Já aconteceu de você, durante o planejamento da viagem da empresa, perceber que os valores das passagens aéreas mudam de um momento para outro? Isso acontece por causa do Price Discrimination, uma estratégia de precificação que tem se tornado cada vez mais comum na gestão de preços de diversas empresas nos últimos anos.
O Price Discrimination trata-se de uma estratégia de precificação que permite ao empreendedor precificar seu produto ou serviço de acordo com as características do seu cliente. Sendo assim, quando feito de forma correta, pode trazer retornos satisfatórios para a empresa.
Sabendo disso, preparamos este conteúdo para explicar melhor como utilizar o Price Discrimination a favor das passagens corporativas. Acompanhe a leitura!
O que é Price Discrimination?
Como mencionamos, Price Discrimination (ou discriminação de preço) trata-se de uma estratégia de precificação que cobra dos clientes preços diferentes para o mesmo produto ou serviço. Sendo assim, para que esse método funcione, são utilizadas como base as características do público-alvo e, principalmente, o quanto ele está disposto a pagar pelo produto ou serviço.
Nesse sentido, os clientes são divididos em grupos com base em características específicas como idade, demografia, classe social e assim por diante. Essas particularidades afetam o nível de valorização que o produto ou serviço tem para cada grupo. Nesse caso, o Price Discrimination tem como objetivo adaptar o preço de acordo com a realidade de cada consumidor.
Lembre-se de que essa estratégia de precificação tem como princípio base orientar o empreendedor a estipular o preço do seu serviço ou produto de acordo com o valor máximo que o consumidor esteja disposto a pagar. Por esse motivo, as empresas têm utilizado o Price Discrimination para atingirem o maior número de clientes possível.
Afinal de contas, quando o empreendedor faz uso dessa estratégia de forma correta, ele consegue otimizar seus ganhos, ao mesmo tempo em que atende às necessidades dos seus clientes de acordo com o orçamento de cada um. Sendo assim, para que cada grupo seja atendido, o Price Discrimination é dividido em três graus diferentes:
- primeiro grau: a empresa cobra o preço máximo para cada produto ou serviço consumido;
- segundo grau: já são incluídos descontos. Nesse momento, a empresa desenvolve campanhas de “leve três e pague dois”;
- terceiro grau: os descontos são definidos de acordo com as características de cada grupo de consumidor; podemos citar como exemplo a meia-entrada para estudantes.
Como o Price Discrimination se aplica às passagens aéreas?
Como vimos na situação acima, as companhias aéreas utilizam o Price Discrimination como estratégia de precificação com o intuito de definir uma política de preços eficiente que esteja de acordo com a demanda de voos. Por esse motivo, é bastante comum que os valores das passagens subam e desçam em um curto período de tempo.
Dessa forma, é possível aplicar o Price Discrimination às passagens aéreas por meio das seguintes ferramentas:
- Big Data: essa ferramenta permite que o gestor tenha acesso às informações importantes sobre o seu público-alvo por meio da coleta, armazenamento e processamento de dados. Diante disso, é possível saber quanto o cliente está disposto a pagar pela passagem e, assim, criar estratégias de precificação mais eficientes;
- sites de descontos: as companhias aéreas, ao saberem que muitos dos seus clientes pesquisam os preços das passagens na internet em busca da melhor oferta, têm feito parcerias com sites de descontos com o intuito de atrair esses consumidores.
Como utilizar o Price Discrimination a favor das viagens corporativas?
Ao saber da existência do Price Discrimination fica mais fácil perceber como essa estratégia está sendo utilizada pela empresa e, assim, conseguir extrair o melhor da discriminação de preços no momento de fechar negócio.
No entanto, é de suma importância que você esteja atento aos detalhes para conseguir fazer uma boa negociação. Tendo isso em mente, é possível utilizar o Price Discrimination a favor das suas viagens corporativas. Separamos algumas dicas para ajudar você nesse processo. Confira!
Compre o bilhete com antecedência
Não é nenhuma novidade que os preços das passagens aéreas costumam ser mais baixos quando comprados com antecedência. Isso acontece porque a maioria das companhias aéreas têm como regra que 60% de cada voo deve ser preenchido para obter o lucro. Ou seja, a empresa reduz os preços para atrair os clientes até que a taxa de ocupação seja alcançada.
Quando a taxa de ocupação é obtida, a companhia aérea tem a liberdade de aumentar o valor das passagens. Por esse motivo, aconselhamos que, a partir do momento que você tem conhecimento que será necessário fazer uma viagem pela empresa, você adquira o seu bilhete com antecedência.
Pesquise datas e aeroportos alternativos
Algumas vezes, em uma mesma cidade, por exemplo, há aeroportos com valores diferentes um do outro. Sendo assim, antes de fechar negócio com uma companhia aérea, faça uma pesquisa em outras empresas alternativas. Lembre-se sempre de analisar se a oferta mais baixa realmente oferece economia para o seu bolso.
Faça uso de um software de gestão de viagens
As viagens corporativas são utilizadas por muitas empresas como uma estratégia de negócio eficiente. Se esse é o seu caso, a utilização de um software para a gestão de viagem se faz realmente necessário, uma vez que vai ajudá-lo durante todo o processo de preparação e planejamento.
Isso significa que, a partir do momento que você começar a fazer uso de um software de gestão de viagens na sua empresa, é possível:
- criar uma política de viagens mais eficiente;
- automatizar todos os processos;
- garantir maior controle sobre os custos gerados;
- otimizar o tempo e aumentar a produtividade;
- dispor de relatórios mais precisos;
- ter maior controle sobre a quantidade de bilhetes utilizados.
Portanto, com base nessas informações, percebemos a importância de saber como o Price Discrimination é utilizado pelas empresas, especialmente pelas companhias aéreas, uma vez que permite que você possa planejar as viagens mais econômicas. Lembre-se de que, aliada a esse conhecimento, está a utilização de um software para gestão de viagens corporativas que, sem dúvida, contribui para um resultado ainda melhor.
Gostou do artigo e quer saber mais sobre o assunto? Então entre em contato com a gente agora mesmo e conheça as nossas soluções para viagens corporativas.