Cultura organizacional é um conceito relacionado aos valores e às regras da empresa. Já o clima organizacional é o ambiente em si. Ambos são decorrentes da atuação dos funcionários: de como se relacionam e realizam os processos. Nesse sentido, esses dois elementos, cultura e clima organizacional, devem caminhar juntos, pois, se isso não ocorrer, o resultado é o mal-estar no ambiente de trabalho.
De importância ímpar, esses aspectos aumentam o engajamento dos colaboradores, ajudam a evitar problemas relacionados à convivência e às questões de gestão, entre outras coisas. Continue lendo e veja dicas para fortalecer a cultura e o clima organizacional na sua empresa!
Desenvolva projetos comunitários
Um projeto comunitário dá à empresa a chance de demonstrar que é solidária, de ir além do objetivo de gerar apenas lucro, envolvendo os colaboradores em ações altamente valorizadas no contexto social.
Os projetos sociais unem os funcionários, tornando o ambiente mais agradável para trabalhar. Além disso, o clima favorável fomenta, nos colaboradores, um propósito para estar na empresa, sem ser apenas o de receber o salário no final do mês.
Ofereça treinamentos internos
Treinar os colaboradores garante que um trabalho será realizado conforme os propósitos da empresa. Essa atitude alinha as atividades e motiva os funcionários, que se sentirão valorizados. O treinamento eficiente adéqua a linguagem, o comportamento, as atividades, as competências e as habilidades, além de demonstrar que a empresa fornece condições satisfatórias de trabalho.
Se bem treinados, os colaboradores conhecerão tudo relacionado aos serviços ou produtos da empresa, refletindo no bom atendimento e na satisfação do cliente. Enfim, em médio e longo prazo, esse investimento trará retornos como:
- fortalecimento da cultura da empresa;
- aumento da produtividade;
- volume de vendas.
Encoraje o depoimento dos colaboradores
Ao darem depoimentos espontaneamente a favor da empresa, os funcionários estão em sintonia com a cultura organizacional. Ou seja, eles se orgulham em fazer parte da companhia e sentem vontade de contar isso a um público maior.
Quando os colaboradores elogiam a empresa, a reputação e a imagem dela no mercado ficam valorizadas. Com isso, a marca evolui e o potencial de negócios aumenta. Em contrapartida, ao manter um bom clima e uma satisfação interna, o resultado é a permanência de um conceito positivo por parte dos funcionários.
Faça pesquisas de clima organizacional
A melhor maneira de fazer pesquisas de como está o clima organizacional é mantendo um diálogo próximo com os seus funcionários. Seu objetivo é analisar o relacionamento dos funcionários entre si e com a organização, identificando se há pontos que podem ser melhorados e quais são os pontos fortes da empresa.
Até as reuniões mais simples, individuais ou em grupo, em que as pessoas se mostram abertas a contar quais são as necessidades verdadeiras da sua equipe, já trarão efeitos positivos para a empresa.
Flexibilize horários das equipes
Certas empresas trabalham com resultados e não com horários. Então, para elas, qual a necessidade dos colaboradores chegarem às 8h00 na instituição? Uma das grandes vantagens trabalhistas trazidas pela tecnologia é o acesso às pessoas, independentemente de sua localização geográfica.
Por esse ângulo, atuar em modelo de trabalho home office ou híbrido possibilita que os profissionais passem mais tempo com a família, não percam tempo no trânsito, economizem com alimentação e combustíveis, entre outras coisas. Assim, nos dias em que estiver presencialmente na empresa, o funcionário se sentirá entusiasmado para rever os colegas de trabalho e todo o ambiente lhe parecerá amigável.
Esperamos que nosso artigo colabore para fortalecer a cultura e o clima organizacional na sua empresa. Como foi possível ver, essas ações são fundamentais para melhorar o engajamento da equipe e a imagem da empresa como um todo.
Agora que já está pronto para implementar as dicas acima, convidamos você para ler também: 5 dicas para ser um líder de sucesso e aumentar a motivação da equipe.