidade. Mas você pode modernizar o processo e ampliar seu controle com um aplicativo de ponta, como a Monera, que permite que você faça o controle de despesas diretamente do seu smartphone!
Quer ter uma previsão de gastos completa e na palma da sua mão? Entenda como funciona a Monera!