Quando você vai realizar uma viagem corporativa, é muito comum se deparar com a dúvida de onde você deve se hospedar. Afinal, hoje em dia existem muitas opções distintas, cada uma com seus pontos fortes e fracos, mas qual se adequa melhor a essa circunstância? E indo um pouco mais longe, você realmente sabe diferenciar os tipos de hospedagem existentes? Saberia dizer se prefere um hotel ou uma pousada, por exemplo?
Bem, pode ficar tranquilo, que nós preparamos esse artigo especialmente para você! Aqui nós falaremos sobre cada uma das principais formas de hospedagem existentes, e assim, você poderá escolher aquela que melhor encaixa com você e as circunstâncias.
Está preparado? Então vamos nessa!
Hotel
Os hotéis são a opção mais clássica para todos os viajantes, sejam eles a negócios ou não, e geralmente costumam oferecer acomodações bem confortáveis. Normalmente atendendo pelo sistema de diárias, esse modelo de atendimento costuma ter diversas opções de quartos, podendo atender uma ou mais pessoas com tranquilidade.
Assim como as pousadas, esses estabelecimentos podem ser classificados entre 1 e 5 estrelas, com o maior número sendo sinônimo de maior conforto e mordomias. Entretanto, existem diversas formas diferentes de hotel, vamos conhecer?
Hotel fazenda
Os hotéis fazenda são uma variação dos hotéis tradicionais, e como veremos ao longo do texto, é uma das opções mais recomendadas para aqueles que desejam mais tranquilidade e contato com a natureza.
Como uma alternativa dos tipos de hospedagem, o contato com o estilo de vida mais rural é muito próximo, com as pessoas podendo ver, e eventualmente até interagir com diversos animais. Andar a cavalo, fazer trilhas, pescar e até visitar hortas são algumas das opções de passeio possíveis.
Entretanto, nem por isso ele deixa de oferecer aos seus hóspedes os mesmos confortos em questão de atendimento que um hotel tradicional. Café da manhã e serviço de quarto funcionam normalmente, e dependendo do lugar, podem haver até mesmo opções de almoço e jantar no local.
Hotel histórico
Para aqueles que gostam mais de explorar a cultura e história local como forma de aproveitar a viagem, os hotéis históricos são definitivamente a melhor opção. Eles funcionam como hotéis tradicionais, com a diferença de que suas instalações ficam em locais históricos restaurados, ou recém-reformados.
Apart hotel
Para aqueles que gostam de ter um pouco mais de espaço para se sentirem confortáveis, os apart-hotéis são uma ótima opção. Basicamente, esse modelo de hospedagem consiste em vez de você alugar um quarto, a sua estadia ocorrer em um apartamento completo, garantindo um nível de conforto bem maior.
Tipos de hospedagem: hostel
Para aqueles que acham que já gastaram muito com as passagens, e estão buscando uma forma de economizar na viagem, o hostel pode ser uma alternativa bem interessante. Nesse modelo de hospedagem, o hóspede pode inclusive escolher entre acomodações privativas ou coletivas, além de café da manhã incluso.
Se você está viajando sozinho, e está aberto a conhecer novas pessoas, essa pode ser uma ideia interessante.
Pousada
As pousadas são um dos tipos de hospedagem que têm semelhanças com os hotéis, com o diferencial de possuírem um ar mais caseiro. Dessa forma, a ideia por trás desse modelo é que as pessoas se sintam mais confortáveis, justamente por não se sentirem em um hotel.
Ou seja, o ambiente costuma ser um pouco mais simples, com uma decoração mais característica de uma casa, e até mesmo um nível de contato com a natureza superior ao do convencional. Entretanto, os atendimentos básicos se mantêm, com serviço de quarto, café de manhã, e eventualmente até um almoço e uma janta.
Casa de temporada
As casas ou apartamentos de temporada consistem basicamente no aluguel de uma dessas opções para se passar um período de tempo. Dessa forma, a sensação e o conforto de se estar em casa se tornam bem maiores, ao mesmo tempo que se está longe do seu lar.
Normalmente, uma das vantagens desses locais, é que eles possuem cozinha, o que se torna uma alternativa para aqueles que não desejam consumir fora todo dia. Pode ser um almoço, ou qualquer outra refeição, muitas vezes, só de consumir algo feito por você, já é possível dar uma boa economizada.
Entretanto, uma das desvantagens mais apontadas, é a inexistência de serviços de quarto ou coisas do gênero, já que não há uma estrutura prévia montada especialmente para receber você. Na maioria dos casos, é como se você estivesse alugando uma casa ou apartamento para você, mas por um período bem menor de tempo.
Resort
Os resorts são uma das formas de hospedagem mais conhecidas no mundo, em grande parte, pelo seu conforto, luxo, e clima de relaxamento. De forma geral, eles oferecem as melhores opções de lazer para que você possa relaxar, descontrair e se divertir durante a hospedagem.
Além de contarem com serviço de quarto e café da manhã, esses locais também costumam oferecer lavanderias e até mesmo áreas infantis, sem falar nas opções de alimentação. Entretanto, uma das desvantagens comumente apontadas, é que também são uma das formas de hospedagem mais caras, não sendo uma boa alternativa para quem precisa economizar.
Cama e café
Muito semelhante com os hostels, o modelo de cama e café, ou bed and breakfast, como é conhecido em inglês, também costuma ser bem popular. Sua ideia consiste em um estabelecimento residencial, cujos donos oferecem um quarto e um café da manhã para a pessoa, em troca de receber um valor determinado.
Uma das grandes vantagens defendidas pelos adeptos dessa modalidade de hospedagem, se dá na sua forte economia de despesas, uma vez que essas opções não costumam ser muito caras. De forma geral, esse tipo de hospedagem tem ganhado muita força nos últimos tempos, principalmente com a popularização do Airbnb.
Mas e nas viagens corporativas?
De forma geral, em uma viagem corporativa, o ideal é ficar no conforto, na segurança, e em algum grau nas despesas da acomodação. Sendo assim, opções como os hotéis mais tradicionais ou o apart hotel podem ser mais efetivas, por dar ao colaborador toda a infraestrutura e conforto necessário para descansar e estar preparado para o trabalho, sem que a empresa precise arcar com despesas fora do comum.
Enfim, escolher um dos tipos de hospedagem é sempre algo complicado, principalmente quando levamos em consideração a intenção da viagem e os gostos de cada um. Entretanto, no meio de tantas alternativas, o importante é saber adequar o que atende melhor suas prioridades, seu gosto, e claro, aqui que caiba em seu bolso.
Esperamos que tenha gostado do conteúdo, e gostaríamos de convidar você a nos seguir em nossas redes sociais para receber mais textos como esse!