A pandemia mudou a sociedade e a forma como as pessoas compram, interagem e se relacionam umas com as outras. Afinal, com a exigência do distanciamento social, as pessoas precisaram se adaptar à nova realidade, buscando meios de continuar realizando as suas atividades sem precisar sair de casa.
É por isso que a pandemia impulsionou a transformação digital em diversos setores da economia, incluindo os bancos. As pessoas começaram a usar mais os aplicativos bancários, realizar transações e pagar contas pelo celular, entre diversas outras atividades que exigiram a implementação de tecnologias que auxiliassem nesse sentido.
Quer saber quais foram as principais mudanças que comprovam a transformação digital bancária durante a pandemia? Então continue a leitura e descubra!
Ampliação do uso de dispositivos móveis e aplicativos
A pandemia de COVID-19 exigiu a restrição de circulação de pessoas nas ruas das cidades, de forma a evitar o contágio pelo novo vírus. Dessa forma, diversas atividades passaram a ser feitas por meio digital, como é o caso de transações bancárias.
Não é à toa que as pessoas começaram a usar mais os aplicativos de bancos em seus celulares e outros dispositivos móveis, seja para consultar o saldo, fazer pagamentos e realizar transferências. E os bancos, por sua vez, se dedicaram à ampliação dos serviços e à melhoria da qualidade das funções dos aplicativos oferecidos, o que contribuiu diretamente para a aceleração da transformação digital.
Modernização do sistema financeiro
Outra mudança que a pandemia trouxe para os bancos foi a modernização do sistema financeiro, o que acarretou uma série de inovações tecnológicas para o setor.
Nesse aspecto, o destaque vai para o internet banking, a página pessoal de cada pessoa dentro do sistema do banco. Por meio dela, é possível acessar a sua conta e realizar os mais diversos tipos de transações, como se você estivesse em um caixa eletrônico. Tudo sem sair de casa.
Outro destaque é a chegada do PIX ao país. Esse sistema de pagamento instantâneo permite que você realize uma série de transações que são efetivadas em segundos. Além disso, é possível utilizar chaves aleatórias ou, até mesmo, o número de celular ou e-mail para vincular o PIX a uma de suas contas, de forma a receber as transferências de forma simples e prática.
Fechamento de agências
Por fim, vale ressaltar que as mudanças no que se refere à transformação digital nas empresas foram tão intensas que levaram, inclusive, ao fechamento de diversas agências por todo o país. De março de 2020 a outubro de 2021, foram fechadas mais de 2 mil agências em todo o Brasil, espalhadas por quase 90 cidades brasileiras.
Isso indica o quanto as agências perderam a relevância para uma parcela da população, uma vez que os serviços digitais acabaram ocupando o espaço ao longo da pandemia. Dessa forma, os bancos se tornaram mais digitais, dependendo cada vez menos do espaço físico para funcionar.
Como você pôde perceber, a pandemia trouxe uma série de transformações, e os bancos não ficaram de fora delas. A transformação digital bancária é uma realidade que veio para ficar, e isso afeta, também, diversos outros setores da economia, que também tiveram que se reinventar ao longo desse período.
Quer ficar por dentro de mais novidades como essa? Então aproveite para curtir a Argo no Facebook e acompanhar as nossas notícias!