A gente sabe que gestão de viagens corporativas representa um desafio importante dentro das empresas. Gerar mais eficiência, economia e ter a automação de processos são preocupações da maioria dos profissionais envolvidos com este tema, independentemente do porte da empresa.
A utilização de tecnologia neste processo gera diversos benefícios, seja antes, durante e após uma viagem, incluindo a gestão de despesas e de fornecedores.
Uso de tecnologia para gestão de despesas e viagens
Para a automatizar processos, a utilização de um sistema de reservas de viagens corporativas auxilia desde a compra de passagens aéreas até reservas em hotéis e outros serviços.
Já para a gestão de despesas também deve se adotar tecnologia de ponta justamente para tornar o processo não apenas automatizado, mas também muito mais eficiente quando se pensa em abolir o uso de papel e diversos recibos na etapa de prestação de contas.
Benefícios da gestão de viagens corporativas
A gestão de viagens corporativas auxilia, por exemplo, a identificar as etapas necessárias e suas aprovações, perfil do viajante e, principalmente, o cumprimento das políticas de viagem da empresa.
Por meio da gestão de viagens, a aprovação da viagem pode ser automática, principalmente quando a solicitação está dentro da política estabelecida.
Muitas vezes, uma viagem também depende do aval de um superior da empresa, porém a autorização pode ser concedida de forma rápida e eficiente com apenas um clique ou um toque, por meio de smartphones e demais dispositivos eletrônicos.
Ganho de tempo
A automação de processos para as viagens corporativas gera ganho de tempo para o profissional que irá viajar e também para a empresa.
Ao invés da empresa adotar as trocas de ligações e e-mails para confirmar as autorizações dos viajantes, todas as atividades serão planejadas e confirmadas no sistema ou no aplicativo.
Para isso, o sistema ou aplicativo deve oferecer as informações de maneira clara para que a análise e a aprovação possam ser realizadas de maneira rápida, segura e eficiente.
Conclusão
Além de reduzir custos de tempo e de processos, a automação de processos para viagens corporativas reduz custos. Oferecer o selfbooking é um exemplo, já que o solicitante pode fazer o agendamento da viagem internamente de maneira automatizada evitando pagamento de taxas adicionais.
Todas essas funcionalidades diminuem as despesas e verbas adicionais do viajante. Lembrando que as passagens podem ser emitidas por meio do self-tickets ou fluxo automático de emissão. Portanto, a empresa tem muito a ganhar com a gestão de viagens.